MM

Descentralização

por Mateus Machado - quarta-feira, 26 jun. 2013, 01:41
 

“O país “Web”, emcontraposição, progride no caos, no espaçoliso da errância. No “paísenquantoinstituiçãopolítica, aoscidadãos se impõemidentificação, (…) Obviamente, , nessepaís, aquelesnosquaistaisfixaçõesformaisnãosãolevadas a cabo com sucesso, sejapordificuldade de se adaptaremàordem, sejaporestratégia de renúnciaàordem dada. Mas essessãoconsiderados, pelocomando, marginaisou outsiders, estãofora do sistemaprevisto e, teoricamente, desejadopelamaioria.” (p.92) 

“Something this big seems like it should require managers, a budget, a formal work-flow process. Without those things how could it possibly work? The simple but surprising answer is: spontaneous division of labor. Division of labor is usually associated with highly managed settings, but it's implemented here in a far more unmanaged way. Wikipedia is able to aggregate individual and often tiny contributions, hundreds of millions of them annually, made by millions of contributors, all performing different functions.” (p.118) 

 

Em seu livro "Do autor tradicional ao agenciador cibernético: do biopoder à biopotência" (2009), Alemar Silva Araújo Rena apresenta o conceito de DESCENTRALIZAÇÃO da produção de comunicação. Este conceito é reforçado por Clay Shirky no livro "Here Comes Everybody: The power of organizing without organizations" (2008). 

Este conceito representa a democratização da produção de comunicação. Rena acredita em uma produção de comunicação que tem como base meios cibernéticos. Acha que a descentralização da produção contribui para democratizar a mensagem, e suplantar o que ele chama de “sociedade do controle”. Para ele, a partir do momento em que ferramentas possibilitam ao interlocutor participar ativamente da construção da mensagem, as multidões passaram a possuir a potência inventiva. 

Em uma dinâmica de comunicação em rede, o CAOS e a falta de hierarquia são a melhor forma de organização e facilitam a associação de pessoas a papéis nos quais elas se sentem mais confortáveis para produzir. 


 

» Banco de Conceitos