EMENTA 2020
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO
DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
eAprendizado – 2020
INTRODUÇÃO À UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE – RMS 5759
Prof. Dr. Juan S. Yazlle Rocha
Samára dos Santos Sampaio (tutora)
INTRODUÇÃO:
A inesperada pandemia do Covid-19, no Brasil nos impôs uma tragédia social e grande dano económico; com inicio detectado em Fevereiro de 2020, forçou as medidas possíveis para atenuar os danos sociais: a quarentena e isolamento social - levando a suspender as classes presenciais - quebrando assim a supremacia das aulas tradicionais na educação. O uso de recursos como Zoom, Google-meet e outros tem auxiliado mesmo considerando a falta de preparo de docentes e de infraestrutura dos estabelecimentos e a limitação das redes infor-macionais. A incerteza das condições sanitárias condiciona a mudança das práticas educa-cionais e estimula a utilização de redes informacionais, computadores e plataformas para a educação. Assim ganham visibilidade, embora disponíveis há mais de uma década, as tecno-logias da informação e comunicação aplicadas à educação (TICs) principalmente nas Universi-dades Públicas. No estado de São Paulo há 20 anos iniciou-se o investimento na informati-zação da Universidade com vistas à modernização da administração, da investigação e de oferecer facilidades para a educação de pré-grado e pós-grado com instalações para gravação, edição e difusão de aulas e eventos. Muito embora haja um crescimento gradual da utilização ainda é notória a subutilização dos recursos. As tecnologias foram aceitas e utilizadas mais como um reforço do sistema educacional tradicional desconsiderando a contribuição que a educação online traz à transformação e aprofundamento da educação: motivação, autonomia, trabalho colaborativo, aprender a aprender, desenvolver a meta-cognição e a criatividade.
Na área da saúde temos o desafio de contribuir ao aperfeiçoamento do sistema de saúde para melhor atender às necessidades da população e a Educação em Saúde joga importante papel na formação de novos profissionais (ensino de graduação) bem como no aprimoramento e capacitação de profissionais já graduados para compreender, pesquisar e qualificar as próprias práticas. Esta enorme tarefa no país não pode prescindir da utilização de novos modelos educacionais de ensino e pesquisa para médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e outros vinculados ao cotidiano dos serviços
OBJETIVOS:
Compreender os fundamentos pedagógicos da educação Online.
Modelar cursos tradicionais para incorporar a utilização das TIC.
Promover a utilização crítica das TICs no ensino-aprendizagem em saúde.
Aproximar a educação do cotidiano do trabalho em saúde.
POPULAÇÃO ALVO/ VAGAS:
Docentes, pós-graduandos e técnicos envolvidos na educação em cursos de graduação, residência, pós-graduação e educação permanente, motivados com a necessidade de mudar a estratégia e o modelo pedagógico. Serão oferecidas até 50 vagas.
PERÍODO/CARGA HORÁRIA:
Reuniões semanais, às quintas-feiras, trinta horas em aulas e seminários e quinze horas em estudo e trabalho prático.
METAS:
Produzir e/ou modelar cursos semi-presenciais, apoiar treinamento com utilização de ferramentas da informação e comunicação.
Criar e adaptar materiais didáticos para ensino aprendizagem na Web.
Utilizar fontes de informações em saúde existentes na internet na pesquisa e avaliação.
Aplicar metodologia pedagógica voltada à teleducação
DINÂMICA:
Semanalmente, todos os participantes, individualmente ou em duplas, após as leituras
e/ou atividades indicadas, deverão apresentar sinteticamente o entendimento do
assunto, dúvidas ou questionamentos sobre o tema da semana a ser postados no Portfolio correspondente até 24 horas antes do webseminario seguinte. No webseminário as duplas ou alunos serão sorteados e/ou convidados a apresentar suas considerações para todos.
Finalmente, o Curso pretende apoiar os participantes individualmente a iniciar a migração ou elaboração de disciplinas na área de saúde utilizando recursos da educação Online (eLearning). Todos, individualmente ou em duplas, deverão apresentar a ementa de um Curso real ou fictício para exercitar a transformação ao formato Online (eLearning) a partir da primeira semana do Curso - veja a Tarefa 1. Uma conta de acesso ao Moodle Extensão do CIRP será providenciada para todos os inscritos.
CONTEÚDO:
1).- Introdução ao Curso. Educação pós-pandemia: crise e oportunidades.
2).- Natureza do conhecimento na era da informação
3).- Aprendizagem Online e Métodos de Ensino
4).- Ambientes Virtuais de aprendizagem
5).- Pesquisa Aprendizagem na Web – O WebQuest
6).- Avaliação do eAprendizado.
7).- Apresentação das Disciplinas modificadas
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