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O Conhecimento

O conhecimento é “inteligência coletiva”, cultura comum, saber vivo e vivido. Ele pode ser compartilhado à vontade,gratuitamente, especialmente por meio da Internet. O conhecimento pode ser reproduzido em quantidades ilimitadas por um custo desprezível e compartilhado sem ter de passar pela forma-valor. Assim, a principal fonte de valor é suscetível de ser subtraída à apropriação privada.
 (Lima e Santini, 2008)

O conhecimento é algo muito valorizado na sociedade atual. É a partir dele que podemos criar não só obejtos para uma sociedade mais avançada tecnologicamente mas também conhecer outras culturas, outros valores. A inovação também é fruto do conhecimento, através dela, podemos acelerar muitos processos na ciência, na engenharia que melhoram, de fato, a sociedade em que vivemos. 

Obras intelectuais protegidas

"São obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro. Estão incluídos aqui textos de obras literárias, artísticas ou cientificas, conferências, alocuções, sermões, etc.; obras dramáticas e dramático-musicais; obras coreográficas cuja execução cênica se fixe por escrito ou por outra forma qualquer; obras audiovisuais sonorizadas ou não, inclusive as cinematográficas; obras fotográficas; desenhos, pintura, gravura, escultura, litografica, arte cinética, ilustrações e mapas; projetos, esboços, e obras plásticas referentes à arquitetura, paisagismo, cenografia, etc.; adapatações, traduções e outras informações de obras originais, apresentadas como obra intelectual nova; programas de computador, coletâneas, antologias, enciclopédias, dicionários, bases de dados, que, por sua seleção, organização ou disposição de seu conteúdo, constituem uma criação intelectual."

Direitos autorais na internet (Plinio Martins Filho)


Organizações apiônicas

Organizações apiônicas são estruturas hexagonais desenvolvidas pelas abelhas sendo organizações autogeridas e sem organogramas piramidais.

SILVA, Jovino Moreira. O ciberespaço como desafio para uma nova administração: Uma abordagem sobre INFOPRENEURING. Disponível em: http://www.angrad.org.br/artigos-de-divulgacao/o-ciberespaco-como-desafio-para-uma-nova-administracao-uma-abordagem-sobre-infopreneuring/638.

Acredito que não podemos mais desconsiderar a influência dos meios de comunicação, computadores, internet, enfim, de um novo espaço empresarial que tende a criar empresas virtuais cada vez mais sem administração, que são autogeridas independentemente da tecnologia produzida e que estão cada vez mais complexas e sensíveis as mudanças ambientais. No entanto, esse processo é lento e vai se instaurando aos poucos nas empresas brasileiras.

A transformação da administração é portanto, a transformação da empresa, do negócio, do produto, do emprego e principalmente do indivíduo. As empresas ficam cada vez mais sujeitas ao avanço do tempo e as mudanças conduzem as organizações para uma globalização ciberespacial. Neste novo sistema um limite superior de competência, conhecimento, aprendizagem e informação é demandado.