.1   Prática docente, renovação pedagógica e mídias digitais.

Entrevistada: Profa. Dra. Vani Kenski (Faculdade de Educação - USP)

Neste vídeo, convidada reflete sobre os impactos do uso das tecnologias e mídias digitais em situações de ensino, com destaque para a instauração da lógica do compartilhamento e das iniciativas de educação aberta. Também é evidenciada a importância da leitura crítica dos dados às quais se tem acesso e do desenvolvimento de uma identificação dos alunos com os conteúdos ministrados, favorecendo um envolvimento com a própria aprendizagem e com uma cultura de colaboração e troca. 

 

3.2   Renovação pedagógica, formação de professores e cultura digital.

Entrevistada: Profa. Rosângela Medeiros (Doutoranda Faculdade de Educação - USP / Universidade Estadual da Paraíba)

Neste vídeo, a convidada trata da formação de professores universitários na cultura digital evidenciando as potencialidades de se envolver nessas iniciativas, além dos docentes, alunos e funcionários, bem como de se buscar desenvolver o espírito colaborativo e o acolhimento. Além disso, discute-se a questão da inovação pedagógica, das metodologias ativas e do ensino híbrido.

 

PARA SABER MAIS:

 

BACICH, L., TANZI NETO, A., TREVISANI, F. M. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BECKER, A., CUMMINS, S., DAVIS,M., FREEMAN, A., HALL, A.,  GIESINGER, C., ANANTHANARAYANAN, V. NMC Horizon Report: 2017 Higher Education Edition. Austin, Texas: The New Media Consortium. 

GALLEGO, R. C. Tecnologias educacionais, práticas pedagógicas e docência: entre tradições e imperativos de mudanças. In: Pereira, A. da S, Dias, A. R. da S., ALMEIDA, R. L., CORREIA, A. S. (Org.). Estágio e Prática Pedagógica: letramentos e tecnologias digitais em sala de aula. 1ed. Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 169-180.

KENSKI, V.M. A urgência de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, v. 15, n. 45, p. 423-441, 2015.

HORN, M. B., STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. iN: SOUZA, C. A., MORALES, E. T. (orgs.) Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. PROEX/UEPG, 2015. 

SAARILUOMA, P. The conceptual levels and theory languages of Interaction design. Human Technology, v. 5, n. 2, p. 116–1202009.

SINGER, T., BOLZ, M. Compassion. Brindging Pratice and Science. Max Plank Society. Munich/Germany. 2013. 

STEENBEEK, H. W. V., GEERT, PAUL, L.C. A theory and dynamic model of dyadic interaction: Concerns, appraisals, and contagiousness in a developmental context. Developmental Review (2006).

VALENTE, J. A.  Blended Learning e as mudanças no Ensino Superior: a proposta de sala de aula invertida. In: Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 4/2014, p. 79-97. Editora UFPR.

VICENTINI, P. P., GALLEGO, R. C., SILVA, V. B., SILVA, M. Tornar-se próximo no espaço virtual: a experiência da produção de relato autobiográfico sobre os tempos de escola no curso Gestão de Currículo para professores coordenadores (REDEFOR/2010-2011). In: CUNHA, J. L., VICENTINI, P. P. (Org.). Corpos, saúde, cuidados de si e aprendizagens ao longo da vida: desafios (auto)biográficos. 1ed. Porto Alegre, Natal, Salvador: EDIPUCRS; EDUFRN; EDUNEB, 2012, v. 6, p. 94-109.

Website CONECTE: https://www.ufpe.br/conecte/

Website (Georgetown University): Five Pump-Priming Ideas for New ways to Deliver a Georgetown Education and Experience.

Website (Georgetown University): The University as a design problem.


Última atualização: domingo, 12 abr. 2020, 11:43