Banco de Conceitos
Este Glossário se constitui num Banco de Conceitos que tem como finalidade organizar os conceitos fundamentais estudados nas leituras realizadas neste curso. Os conceitos deste glossário formam o material teórico básico desta disciplina. Cada um de voces devem colaborar com ao menos seis conceitos no decorrer do curso, vindos do seminário próprio ou de outras leituras.Cada conceito deve ter ao menos 4 paragrafos de 5 linhas cada e indicar procedencia incluindo autor, artigo ou livro, local e data da publicação e se possivel número das páginas.Incluir também seu nome e email.
Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos
T |
---|
RM | Texto | |||
---|---|---|---|---|
O texto é definido como um espaço de dimensões múltiplas, em que se O+texto+diferente+da+obra,+não+é+um+objeto+que+pode+ser+computado+ou+ O+texto+não+pode+estar+contido+na+boa+literatura,+nem+classificado+na+ O+texto+pode+constituir+uma+experiência+em+relação+ao+signo,+já+a+obra+ O trabalho de Barthes tenta sempre classificar as formas de se comunicar. E isso é uma contradição em si, pois ele mesmo dá o caráter de inclassificável ao texto. BARTHES, Roland. "A morte do autor; Da obra ao texto." O rumor da língua(2004): 65-78.
| ||||
CK | Tipográfico | |||
---|---|---|---|---|
Tipográfico é um adjetivo que qualifica a leitura, a escrita ou o letramento, ou seja, não é somente o conteúdo em um material impresso, como também a fotocomposição. Sua definição tornou-se bastante genérica.
SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e de escrita: letramento na cibercultura. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. | ||||