Programação
-
-
Programa completo desta oferta de 2024, com ementa e cronograma
-
-
Deixe nesta planilha o registro da aula em que você fará a apresentação oral: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1gijrcybKesiDmWWjYr4RJqbIXGQ18EIh7-FMJlZqKYw/edit?usp=sharing.
Lembrando que o objetivo é apresentar sua pesquisa (ou projeto de pesquisa em construção) estabelecendo diálogo com temas trabalhados durante a disciplina. Lembrando que cada pessoa terá até 20 minutos para fala inicial e que depois a ideia é abrir para que a turma faça perguntas, comentários e dê sugestões.
-
Salve nesta pasta até 09/12, nomeando o arquivo com seu nome completo, a versão escrita do trabalho final: https://drive.google.com/drive/folders/17Lmp-f3ZGaDYNdkzatKey49kVkgl6u6J?usp=sharing.
Lembrando que a encomenda é que o trabalho escrito seja em formato de artigo científicou ou ensaio, discutindo um ou mais tópicos que articulem sua pesquisa em andamento ou projeto de pesquisa em construção com debates realizados ao longo desta disciplina.
O trabalho escrito deverá ser entregue em arquivo aberto (Word), com mínimo de 5 e máximo de 10 páginas, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaço entre linhas de 1,5.
-
-
Aula 1: Aula aberta de Gislene Moreira (UNEB), com participação de Cicilia Peruzzo (UFRJ): Educomunicação, Mulheres e Justiça Climática no Sertão da Transição Ecológica e Energias Renováveis
-
COTTA, D.; SAAVEDRA, R. Filantropia e Comunicação Comunitária: caminhos para o fortalecimento da comunicação por direitos no contexto da sociedade civil no Brasil. São Paulo, Comuá, 2024.
-
-
Aula 2: Discursos sobre desenvolvimento e sustentabilidade: análise e categorização dos discursos ambientais modernos
-
DRYZEK, J. The politics of the Earth: environmental discourses. Oxford: Oxford University Press, 2005.
-
BRIANEZI, Thaís. Zona Franca de Manaus: ame-a ou deixe-a em nome da floresta. Manaus: Editora Valer, 2018. [Capítulo 1 - Discursos ambientais - p. 23 - 54]
-
-
-
LATOUR, B. Diante de Gaia: Oito Conferências sobre a Natureza no Antropoceno. São Paulo / Rio de Janeiro: Ubu Editora / Ateliê de Humanidades Editorial, 2020. p. 181 - 233
-
-
-
LATOUR, B. Onde aterrar? Como se orientar politicamente no Antropoceno. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.
-
-
-
BRIANEZI, Thaís; GATTÁS, Carmen. A educomunicação como comunicação para o desenvolvimento sustentável. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 21, n. 41, 2022. ps. 33-43
-
-
-
CLARO, J. A. C. S. Comunicação e hospitalidade: políticas públicas para cidades costeiras acolhedoras. Projeto de pesquisa de pós-doutoramento em desenvolvimento por José Alberto Carvalho dos Santos Claro sob supervisão de Luiz Roberto Alves. São Paulo: CCA/ECA/USP, 2023.
-
-
-
MATTELART, A. A construção social do direito à comunicação como parte integrante dos direitos humanos. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. São Paulo, v. 32, nº 1, p. 33-50, jan./jun. 2009.
-
-
Aula 8: O movimento internacional pela linguagem simples e sua materialização em políticas públicas no Brasil
-
FISCHER, H. Clareza em textos de e-gov, uma questão de cidadania. Rio de Janeiro: Com Clareza, 2018.
-
-
-
ACOSTA, A. O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Editora Elefante, 2016
-
-
-
FREEMAN, C. P., BEKOFF, M. e BEXELL, S. Givign voice to the “voiceless”> incorporating nonhuman perspectives as journalistic sources. Journalism Studies, 12(5): 590-607.
-
-
-
BRIANEZI, T. A reportagem como ponte aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na escola. Trabalho apresentado no eixo “Pedagogia da Comunicação - 5.2 Práticas de Educomunicação Socioambiental na defesa dos Direitos da Terra” do IX Encontro Brasileiro de Educomunicação. Campina Grande: ABPEducom, 2022.
-
-
-
HAN, B. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.
-
-
Apresentação oral da pesquisa (ou do projeto em construção), estabelecendo diálogo com temas trabalhados durante a disciplina. Lembrando que cada pessoa terá até 20 minutos para fala inicial e que depois a ideia é abrir para que a turma faça perguntas, comentários e dê sugestões.