Considerando o conjunto de informações que podem ser obtidas de parcelas permanentes, cada grupo deve elaborar um projeto de pesquisa visando responder uma pergunta científica relacionada a algum dos tópicos estudados na disciplina.

A pergunta do projeto deve ter o nível equivalente a uma proposta de projeto para uma Iniciação Científica ou para a disciplina Pesquisa em Biologia. O projeto deve ser exequível. Apesar de não haver um limite hipotético de recursos financeiros e equipamentos a serem utilizados, o provável custo do projeto deve ser coerente com a pergunta a ser respondida (mas o custo não precisa ser apresentado).


Formação dos grupos:

Os grupos devem ser compostos de 2 alunxs. Caso não seja possível fechar o número exato em alguma turma, um ou dois (no máximo) grupos poderão ficar com 3 alunxs, mas isso deve ser conversado previamente com xs professorxs.


Formato do projeto a ser apresentado:

O único produto a ser enviado será o arquivo com os slides da apresentação (ver abaixo orientações e prazos). Ou seja, não será necessário entregar o projeto na forma de texto.

Para a apresentação, a seguinte sequência deve ser observada:

1 - Introdução:

Apresentar o contexto teórico, sua relevância e organizar os argumentos para chegar à(s) hipótese(s)

2 - Pergunta(s)/Objetivo(s):

Enuncie uma pergunta ou objetivo, de forma clara, concisa e precisa. A relação entre a pergunta e o contexto apresentado na introdução deve ser auto-evidente.

3 - Hipótese(s):

A hipótese deve ser uma resposta à pergunta proposta, enunciada de maneira clara, concisa e precisa.

4 - Delineamento metodológico

Explicar o delineamento amostral (para estudos observacionais) ou experimental (para estudos experimentais) de forma clara e concisa. Deve ser uma descrição geral com foc na lógica do estudo, mais do que em detalhes técnicos. Deve definir qual(is) parcela(s) e quais dados irão utilizar para responder a(s) pergunta(s).

5 - Análise de dados

Explicar, em linhas gerais, quais análises serão realizadas.

6 - Previsões

Apresentar os resultados esperados na forma de gráficos hipotéticos.

Os gráficos das pervisões  devem mostrar qual a tendência esperada para as variáveis que serão medidas (variáveis operacionais), sem se importar com o valor propriamente dito.

Basta que sejam apresentadas as diferenças e/ou as tendências esperadas caso a(s) hipótese(s) seja(m) corroborada(s). Entretanto, os títulos dos eixos e os nomes das variáveis que serão utilizadas devem estar claramente descritos nos eixos, bem como as unidades das variáveis, se for o caso .

Ver exemplos abaixo.

7 - Referências

Listar os trabalhos utilizados na elaboração do projeto.


DICAS PARA SLIDES

Evitem slides com excesso de texto. Dêem preferência a mensagem de cada slide com figuras e esquemas. Os slides devem ilustrar e reforçar a mensagem que você está falando, e não ser um resumo em texto do que você vai falar. Não tem problema ter este texto de apoio para se lembrar, mas faça isso em anotações para você, não nos slides.

Alguns exemplos de gráficos de previsões:




Apresentação:

  • Na segunda metade da aula de 13/11 e na aula do dia 27/11 estaremos à disposição para conversar com cada dupla sobre as ideias do projeto. Divulgaremos uma planilha para cada grupo agendar seu horário de atendimento.
  • A apresentação e defesa dos projetos será realizada no dia 04/12/19, com início às 14:00hs para a turma do integral e às 19:00hs para a turma do noturno. Todos os grupos devem estar presentes desde o início da aula.
  • A ordem de apresentação será sorteada na hora da apresentação.
  • Somente uma pessoa apresentará o projeto. Essa pessoa será sorteada na hora da apresentação e será a responsável também por responder perguntas dos docentes e alunos. Outras pessoas do grupo poderão ajudar na resposta, desde que autorizado pela equipe docente.
  • Cada grupo terá no máximo 15 minutos para sua apresentação. Ao final de cada apresentação, haverá mais 10 minutos para o debate com a turma.
  • O arquivo com os slides (em formato .pdf) deverão ser enviados pelo Moodle. Para isto primeiro registre o seu grupo e em seguida suba o arquivo de slides, nas atividades do Moodle que estão nesta seção.
  • Os prazos para envio dos arquivos dos slides são até 23:59 do dia 03/12 para o integral, e até 12:00 do dia 14/12 para o noturno.


Critérios de avaliação:

  1. Originalidade, pertinência e fundamentação dos objetivos;
  2. Adequação dos métodos para responder as perguntas/objetivos propostos;
  3. Impacto potencial dos resultados esperados para promover avanços e/ou resolver questões relevantes do tema de estudo.



Last modified: Wednesday, 27 November 2019, 5:55 PM