Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
Disciplinas »
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Português - Brasil (pt_br)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Fechar
Buscar
Alternar entrada de pesquisa
Acessar
Metodologia do Ensino de Geologia I (2017)
Início
Ambientes
2017
FE
EDM
EDM0447-2017123
Programação
Metodologia do Ensino de Geografia (2017)
Contrair tudo
Expandir tudo
Avisos
Fórum
Fórum de notícias
ficha de estágio
Arquivo
programa
Arquivo
roteiro de estágio
Arquivo
Quadro comparativo
Arquivo
Trabalhos
Relatório de estágio
Tarefa
Espaços não formais
Tarefa
Suporte para elaboração da sequência didática
Sequência didática
Arquivo
SEIS
Arquivo
Espaços não-formais
Orientações para visita ao MAE
Arquivo
Orientações - catavento ou Museu Oceanográfico
Arquivo
Orientações - praças e parques
Arquivo
Espaços não formais no contexto formativo
Arquivo
Museo y escuela
Arquivo
Áreas verdes
Arquivo
I Unidade: Fundamentos para ensinar Geografia nos anos iniciais
Texto 1: CALLAI, H. C. O estudo do lugar e a pesquisa como princípio da aprendizagem. Espaços da escola. Editora Unijuí. Ano 12. Jan/mar. 2003, p. 11-14.
Arquivo
Texto 2: SANTOS, M. Paisagem e espaço. ______. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1998, p. 20 – 26.
Arquivo
Texto 3: MOREIRA. R. Conceitos, categorias e princípios lógicos para o método e o ensino de geografia. In: _____. Pensar e ser em geografia. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2011
Arquivo
Texto 4: CAVALCANTI, L. DE S. Geografia Escolar e a construção de conceitos no ensino. In: ________. Geografia, Escola e Construção do Conhecimento. Campinas: Papirus, 1998, p. 87 – 136.
Arquivo
Texto 5: CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Caderno CEDES: Educação Geográfica e as teorias de aprendizagem. v. 25, n. 66, 2005.
Arquivo
II Unidade: A Cartografia e diferentes linguagens como metodologia de ensino
Texto 6: CASTELLAR, S. M. V. A cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. In: ALMEIDA, R. D. Novos rumos da Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto. 2011.
Arquivo
Texto 7: ALMEIDA, R. D. Cartografia e Infância. VI Colóquio de Cartografia para Crianças, 2009.
Arquivo
Texto 8: GREIG, P. Representação dos volumes e organização do espaço. In: ___. A criança e seu desenho: o nascimento da arte e da escrita. Porto Alegre: Artmed. 2004, p. 93 – 121.
Arquivo
Texto 9: PAGANELLI, T. I. Para a construção do espaço geográfico na criança. In: ALMEIDA, R. D. De. Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto: 2007, p. 43 – 70.
Arquivo
Texto 11: CASTELLAR, S.; VILHENA, J. O uso das diferentes linguagens em sala de aula. In: ____. Ensino de Geografia. São Paulo: CENGAGE Learning. 2011, p. 65 – 98.
Arquivo
III Unidade: O currículo e a cidade como referência e como conteúdo de ensino da Geografia
Texto 12: CASTELLAR, S. M. V. A cidade como método de estudo na Educação Geográfica. In: LANCHE, N. M.; RODRIGUEZ, A. C. Ciudades Leidas Ciudades Contadas. Bogotá: Universidad Distrital Francisco J. De Caldas, 2011.
Arquivo
Texto 13: ROSS, J. L. S. São Paulo: a cidade e as águas. In: CARLOS, A. F. A. Geografias de São Paulo. São Paulo: Contexto, 2004.
Arquivo
Texto 14: JACOBS, J. Os usos das calçadas. In: ______. Morte e vida das grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2011, p. 59 - 79.
Arquivo
Texto 16: BONAFÉ, J. M. La ciudad en el curriculum y el curriculum en la ciudad. In : GIMENO, J. Saberes e incertidumbres sobre el curriculum. Madrid : Morata, 2010.
Arquivo
Texto 17: VENEGAS, C. M. V. El estudio urbano en el aula y la conceptualización espacial. Revista Educación y Pedagogia. v. 14, 2002, p. 167-177.
Arquivo
aziz
Arquivo
IV Unidade: O planejamento e a prática de ensino de Geografia sobre os conteúdos de cidade e de urbano para os anos iniciais
Texto 18: SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. de. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências - v 13(3), p.333-352, 2008.
Arquivo
Texto 19: LIBÂNEO, J. C. A relação objetivo-conteúdo-método. In: ____. Didática. São Paulo: Cortez. 1994, p. 153 – 155.
Arquivo
Texto 20: SOUZA, V. C. Construção do pensamento espacial crítico: o papel da leitura e da escrita no ensino da Geografia. Anekumene. v. 1, n. 2, 2011.
Arquivo
Texto 21: BENEJAM, P.; PAGÉS, J. La selección y secuenciación de los contenidos sociales. In: ____. Enseñar y aprender Ciencias Sociales, Geografia e História en la educación secundaria. Barcelona, 1998, p. 71 – 95.
Arquivo
Livro_Debaixo_da_cama
Arquivo
Tópico 8
Tópico 9
Tópico 10