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Anonimidade

por Mateus Machado - quarta-feira, 26 jun. 2013, 01:31
 

"Ao contrário do mundo não mediado, na rede telemática pouco importa quem sou, desde que eu satisfaça as necessidades do meio: esteja conectado, esteja extraindo prazer e/ou possa ser útil a meus objetivos e/ou a meu interagente. Noções como classe, localização física, círculo de amizades, aparência física, etc. perdem o sentido. Posso apresentar ou representar a identidade que mais me agrada ou me é útil em determinada situação, uma vez que as referências ou regras de sociabilização do espaço geofísico são constantemente suplantadas por novos paradigmas, nem sempre estáveis." (p.89)  

“A efemeridade de minha existência está mesmo muito próxima de minha anonimidade. É esta que, de certa forma, condiciona aquela. Posso desaparecer porque não sou condição para o funcionamento do sistema. No sistema tradicional de produção de conteúdo, os autores e artistas costumam ser parte de uma cadeia; possuem contratos com editoras,gravadoras,distribuidoras,marcas- anunciantes,redes de TV, etc. Os seus desaparecimentos são em geral lembrados por décadas.” (p.93) 

Em seu livro "Do autor tradicional ao agenciador cibernético: do biopoder à biopotência" (2009) , Alemar Silva Araújo Rena escreve sobre autoria de conteúdos digitais, relacionando a nova forma de produção, anônima e coletiva, com a produção tradicional, autoral e centralizada. 

Rena apresenta o conceito de ANONIMIDADE,  no contexto em que se dá a produção de mensagens em redes telemáticas, que é quando o locutor é anônimo e sua identidade real não é importante para a comunicação.

Este modelo, oferecido por um modelo de comunicação cibernética, propõe a participação ativa da massa a partir da democratização das ferramentas de comunicação. Neste modelo, de construção coletiva, cada indivíduo participa da produção e é co-autor daquele produto de comunicação. Este modelo reforça a propriedade coletiva e se opõe ao grande poder de influência que alguns segmentos possuem sobre as massas. 

 

 

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