Objetivos:
Proporcionar ao participante a análise de setores administrativos relacionados à organização da saúde com a devida análise crítica e teórica. Serão aula vivenciais em setores específico da Administração com a participação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Justificativa:
O curso de Mestrado profissional requer um laboratório ligado à rede de saúde. Para isto é preciso envolver os alunos em situações reais de simulação dentro da realidade e do sistema e das organizações de saúde. Esta disciplina apresenta a reais condições de operações do sistema de saúde com o objetivo de teorizar sobre esta realidade.

Metodologia:

  1. Os alunos serão divididos em 5 grupos, sendo que a cada grupo será destinada uma área do Hospital para visitas de campo;
  2. O objetivo dessas visitas em campo é:
    1. Conhecer a dinâmica de funcionamento administrativo dessa área;
    2. Identificar um tema de administração que possa ser explorado pelo grupo - Ex: Visitar a Sala de Urgência e identificar como é feito o gerenciamento do fluxo de pacientes;
    3. Desenvolver o tema identificado com consultas bibliográficas na área de Administração buscando compreender o motivo do modelo de gerenciamento atual;
    4. Desenvolver análise crítica do processo atual;
    5. Propor modificações que poderiam ser feitas no modelo atual visando sua melhoria.
  3. As visitas de campo ocorrerão durante o primeiro mês do curso, sendo que os alunos poderão tirar dúvidas com tutores ou com os coordenadores do curso via Moodle ou marcar uma reunião presencial.
  4. Se houver necessidade de marcar reuniões presenciais, essas deverão ser marcadas nas datas reservadas ao curso (4as feiras - CEAPS), mas pode haver mudanças de acordo com a disponibilidade do tutor.
  5. A cada semana, o grupo deverá postar no Moodle um relatório descrevendo as atividades que já realizou e em que ponto está o desenvolvimento das atividades a serem apresentadas. Haverá devolutiva desses relatórios parciais. NAO SERÃO ACEITOS RELATÓRIOS ENVIADOS APÓS A SEMANA DESIGNADA.
  6. Com esse material, o grupo deverá desenvolver dois produtos:
    1. Preparar uma apresentação de no máximo 45 minutos, cujas datas já estão determinadas no programa do curso - Nessas apresentações estarão presentes os coordenadores do curso e convidados dos setores visitados, bem como especialistas nas áreas que terão até 45 minutos para discussão posterior à apresentação;
    2. Após a apresentação o grupo deverá enviar via plataforma Moodle um relatório das atividades desenvolvidas, inserindo as críticas que foram feitas durante a apresentação - sugere-se fortemente que esse relatório já seja feito no formato de um artigo seguindo as normas da Revista Medicina (Ribeirão Preto) - http://revista.fmrp.usp.br/ - pois os artigos poderão ser publicados em suplemento especial.
    3. Cada grupo terá até 30 dias de sua apresentação para postar o artigo final
    4. O artigo será enviado para um parecerista ad hoc da Revista Medicina (Ribeirão Preto) e para um membro do Mestrado Profissionalizante que não participou da orientação para análise.

Critérios de Avaliação:

  1. Conteúdo das comunicações e discussões de preparo da apresentação documentadas via Moodle - PESO 2
  2. Apresentação e Discussão do Tema Selecionado - PESO 4
  3. Relatório final - PESO 4

Bibliografia Sugerida:

  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Pacto pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão.  http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1021. 2006.
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Politica Nacional de Promoção à Saúde. Modelo de regulação e redes de serviços em saúde
  • BRASIL, Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Regulação em saúde. Brasília, DF: CONASS, 2007a. 174p. (Coleção Progestores. Para entender a gestão do SUS, v.10).
  • DIAS, Rosa Maria Lages; PASTANA, Rosa Maria Souza. O Sistema Único de Saúde e o mercado suplementar de assistência à saúde no Brasil. Divulgação em Saúde para Debate, Rio de Janeiro, n.37, outubro 2006.
  • MACHADO, R. O. As organizações sociais de saúde no estado de São Paulo: um estudo comparativo de desempenho com base no contrato de gestão. 2005. Dissertação de mestrado FEARP.
  • BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. A Gestão Administrativa e Financeira no SUS / Conselho Nacional de Secretários de Saúde. – Brasília : CONASS, 2007. 152 p. (Coleção Progestores – Para entender a gestão do SUS, 2)
  • Nita, Marcelo Eidi ET AL. Avaliação de tecnologias em saúde: evidência clínica, análise econômica e análise de decisão. Porto Alegre: Artmed, 2010. 600p.
  • Politica Nacional de Informação e Informática em Saúde.                http://w3.datasus.gov.br/APRESENTACAO/PoliticaInformacaoSaude29_03_2004.pdf
  • BARBIERI, J. C., MACHLINE, C. Logística Hospitalar. Saraiva 2006
  • TARABOULSI, FADI ANTOINE  Administração de Hotelaria Hospitalar. Atlas 2009
  •  HARMENING, DENISE M. Administraçao de Laboratorios: Principios e Processos. LPM Editora. 2009
Última atualização: segunda-feira, 23 set. 2013, 22:55