Programação

  • Aula 1

    Com a presença de 24 estudantes (Mariana P. Biologia, Tainá Alimentos, Juan, Laura, Andressa, Lucas, Rodrigo, Gabriela, Gabriele, João, Guilherme, Mariana Floresta, Tainá, Matheus, Flávia, Louise, Paloma, Maria Fernanda, Ana, Mariana Gestão, Jéssica, Gabriela Biologia, Felipe, não anotei um nome?), iniciamos o Curso "Tópicos de Educação Voltados à Questão Ambiental", no dia 03/08/2016.

    A resenha, com todas as informações sobre a aula, inclusive com o cronograma das equipes responsáveis pelas resenhas/lanches/presentes a cada semana, será postada aqui pela equipe que fará a apresentação na px quarta feira.

    Para a px aula, não esqueçam da foto com a história de vida, a complementação da Prova, para quem ainda não a entregou.

    • Seguem algumas das leituras mencionadas em aula. Sugiro visitarem novos textos e/ou relerem aqueles que os/as motivaram a caminhar, a buscar materializar seus sonhos e utopias mobilizadoras. Sugiro também o exercício de analisarem a conjuntura, para podermos, em sala de aula, definir os projetos de intervenção educadora que irão realizar (e delinear) ao longo do curso.

      Boas leituras!

    • Roger Garaudy, em Apelo aos Vivos, nos provoca a pensar sobre o papel da religião, da política e da ciência na formulação de sonhos e utopias que animaram e animam a humanidade.

      Vale a leitura do primeiro capítulo.


    • Apesar da baixa pontuação atribuída à leitura de textos, em nossa prova inicial, mantenho a esperança de sua leitura, quando não estiverem caçando Pokemon.


  • Aula 2

    Estou lendo as 21 histórias de vida e provas entregues nas duas aulas e fico feliz com a beleza delas e a potencialidade educadora delas. Busco caminhos para utilizar o potencial delas para o nosso aprendizado - o aprendizado de cada um/uma, potencializado pelo fazer juntos. Há estudantes que entregaram apenas uma e outros/outras que não entregaram nenhuma. Aguardo-as!

    As utopias enunciadas e as análises de conjuntura realizadas na última aula podem ser a fundamentação/justificativa de relevância para as propostas de Intervenções que vocês irão trazer na px aula.

    Solicito que os grupos responsáveis pelas resenhas de cada aula (a da semana passada foi Mariana e Laura, na px semana, sobre a aula 2 é Flávia, Paloma e Felipe e a resenha da aula 3, portanto, no início da 4, será feita por Juan e João) sempre postem na aula/tópico respectivo.

    Fiquem atentos aos nomes de vcs no stoa e se tiverem alguma dificuldade me procurem. Coloquei todos como monitores, portanto, vcs podem postar os seus escritos/resenhas de textos, sugestões de atividades e outras comunicações que considerarem importantes.


    Aguardo-as/os na px quarta!



  • Aula 3

  • Aula 4

    Ontem,mais uma vez tivemos a nossa aula semanal sem a presença de todos e todas, mas com muita alegria avançamos em algumas decisões coletivas que devem ser postadas aqui para que possamos construir juntos. Solicito novamente que as equipes responsáveis pelas resenhas da semana a postem a cada aula.

    Aproveito para encaminhar um pequeno texto (apenas duas folhas), já que o motivo da pouca leitura da semana passada pode ter sido o fato dos textos serem grandes. É uma síntese do texto do McCormick que talvez sirva para "amarrar" a conversa sobre ambientalismo.

    • Segue o texto de abertura do Rumo ao Paraíso. Mas vale a pena conhecer um pouco mais os olhares brasileiros e latino-americanos sobre essa história do ambientalismo. Quem tiver interesse solicite que posso indicar algumas outras leituras.

  • aula 5

    Devo uma desculpa a vcs pela demora em colocar os textos para as leituras e fichamentos que permitam um maior conhecimento e repertório sobre educação.

    Colocarei eles a seguir. Boas leituras

    Nesta quarta teremos a finalização dos relatos de experiências de Rachel Trovarelli e teremos também outra convidada.



    • O texto ajuda a entender as motivações pedagógicas para utilizar o diário de bordo.

    • Leiam o belo artigo de Jorge Larrosa Bondía sobre a experiência e o saber da experiência.

    • Leiam o texto de Carlos R. Brandão sobre Educação. É simples e denso.

    • O primeiro capítulo de Escola e Democracia, de Saviani, é uma boa leitura para compreender a diversidade de correntes pedagógicas que atuam na realidade escolar.

    • Toda a obra de Paulo Freire é importante ser conhecida por quem trabalha com EA. A Pedagogia da Autonomia é um de seus últimos livros e pode oferecer um bom conjunto de princípios e estratégias a serem seguidas por aqueles e aquelas que desejam delinear pontes entre a utopia e a efetiva solução de problemas socioambientais.

    • O texto Os sete saberes necessários à educação do futuro, reflete a densa contribuição intelectual de Edgar Morin em toda a sua obra. Focado na educação auxilia na compreensão sobre o que e complexidade.

    • Texto de Hannah Arendt, para degustarem!

    • pequeno texto para incentivar as reflexões sobre o que é um grupo e como eles se relacionam com a educação.

    • manifesto de 1932 ainda é atual.

  • Aula 6

    • Oi pessoal, neste link tem o filme "Quando sinto que já sei" comentado em aula. É um filme bastante interessante, mostrando algumas propostas para além do modelo tradicional de escola. Dado a nossa última discussão sobre a forma de conteúdo de maior aprendizado da sala, achei pertinente dividir com todos. Quem puder assistir, fica a dica!

      Abç,

      M. Fernanda.

  • Aula 7

  • aula 8

    decidimos hoje que a próxima aula será no gramadão. Portanto, nos encontraremos direto lá, 14 h pontualmente.

    Levem um pano, para sentar sobre a grama e venham de preferência com meias e roupa branca folgadas para podermos realizar algumas atividades de "out door education".

    Hoje sentimos a falta dos que não vieram e sugerimos que os ausentes façam suas leituras e fichamentos sobre educação, para auxiliar nas conversas da próxima aula. não esqueçam também de evoluir no desenho de suas MIP.



  • Tópico 9

  • Tópico 10

  • Tópico 11

  • Tópico 12

  • Diário de Bordo

    Poste aqui e/ou entregue em papel o seu Diário de Bordo.

  • Relatos Extra Classe

    Poste aqui os relatos de atividades extra classe que você tenha vivenciado como forma de construir os seus conhecimentos no campo da EA.