Programação
-
-
Tipo de modificação: Anotações em imagem, exemplo de projeto de motivação para discussão de uma aula
Link do arquivo no formato original: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Jurist_(painting)
Licença do arquivo: Creative Commons Attribution-ShareAlike License
-
-
-
Descrição do curso: Motivação e justificativa
“Como eles sabem de tudo isso?” a pergunta feita por Bill Bryson no livro a breve história de quase tudo, indaga as informações cedidas muitas vezes em livros didáticos de ciência sobre o universo. Diâmetro, massa, distância, composição química dos corpos celestes. Dificilmente duvidamos das correções das informações, mas resquício das dúvidas que formulamos, como esta, na maioria das vezes são mais interessantes que as explicações e reflexões cedidas pelos autores de livros escolares. Digo de antemão que o curso não tem a ambição de responder todas as dúvidas, aliás o objetivo maior é formular ainda mais, pois as inquietações que a humanidade teve com a natureza das coisas que manteve o desenvolvimento do conhecimento cientifico e tecnológico.
Objetivos da aula
Observar, identificar e registrar os períodos diários dos corpos celestes.
Compreender o conceito de periodicidade e eclipse
Entender o tipo de informação obtida pelos astrônomos, e compreender um exemplo de como é feita a estimativa das massas dos corpos celestes.
Conhecimentos prévios
Noção de força e força gravitacional das leis de Newton
noções de movimento circular e força centrípeta
-
-
A ferramenta Tarefa é usado para receber envios dos seus alunos.
-
-