Programação
-
-
Caros colegas, já estão no ar os resumos de todas as aulas.
-
-
Apresentação do programa da disciplina e sistema de avaliação
-
Texto de Enrico Castelnuovo e Carlo Ginzburg comentado na aula.
-
Texto de Mariarosaria Fabris sobre a relação entre cinema e pintura a partir de "A sedução da carne", de Luchino Visconti, e da pintura dos macchiaioli. Para reforçar a ideia do projeto nacional com a arte para a Itália da primeira metade do século 20 e a cultura do Risorgimento.
-
-
Arte moderna na Itália, suas articulações com o ambiente francês e sua recepção nas Américas
-
Principais correntes de arte moderna na Itália da primeira metade do século 20
-
Panorama geral da crítica e da historiografia da arte moderna na Itália
Convite: Profa. Dra. Fernanda Marinho - sobre Lionello Venturi e seu "Il gusto dei Primitivi" (1926)
-
Indicação de leitura da prof. dra. Fernanda Marinho: a introdução de Giulio Carlo Argan em "Il gusto dei primitivi" de Lionello Venturi.
-
-
Reavaliação do Futurismo; os modernistas brasileiros e o futurismo
-
Novecento Italiano e sua circulação no ambiente internacional: França, EUA e América do Sul
-
Visita às obras italianas do acervo do MAC USP: as chamadas Coleções Matarazzo
-
Visita às obras italianas do acervo do MAC USP: as chamadas Coleções Matarazzo
-
A coleção inicial do MAM e o Novecento Italiano
-
Margherita Sarfatti e o ambiente artístico sul americano
-
Segunda visita à coleção de pintura italiana do MAC USP - preparação do trabalho final
-
Arte, crítica e colecionismo em Turim, 1919-1931
-
O casal Lina Bo e Pietro Maria Bardi: entre a Itália e o Brasil (convite Profa. Dra. Stela Politano)
Trazer a obra escolhida e a bibliografia. Para o texto:
- Análise formal
- Contextualização da obra na produção do artista
- Contextualização da obra na coleção do MAC
-
Artistas italianos em São Paulo - Grupo Santa Helena nos anos 1930 (convite: Profa. Dra. Patrícia Freitas)
-
O caso Danilo di Prete e a instauração da Bienal de São Paulo (convite: Profa. Dra. Renata Rocco)