Diagrama de temas
-
2º semestre de 2020
Disciplina: Metodologia de Pesquisa
Código: GPP-5802
Professoras responsáveis: Cecília Olivieri e Patricia Mendonça (cecilia.olivieri@usp.br; pmendonca@usp.br)
Professores convidados: Andrea Lucchesi, Alexandre Ribeiro Leichsenring e Felipe Brasil
Horário: quinta-feira, das 14h às 18h
Formato Não Presencial
Repositório de Textos e Materiais do Curso: https://drive.google.com/drive/folders/1E1--gK2GxEY4oPUeVxRIg8YKXEbRZEKM?usp=sharing
Plataforma de Aulas Síncronas: Google Meet
https://meet.google.com/kkm-ogaj-auw
Dinâmica das aulas: no início da aula aluna/os apresentam cada capítulo em até 10 minutos (um/a aluna/o para cada capítulo, voluntária/os, definida/os na aula anterior); debate mediado pelas docentes; realização de exercício; debate pós exercício.
1. Objetivos da Disciplina
A disciplina tem como objetivo fornecer aos alunos subsídios básicos para o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa, abrangendo discussões sobre paradigmas de pesquisa, questões referentes aos desenhos de pesquisa, e estratégias para análise de material empírico. Além de aprofundar discussões de técnicas de instrumentos de pesquisa, o curso fornece aos alunos fundamentos metodológicos gerais para que cada pesquisador realize escolhas adequadas em seus projetos de pesquisa.
2. Conteúdo
Epistemologia e Tipos de Pesquisa
Definição da questão de pesquisa
Revisão da Literatura e mapeamento do campo
Introdução aos Métodos Qualitativos - Estudo de caso
Process Tracing
Entrevistas
Introdução aos Métodos Quantitativos
Análise de dados: codificação, análise de discurso e narrativa, softwares de análise, repositório de dados
Ética em Pesquisa, Produtos da Pesquisa, Publicação e Impacto
3. Critérios de avaliação
Os alunos serão avaliados por meio da apresentação do texto em aula (10%), Trabalho Parcial (30%) e um Trabalho Final (60%) (trabalhos individuais), que devem mobilizar conteúdos das aulas para subsidiar a elaboração do capítulo metodológico dos projetos de pesquisa individuais.
3. Programa
Textos obrigatórios, lidos conforme orientação de cada aula:
Thiel, S. van (2007) Research Methods in Public Administration and Public Management: An introduction. London: Routledge.
Creswell, J. W. (2007). Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto (segunda edição). Porto Alegre: Bookman / Artmetd.
Miller, Gerald J.; Yang, Kaifeng; (edts). (2008) Handbook of research methods in public administration CRC Press. Taylor & Francis Group.
-
Formato: Interação síncrona
Dinâmica da aula: leitura prévia dos textos; docentes apresentam a disciplina; docentes apresentam reflexões; alunos apresentam desafios/ansiedades; debate sobre pesquisa e redação de dissertação à luz das leituras sugeridas.
Textos e videos complementares:
DINIZ, Débora; MUNHOZ, Ana terra. "Cópia ou Pastiche? Plágio na Comunicação Científica, Argumentum, Vitória (ES), ano 3, n.3, v. 1, p.11-28, jan./jun. 2011
-
Formato: leitura prévia dos textos; Interação síncrona debate em cima da leitura dos capítulos e exercícios
Dinâmica da aula: um aluno apresenta cada capítulo em 10 minutos; debate mediado pelas docentes.
Leitura Obrigatória (atenção: começar a leitura pelos capítulos em inglês, privilegiando-os, em todas as aulas):
Thiel, S. van (2007) Cap 1 e 3
Creswell (2007). Cap 1
-
Burrell &Morgan aprofundam bastante discussões que tivemos nesta aula, foi um dos livros mais importantes da minha formação (patricia)
-
Texto citado pela Cecila na aula, sobre estado campo de pesquisas de políticas públicas no Brasil
-
Leitura Obrigatória:
Thiel (2007) Cap. 2
Creswell (200&) Cap 6 e 7
-
Depois de apresentar e debater com colega, postar aqui sua questão de pesquisa (se for o caso hipótese ou pressupostos e questões específicas).
-
Leitura Obrigatória:
Miller; Yang (2008) cap 5
Thiel (2007) Cap 4
Creswell (2007) Cap 2
-
Thiel, S. (2007) Cap 5
Creswell (2007) Cap 5-e 8
-
Leitura Obrigatória:
Creswell (2007) Cap. 10
Thiel (2007) Cap. 8
Stake, R. E. (1994). Qualitative Case studies. In N. K. Denzin, & Y. S. Lincoln (Eds.), The Sage Handbook of qualitative research. Third Edition . Thousand Oaks, CA: Sage.(Cap 17 pp. 443-466)
-
1.
Objeto de estudo: contextualização básica do tema/programa/objeto, suas principais características e definições, não supor um leitor iniciado na discussão (especialmente para quem não está em GPP);
Questão de pesquisa: clara, bem delimitada e expressamente formulada; desdobramentos e subquestões (não são novas questões, são derivadas da questão principal)
Hipóteses (se pertinente)
Justificativa de sua pertinência teórica e/ou empírica. Qual a relevância cientifica e societal deste estudo? Por que é importante estudar este tema?
Delimitação das fronteiras do estudo: referencial temporal e espacial, quando pertinente, e justificativa da escolha.
2.
Delimitação da literatura: Quais debates/teorias serão mobilizados e articulados, e por que? Qual sua relevância para a questão de pesquisa? Lembre-se que a revisão da literatura não é uma apresentação nem costura de fichamentos, mas sim implica escolha de interlocutores e construção de lentes analíticas e chaves de interpretação para as evidências coletadas, a partir da pergunta selecionada.
Apresentar os principais conceitos e autores a serem mobilizados. Não precisa apresentar a revisão da literatura em si. Pode resumir um quadro, um esquema ilustrativo ou outro formato que desejar. Importante identificar principais conceitos e autores.
-
Cap 27 e 28- acesso ao campo e escolha de prticipantes: implicações epistemilógicas, práticas, éticas
The SAGE Handbook of Qualitative Business and Management Research Methods First Edition
by Cathy Cassell (Editor), Ann L Cunliffe (Editor), Gina Grandy (Editor)
-
Creswell Cap. 9
Mitchell, J. The Use (and Misuse) of Surveys Research in Policy Analysis. Cap. 24 In Handbook of Public Policy Analysis Theory, Politics, and Methods. Frank Fischer, Gerald J. Miller (edts). CRS Press, 2007.
Anna Fruttero ; Alexandre Ribeiro Leichsenring ; Luis Henrique Paiva. Social Programs and Formal Employment: Evidence from the Brazilian Bolsa Família Program. IMF Working Papers No. 20/99 . June 19, 2020
https://www.imf.org/en/Publications/WP/Issues/2020/06/19/Social-Programs-and-Formal-Employment-Evidence-from-the-Brazilian-Bolsa-Famlia-Program-49512
Grosh, Margaret [editor]; Glewwe, Paul [editor].2000. Designing household survey questionnaires for developing countries : lessons from 15 years of the Living Standards Measurement Study : Volume One (English). Washington, D.C. : World Bank Group. http://documents.worldbank.org/curated/en/452741468778781879/Volume-One
Grosh, Margaret & Glewwe, Paul. A Guide to Living Standards Measurement Study Surveys and Their Data Sets: 120 (LSMS working paper). http://documents1.worldbank.org/curated/en/270551468764720584/pdf/multi-page.pdf
(2005). Immunization coverage cluster survey : reference manual. World Health Organization. https://apps.who.int/iris/handle/10665/69087
-
O professor Felipe não definiu como será a dinêmica da aula, então não se increvam para apresentação dos textos.
Apenas realizar as leituras.
Leitura Obrigatória
BONI, Valdete; QUARESMA, Silvia. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em TESE, Vol. 2 nº 1 (3), janeiro-julho/2005, p. 68-80.
FERES JÚNIOR, Nazir; BRITO JUNIOR, Alacaro. A utilização da técnica da entrevista em trabalhos científicos. Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 237-250, 2011
MOZZATO, Anelise Rebelato; GRZYBOVSKI, Denize. Análise de Conteúdo como Técnica de Análise de Dados Qualitativos no Campo da Administração: Potencial e Desafios. RAC, Curitiba, v. 15, n. 4, pp. 731-747, Jul./Ago. 2011
Leitura Complementar
DUARTE, Rosália. Entrevistas em Pesquisas Qualitativas. Educar. Curitiba: UFPR. p. 213-225, 2004
CÂMARA. Rosana Hoffman Câmara. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 6 (2), jul - dez, 2013,179-191
-
O professor Felipe não definiu como será a dinêmica da aula, então não se increvam para apresentação dos textos.
Apenas realizar as leituras.
Leitura Obrigatória
CUNHA, Eleonora Schettini Martins e ARAÚJO, Carmem E. Leitão. Process tracing nas Ciências Sociais: fundamentos e aplicabilidade. Brasília: Enap, 2018.103 p. : il. – ISBN: 978-85-256-0090-5
LIMA, Iana Alves . TÉCNICAS QUALITATIVAS EM ANÁLISES DE CAUSALIDADE: APLICAÇÕES DO PROCESS TRACING. Revista Eletrônica de Ciência Política, vol. 8, n. 1, 2017. ISSN 2236-451X
Leitura Complementar
COLLIER, D. Understanding Process Tracing.PS: Political Science & Politics, v. 44, n. 4, p. 823–830, 2011a.
COLLIER, D. Teaching Process Tracing: Examples and Exercises. PS: Political Science & Politics, v. 44, n. 4, p. 823–830, 2011b
-
Utilização e construção de bases de dados
Análise quantitativa básica
Avaliação de PP e indicadores
-
Leitura obrigatória:
Flick Cap 8
U. Flick. Introdução à Metodologia de Pesquisa: Um Guia Para Iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013.
Thiel (2007) cap 10 e 11
-
Thiel (2007) Cap 12
Pettigrew, A. M. (2011). Scholarship with impact. British Journal of Management 22: 347–354.
Alvesson, M. (2012). Do we have something to say? From re-search to ROI-search and back again. Organization, 20 (1) 79-90.
Indicadores Métricas de Impacto Acadêmico
https://www.aguia.usp.br/apoio-pesquisador/indicadores-pesquisa/lista-indicadores-bibliometricos/
OUtras visões sobre Impacto e Relevância:
GT DAV CAPES- Impacto e Relevância Econômica e Social: https://www.capes.gov.br/images/RELATORIOS_GTS/2020-01-03_Relat%C3%B3rio_GT-Impacto-e-Relevancia-Economica-e-Social.pdf-
Apresentar o trabalho final em arquivo word, identificado com nome e número USP, letra 12 e espaço 1,5 (mínimo 5 páginas, máximo 15 páginas), utilizando esses tópicos acima descritos para estruturar o trabalho.
A entrega da versão final deste trabalho deve ser feita até dia 15/11 no E-disciplinas.
Todos os itens revisados e/ou detalhados. -
Cap 27 e 28- acesso ao campo e escolha de prticipantes: implicações epistemilógicas, práticas, éticas
The SAGE Handbook of Qualitative Business and Management Research Methods First Edition
by Cathy Cassell (Editor), Ann L Cunliffe (Editor), Gina Grandy (Editor)
-