Banco de Conceitos
Este Glossário se constitui num Banco de Conceitos que tem como finalidade organizar os conceitos fundamentais estudados nas leituras realizadas neste curso. Os conceitos deste glossário formam o material teórico básico desta disciplina. Cada um de voces devem colaborar com ao menos seis conceitos no decorrer do curso, vindos do seminário próprio ou de outras leituras.Cada conceito deve ter ao menos 4 paragrafos de 5 linhas cada e indicar procedencia incluindo autor, artigo ou livro, local e data da publicação e se possivel número das páginas.Incluir também seu nome e email.
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RM | Leitor | ||||
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O leitor é aonde o texto converge; seu destino, mesmo sendo este impessoal (homem sem história) Como+o+sentido+está+aberto,+a+origem+da+voz se+encontra+na+leitura.+Por+fim,+ BARTHES, Roland. "A morte do autor; Da obra ao texto." O rumor da língua(2004): 65-78. | |||||
CK | Letramento | |||
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O letramento refere-se às práticas de leitura e de escrita, considerando-se também as práticas sociais que estão envolvidas nesse processo. Por exemplo, escrever no papel é diferente do que escrever na tela do computador. Enquanto no primeiro é preciso elaborar mentalmente a frase antes de colocar no papel, no segundo é possível pensar e escrever ao mesmo tempo, pois é um processo bem mais dinâmico, uma vez que as funções de "deletar" e "digitar" são bem mais fáceis do que "apagar" e "escrever".
SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e de escrita: letramento na cibercultura. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. | ||||
LE | Livro | ||||
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Segundo a definição de Kant, possui dois sentidos que seria o físico e o intelectual, com dois proprietários distintos, "[..] o livro como opus mechanicum, como objeto material, que pertence a seu adquiridor, e o livro como discurso dirigido a um público, que permanece como propriedade de seu autor e só pode ser distribuído por aqueles que são seus mandatários."
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v24n69/v24n69a02.pdf | |||||