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OBJETIVO GERAL DO MÓDULO
• Conhecer e compreender a enfermagem como prática social.
• Identificar e compreender as bases históricas, éticas, sociológicas e culturais das práticas de saúde e enfermagem.
IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO.
• Contribuirá para a compreensão da enfermagem como prática social, mediante desenvolvimento da capacidade para correlacionar diferentes concepções de sociedade, cultura, ética e historicidade. Esta capacitação contribuirá para o desenvolvimento de uma postura crítico-reflexiva, condição essencial para a compreensão das relações sociais, da divisão do trabalho e das relações de classe no mundo contemporâneo, caracterizado pela existência de problemas sociais decorrentes do processo de urbanização, pobreza e marginalização e suas relações com a medicina social.
SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA
Os conteúdos da disciplina articulam-se aos conteúdos de disciplinas do mesmo módulo (Necessidades de Saúde dos Grupos Sociais e Enfermagem), bem como subsidiam a discussão sobre processo de trabalho em saúde e de enfermagem nos módulos subsequentes (Enfermagem na Atenção Básica; Ética e legislação em Enfermagem e Administração em Enfermagem).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:
ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:
Referentes à ação docente:
• Contextualizar os conteúdos da história da enfermagem com o processo de profissionalização da enfermagem;
• Estimular uma postura crítico-reflexiva do estudante frente aos conteúdos da história da Enfermagem, como prática social, e da ética, englobando direitos, valores, respeito e alteridade;
• Estimular uma postura crítico-reflexiva do estudante frente às realidades socioeconômicas e suas implicações para a assistência à saúde e enfermagem;
• Adotar instrumentos e métodos que favoreçam a compreensão da enfermagem como prática social e seu processo de trabalho.
• Instigar a procura de material didático para que o estudante busque nexos entre as concepções trazidas por eles, a respeito das ações de enfermagem, e o substrato teórico que subsidiará a compreensão dessas ações como prática social.
• Promover e fundamentar a síntese entre a concepção trazida pelos estudantes e o conhecimento que subsidia a interpretação da enfermagem como prática social.
Referente à ação discente:
• Conhecer e situar historicamente o cuidado, considerando os fatores sócio-políticos e econômicos;
• Conhecer e analisar a reorganização do hospital sob a égide do capitalismo;
• Identificar os primórdios da profissionalização da enfermagem brasileira e as influências inglesa, francesa e americana;
• Identificar os fundamentos e princípios da ética e as distinções entre ética e moral;
• Identificar princípios do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, da Lei do Exercício Profissional de Enfermagem;
• Desenvolver a crítica e a reflexão como condição para assumir condutas éticas;
• Identificar os fatores socioculturais e históricos que interferem nas práticas de saúde e de enfermagem;
• Conhecer e relacionar noções de sociedade, cultura e práticas de saúde;
• Conhecer e relacionar os fenômenos e problemas sociais e suas relações com as práticas de saúde numa perspectiva sociológica;
• Conhecer os elementos constitutivos dos processos de trabalho em saúde e em enfermagem;
• Diferenciar os processos de trabalho nos âmbitos do cuidado dos indivíduos e dos grupos sociais, e do gerenciamento em enfermagem.
- Docente: André Almeida de Moura
- Docente: Genival Fernandes de Freitas
- Docente: Valéria Marli Leonello
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