UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO

DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL

eAprendizado – 2020

 

INTRODUÇÃO À UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE – RMS 5759

 

Prof. Dr. Juan S. Yazlle Rocha

Samára dos Santos Sampaio (tutora)

 

INTRODUÇÃO:

A inesperada pandemia do Covid-19, no Brasil nos impôs uma tragédia social e grande dano económico; com inicio detectado em Fevereiro de 2020, forçou as medidas possíveis para atenuar os danos sociais: a quarentena e isolamento social - levando a suspender as classes presenciais - quebrando assim a supremacia das aulas tradicionais na educação. O uso de recursos como Zoom, Google-meet e outros tem auxiliado mesmo considerando a falta de preparo de docentes e de infraestrutura dos estabelecimentos e a limitação das redes infor-macionais.  A incerteza das condições sanitárias condiciona a mudança das práticas educa-cionais e estimula a utilização de redes informacionais, computadores e plataformas para a educação. Assim ganham visibilidade, embora disponíveis há mais de uma década, as tecno-logias  da informação e comunicação aplicadas à educação (TICs) principalmente nas Universi-dades Públicas. No estado de São Paulo há 20 anos iniciou-se o investimento na informati-zação da Universidade com vistas à modernização da administração, da investigação e de oferecer facilidades para a educação de pré-grado e pós-grado com instalações para gravação, edição e difusão de aulas e eventos. Muito embora haja um crescimento gradual da utilização ainda é notória a subutilização dos recursos.  As tecnologias foram aceitas e utilizadas mais como um reforço do sistema educacional tradicional desconsiderando a contribuição que a educação online traz à transformação e aprofundamento da educação: motivação, autonomia, trabalho colaborativo, aprender a aprender, desenvolver a meta-cognição e a criatividade.  

 Na área da saúde temos o desafio de contribuir ao aperfeiçoamento do sistema de saúde para melhor atender às necessidades da população e a Educação em Saúde joga importante papel na formação de novos profissionais (ensino de graduação) bem como no aprimoramento e capacitação de profissionais já graduados para compreender, pesquisar e qualificar as próprias práticas. Esta enorme tarefa no país não pode prescindir da utilização de novos modelos educacionais de ensino e pesquisa para médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e outros vinculados ao cotidiano dos serviços

OBJETIVOS:

Compreender os fundamentos pedagógicos da educação Online.

Modelar cursos tradicionais para incorporar a utilização das TIC.

Promover a utilização crítica das TICs no ensino-aprendizagem em saúde.

Aproximar a educação do cotidiano do trabalho em saúde.

POPULAÇÃO ALVO/ VAGAS

Docentes, pós-graduandos e técnicos envolvidos na educação em cursos de graduação, residência, pós-graduação e educação permanente, motivados com a necessidade de mudar a estratégia e o modelo pedagógico. Serão oferecidas até 50 vagas.

 PERÍODO/CARGA HORÁRIA: 

Reuniões semanais, às quintas-feiras, trinta horas em aulas e seminários e quinze horas em estudo e trabalho prático.

METAS:

Produzir e/ou modelar cursos semi-presenciais, apoiar treinamento com utilização de ferramentas da informação e comunicação.

Criar e adaptar materiais didáticos para ensino aprendizagem na Web.

Utilizar fontes de informações em saúde existentes na internet na pesquisa e avaliação.

Aplicar metodologia pedagógica voltada à teleducação

DINÂMICA:

Semanalmente, todos os participantes, individualmente ou em duplas, após as leituras e/ou atividades indicadas, deverão apresentar sinteticamente o entendimento do assunto, dúvidas ou questionamentos sobre o tema da semana a ser postados no Portfolio correspondente até 24 horas antes do webseminario seguinte. No webseminário as duplas ou alunos serão sorteados e/ou convidados a apresentar suas considerações para todos.

Finalmente, o Curso pretende apoiar os participantes individualmente a iniciar a migração ou elaboração de disciplinas na área de saúde utilizando recursos da educação Online (eLearning). Todos, individualmente ou em duplas, deverão apresentar a ementa de um  Curso real ou fictício para exercitar a transformação ao formato  Online  (eLearning)  a partir da primeira semana do Curso - veja a Tarefa 1. Uma conta de acesso ao Moodle Extensão do CIRP será providenciada para todos os inscritos.

CONTEÚDO:

1).- Introdução ao Curso. Educação pós-pandemia: crise e oportunidades.

2).- Natureza do conhecimento na era da informação

3).- Aprendizagem Online e Métodos de Ensino

4).- Ambientes Virtuais de aprendizagem

5).- Pesquisa Aprendizagem na Web – O WebQuest

6).- Avaliação do eAprendizado.

7).- Apresentação das Disciplinas modificadas

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

Bates, AW – Educar na Era Digital - design, ensino e aprendizagem. (versão digital) . São Paulo 2017 Creative Commom Atribution, Vancouver BC 2015

Anastasiou, LGC & Alves, LP - Ensinar, Aprender, Apreender e Processos de Ensinagem, in: Cap 1 -  Processo de Ensinagem na Universidade - Univille Editora, Joinville, SC. 2013

Anastasiou, LGC & Alves, LP - Estratégias de Ensinagem - Cap. 3 in: ibidem

Franco, S R K – O Construtivismo e a Educação – Ed. Mediação, Porto Alegre, 2004 (9a. edição)

Morán, J.M. - Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias. Transformar as aulas em pesquisa e comunicação presencial-virtual, in: http://www.eca.usp.br/prof/moran/uber.htm.

Moura,A.M.M.; Azevedo, A. M. P.; Mehlecke, Q. - As Teorias de Aprendizagem e os Recursos da Internet Auxiliando o Professor na Construção do Conhecimento, in: http://www.abed.org.br/publique/..

Carvalho, M.A P. - Análise de um Ambiente Construtivista de Aprendizagem a Distância, in: http://www.abed.org.br/publique/..

Salles, J.A. G; Struchiner, M. - Criação de Uma Ferramenta de Organização Pessoal em um Ambiente Construtivista de Aprendizagem a Distância, in: http://www.abed.org.br/publique/..

Grant, J. & Zachariah, A. – Distance Learning for Medical Teachers. A Short Course. Open University, Centre for Education in Medicine, Walton Hall, Milton Keynes, UK

Dodge, B. - FOCUS: Five Rules for Writing a Great WebQuest, in:

http://www.futuro.usp.br/projetos/proj_webquest.htm

Ribeiro, G.S.N.; Sousa Jr, R.T. - WEBQUEST: Protótipo de um Ambiente de Aprendizagem Colaborativa a Distância Empregando a Internetin: http://www.abed.org.br/publique/..

Classificação dos Objetivos Educacionais de Bloom, in: http://www.webquest.futuro.usp.br/


Freire, P. – Pedagogia da Autonomia – Paz e Terra, 1996.

Gadoti, M. – Pedagogia da Práxis – Editora Cortez, SP, 1998.

Maia, C. – Ead.Br – Experiências Inovadoras em Educação a distância no Brasil. Reflexões atuais, em tempo real – Ed. Anhembi Morumbi, 2003, S. Paulo, 2003.

Rangel, A. P. – Construtivismo. Apontando falsas verdades – Editora Mediação, P.Alegre, 2002.

 


Última atualização: quarta-feira, 5 ago. 2020, 16:07