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Computação em nuvem

Termo mais conhecido como “Cloud Computin”. Método de gerenciamento de informações via internet que maneira que tarefas diversas sejam feitas com economia de recursos e com capacidade de armazenamento de arquivos pesados.  Este método minimiza a necessidade de instalação de softwares em diversos equipamentos. Permite redução de custo de infraestrutura, apresenta grande flexibilidade de recursos computacionais, facilidade de acesso, maior agilidade de atualizações de tarefas. Centraliza serviços de suporte, manutenção, melhora backups, permite compartilhamentos de dados, mobilidade. [1][2][3]

[1] Computação na Nuvem: Guia completo. Disponível em: <https://blog.diferencialti.com.br/computacao-na-nuvem/>. Acesso em 28/04/2019

[2] SOUSA, F.R.C.; MOREIRA, L.O.; MACHADO, J.C. Computação em Nuvem: Comceitos, tecnologias, aplicações e desafios. Universidade Federal do Ceará (UFC)

[3] ANTONIO, A.M.; Benefícios e limitações da Cloud Computing. Disponível em: <https://www.pmgacademy.com/pt/blog/artigos/beneficios-cloud-computing> Acesso em 28/04/2019



Computação em nuvens

Segundo Taurion, o termo “Computação em Nuvem” começou a ser aplicado em 2006, em uma palestra realizada por Eric Schmidt, da Google, abrangendo como sua empresa gerenciava seus data centers. Atualmente, a computação em nuvem pode ser considerada como o cerne de um movimento de profundas transformações do mundo da tecnologia [1].

O conceito de Computação em Nuvens surgiu como um novo paradigma no que diz a respeito da implantação de aplicações no qual os recursos computacionais, mais precisamente, de Tecnologia de Informação (TI) são virtualizados, isto é, são fornecidos como um serviço disponibilizado por meio de uma conexão de rede, via softwares, hardwares, infraestruturas e plataformas. A “nuvem” não compreende um lugar, mas sim um método de gerenciamento de recursos de TI que substitui máquinas locais e data centers particulares por uma infraestrutura virtual. Assim, possibilita-se que os usuários tenham acesso a recursos virtuais de computação, rede e armazenamento disponibilizados online por um provedor remoto. Tais recursos possuem a vantagem de serem disponibilizados de maneira instantânea, característica particularmente útil para companhias que precisam dimensionar sua estrutura para responder às flutuações na demanda [2].

Referências:

[1] MORESI, C.R.P. - Intercloud: A Nuvem das Nuvens. Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2011.

[2] RUSCHEL, H.; ZANOTTO, M.S.; MOTA, W.C. - Computação em Nuvem. Artigo de Especialização em Redes e Segurança de Sistemas, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2010.




Conhecimento

O termo "conhecimento" pode ser compreendido como um conjunto obtido por meio da relação entre a informação e o contexto associado, ou seja, engloba também a percepção do ambiente, do sistema em que foi composta e coletada e como este sistema age, funciona. Consiste na capacidade de interpretação e operação de uma pessoa sobre um conjunto de informações, a qual é criada por meio das relações entre o conjunto de informações com demais conjuntos que lhes são familiares, como impressões, valores e crenças. Essa associação permite aos indivíduos compreender e tirar conclusões sobre a informação que lhes está sendo passada. Ressalta-se que o conhecimento é dinâmico e, ao exercitá-lo, este se consolida e cresce. Assim, quanto maior o volume de conhecimentos, maior será a facilidade para ampliá-lo, crescimento que será dependente da bagagem de informações e conhecimentos já adquiridos. Porém, para isso é preciso comunicar, transmitir este conhecimento, para criar condições para que os receptores o reproduzam e vivenciem [1][2]. Já diziam Davenport e Prusak (1998): "Quando o conhecimento para de evoluir, ele se transforma numa opinião ou num dogma" [3].

Referências:

[1] Dado, Informação e Conhecimento. Disponível em:

<http://www.esedh.pr.gov.br/arquivos/File/dado_info_conhecimento.pdf>. Acesso em 24/03/2019.

[2] ROSINI, A.M.; PALMISANO, A. - Administração de sistemas de informação e a gestão do conhecimento. Cengage Learning, 1998.

[3] DAVENPORT, T.H.; PRUSAK, L. - Conhecimento Empresarial; como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998. 237p.



Criptografia

O método mais conhecido e aplicado para o ocultamento de informação é a criptografia, a qual pode ser classificada em simétrica e assimétrica. A criptografia simétrica não consegue combinar uma chave secreta entre dois usuários da internet. A criptografia assimétrica utiliza uma chave pública e uma privada, de maneira que a pública pode ser acessada livremente e a privada é de posse do emissor. O ocultamento de informação com criptografia utiliza algoritmos, sendo o mais utilizado o RSA. O problema apresentado por ele é seu desempenho lento quando comparado com a simétrica. Aplicativos como o Messenger e o WhatsApp utilizam a criptografia assimétrica de ponta-a-ponta para ocultar informações, de forma com que cada pessoa possua uma chave criptográfica própria de maneira que nem o próprio aplicativo tem capacidade de acessar o que está sendo dito e escrito entre os usuários [1].

Referência:

[1] GARRETT, F. O que é criptografia? Disponível em:

 <https://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/06/o-que-e-criptografia.html>. Acesso em 30/03/2019.




Cultura

Comumente, o termo cultura é caracterizado como "mentalidade", "espírito", "tradição" ou "ideologia". No entanto, segundo pensadores iluministas, cultura é definida como a soma de saberes acumulados, e transmitidos pela humanidade, sendo considerada como uma totalidade daquilo que o homem adquire através de canais de conhecimento e instrução intelectual. A cultura é um tema interdisciplinar, sendo estudada em áreas como sociologia, antropologia, história, comunicação, administração, economia, entre outros, sendo que cada uma dessas áreas o conceito de cultura é trabalhada de modos diferentes [1].

Referências

[1] CANEDO, D. "Cultura é o quê?". Reflexões sobre o conceito de cultura e a atuação dos poderes públicos. V ENECULT, Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, Salvador, 2009.