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Gerenciamento do conhecimento

O gerenciamento do conhecimento pode ser definido como o conjunto de tecnologias e processos que permitem a criação, transferência e aplicação de conhecimentos. A gestão de dados e informações estão relacionados ao gerenciamento do conhecimento, sendo de grande importância para seu bom funcionamento. Alguns dos objetivos da implementação de um sistema de gerenciamento do conhecimento dentro de uma organização, por exemplo, consistem na melhoria de desempenho através de processos de organização mais eficientes, uso e compartilhamento de forma mais eficaz, controle e acessibilidade ao uso de informações, entre outros. Existem diversas formas de realizar o gerenciamento do conhecimento como desenvolver a acessibilidade a informações, mapeamento dos conhecimentos e informações de uma organização, apoio a geração de novos conhecimentos e utilização de dados e informações de forma eficiente. Quando aplicado de forma correta, o gerenciamento do conhecimento pode proporcionar a vantagem competitiva em relação as demais organizações, melhoria de processos internos, tomadas de decisões mais eficazes e redução nos custo de processo. Em contrapartida, a implementação do gerenciamento do conhecimento enfrenta alguns obstáculos, como a cultura conservadora de determinadas empresas, e o gerenciamento falho [1 - 4].

Referências

[1] CARVALHO, M. G. M. Gestão do conhecimento. Especialização (Pedagogia Empresarial), Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2006.

[2] BARBOSA, R. R. Gestão da Informação e do Conhecimento: Origens, Polêmicas e Perspectiva. Lnf.Lnf., Londrina, v.13, n.esp., p.1-25, 2008.

[3] Gestão do Conhecimento: Conceito e Objetivo. Disponível em: <http://www.portal-administracao.com/2014/03/gestao-do-conhecimento-nas-organizacoes.html>. Acessado em 16 de jun de 2019.

[4] Ferramentas para gestão do conhecimento. Disponível em: <https://www.siteware.com.br/comunicacao/ferramentas-gestao-do-conhecimento/>. Acessado em 16 de jun de 2019.





Gestão de Informação

Mediante a necessidade imediata de informações com processamento preciso e rápido, a gestão da informação consiste em uma ferramenta que pode ser utilizada pelas empresas como uma estratégia de gestão empresarial para, além de tratar e disponibilizar, gerir o fluxo de informação da organização [1-3]. O termo “gestão da informação” pode ser entendido como um “conjunto de conceitos, princípios, métodos e técnicas utilizados na prática administrativa e colocados em execução pela liderança de uma organização para atingir a missão e os objetivos fixados” [4]. De uma perspectiva unicamente tecnológica, o tratamento das informações implica em reduzir a sua capacidade de oferecer competências que auxiliarão as organizações em melhores práticas de gestão, isso porque a tecnologia de informação (TI) sozinha não é capaz de fornecer às empresas as informações para que elas executem e administrem suas atividades com eficiência [1].

Referências:

[1] PORÉM, M.E.; SANTOS, V.C.B.; BELLUZZO, R.C.B. - Vantagem competitiva nas empresas contemporâneas: a informação e a inteligência competitiva na tomada de decisões estratégicas. Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n.27, p. 183-199, 2012.

[2] VALENTIM, M. L. P. - Processo de inteligência competitiva organizacional. 2.ed. Marília: FUNDEPE Editora, p. 9-24, 2006.

[3] REGINATO, C.E.R.; GRACIOLI, O.D. - Gerenciamento estratégico da informação por meio da utilização da inteligência competitiva e da gestão do conhecimento – um estudo aplicado à indústria moveleira do RS. Gest. Prod., São Carlos, v. 19, n. 4, p. 705-716, 2012.

[4] BELLUZZO, R.C.B. - Competência em informação: um diferencial das pessoas no século XXI. Unicamp, 2005.