TC

Ciberespaço, segundo Pierre Levy

por Talita Carvalho da Mota e Silva - terça-feira, 25 jun. 2013, 16:46
 

    Ciberespaço é um termo utilizado por Pierre Lévy, que significa a infra-estrutura material da comunicação digital, ou seja, o espaço de possibilidades infinitas para a navegação virtual. Este novo campo para a navegação virtual acentua a complexidade das práticas profissionais ao incluir a dimensão do intangível, do imensurável. Assim, a revolução digital não só redesenha os espaços ocupacionais, mas também as competências e habilidades demandadas pela Sociedade do Conhecimento.
    As novas tecnologias transformam a relação com o espaço, dando-nos uma nova percepção de mundo e, neste contexto, observamos uma era digital marcada por uma velocidade e um estilo de vida nunca antes experimentados. O desenvolvimento das redes de computadores instaura um novo espaço para a cultura digital (Franco, 1997) que se estabelece a partir de uma rede de todas as memórias informatizadas e de todos os computadores.
    No ciberespaço não é mais o leitor que se desloca diante do texto, mas é o texto que se desloca e se desdobra de forma diferente no contato com cada leitor (Lévy, 2000, p.14), possibilitando que este não mais se coloque numa posição passiva diante de um texto estático, mas em meio a um processo dinâmico participe como sujeito de uma construção coletiva.
    Pela perspectiva de rede hipertextual, todos os textos passam a fazer parte de um mesmo texto dinâmico que faz desaparecer a noção de página com fronteiras delimitadas, para fazer circular o saber em fluxo. Esta reconfiguração revela a construção de uma nova inteligência potencializada pela sensibilidade, percepção e imaginação, cujos dispositivos técnicos podem colaborar no aprendizado e na aquisição de saberes.

FONTE: Citando Pierre Levy em “ Da escrita linear à escrita digital: atravessamentos profissionais”- Alzira Maria Baptista Lewgoy e Marina Patrício de Arruda. Revista Virtual Textos & Contextos, nº 2, dez. 2003.

» Banco de Conceitos