Novecento Italiano e sua circulação no ambiente internacional: França, EUA e América do Sul

  • A ida de Sarfatti para Milão é importante, é onde ela encontra seus interlocutores, organiza os seus salões artísticos.
  • Inicialmente frequentados pelos futuristas, coleciona futurismo; amizade com Boccioni, que compartilha com Marinetti.
  • Tanto Sarfatti quanto Marinetti vêm de famílias abastadas.
  • Sarfatti, a partir de 1912 é amante de Mussolini. No jornal Avanti ela escreve na coluna de arte. Sarfatti financia a criação do Il Popolo d'Italia e a marcha sobre Roma.
  • Figura influente, falava 5 línguas, tinha contato com a diplomacia internacional.
  • Annateresa Fabris, Futurismo Paulista, um italiano foi promotor da visita de Marinetti na América do Sul.
  • Sarfatti vem ao Brasil como mãe de um herói de guerra (seu filho morrera na Primeira Guerra), mas nos discursos ela promove o Novecento.
  • Lucio Federzone, fascista, vem discursar em várias cidades da América do Sul. Em 1937 foi publicada uma coletânea dos seus discursos.
  • Aloísio de Castro, amigo de Sarfatti, presidente Academia Brasileira de Letras.
  • 1934, rompimento Sarfatti e Mussolini.

 

1927-1929, exposições do Novecento em vários países da Europa.

  • Segundo momento do futurismo, mais “domesticado", institucionalizado, ligado ao avanço tecnológico, à máquina e ao avião.
  • Il Regime fascista, jornal de Farinacci, combate tanto Sarfatti quanto Marinetti.
  • Sarfatti nunca teve um cargo oficial no governo, mesmo com toda a influência.
  • Fanfulla e Correio da Manhã publicam trechos inteiros de Storia Della Pittura Moderna.

Le milizie femminile, 1915.

Revista da semana, 1939, foto da biblioteca dela em Roma.

  • Marinetti também escreve sobre o Brasil, mas tem um tom diferente, usa a paisagem brasileira para criar obras.
  • Dois textos de Marinetti. Velocità brasiliane.

 

Imagens

  • Boccioni é recorrente em retratar a mãe e a irmã.
  • Busca a interpenetração dos planos. Matéria, 1912, primeira tentativa.
  • Antigrazioso, 1912-1913, parte da ideia de síntese e simultaneidade. Uso de vários materiais na escultura. Na reprodução em bronze se perde essa dimensão.
  • Sarfatti teria feito uma crítica negativa a Antigrazioso/Cabeça+Casa+Luz; Boccioni a modifica.
  • Sarfatti entende Adolfo Wildt como um dos precursores da escultura do Novecento, embora não esteja no grupo. Ele faz o busto de Sarfatti (1929). E o busto Mussolini de Wildt ilustra a capa da edição italiana do Dux.
  • Emilio Petoluci se recusa a colocar o busto de Mussolini na mostra de Buenos Aires.
  • Prampolini, Retrato de Marinetti em síntese plástica, 1924-25.
  • Ottone Rosai/Ardengo Soffici: superado o futurismo, se voltam ao contrário da cidade com o movimento Strapaese, ao que se contrapõe como resposta o movimento Stracielo (“para além do céu”), que exalta a máquina, a velocidade.
  • Segunda geração de futuristas, ligados ao Stracielo e ao aerofutirismo. Escultor Thayaht, Retrato de Marinetti, 1935.

 

Mário de Andrade tinha conhecimento dos debates do Novecento..

Paolo Rossi Osir estava na Itália entre 1927-1929.

Hugo Adami, participou da I Mostra do Novecento (1926), admirado por Mario de Andrade.

Possíveis relações Jorge Romero Brest, Sérgio Milliet, Sarfatti: Não se tem registros, mas não é possível que ela não tenha conhecido os intelectuais brasileiros ligados ao modernismo.


Última atualização: segunda-feira, 3 jun. 2019, 19:04