Programação
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Bem vindos à disciplina ENFERMAGEM COMO PRÁTICA SOCIAL (0701201)
Docentes: Prof.ª Dr.ª Valéria Marli Leonello (coordenação); Prof.º Dr.º Genival Fernandes de Freitas e Prof.º Dr.º André Almeida de Moura
Objetivos da disciplina:
- Conhecer e compreender a enfermagem como prática social;
- Identificar e compreender as bases históricas, éticas e sociológicas das práticas de saúde e enfermagem.
Fonte de imagem: Jornal da USP - https://jornal.usp.br/campus-ribeirao-preto/evento-vai-discutir-sobre-a-comunicacao-nao-violenta-na-enfermagem/
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CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
9h às 10h – Apresentação da disciplina. Orientações gerais
Orientação sobre a distribuição dos grupos
10h30-12:00 – Aula dialogada: “Visão Geral da História e das práticas de saúde e do cuidado”.
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9h00-10h00 – Leitura (texto 1) – “Primórdios da enfermagem moderna no Brasil”
10h00 às 11h30 - Aula dialogada sobre “O surgimento da Enfermagem Moderna ou Profissional no Brasil”.
11h30 às 12h00: Distribuição e Orientações dos grupos para atividade avaliativa
SUGESTÃO DE VÍDEO SOBRE A HISTÓRIA DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL
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09h00-12h00 – Filme “Florence Nightingale”. Sessão pipoca
Link de acesso: https://www.facebook.com/efivest/videos/florence-nightingale-1985-dublado/280118190152906/
Leitura prévia (texto 2) para a próxima aula (05/04): Edith de Magalhães Fraenkel: o maior vulto da enfermagem brasileira
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09h00-10h00 Discussão sobre o filme Florence Nightingale
10h00 às 12h00 - Aula dialogada “Edith Fraenkel e Trajetória histórica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo
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Atividade presencial
09h00-12h00 - Elaboração e entrega da Síntese (Atividade avaliativa I – Bloco história)
Visita ao Centro Histórico em Grupos - Conforme distribuição dos grupos da atividade
Entregar atividade por email: genivalf@usp.br
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9h às 9h30 - Orientação para a atividade do imaginário do trabalho da enfermeira
10h às 12h - Elaboração, pelos alunos, da atividade imaginário
Leituras complementares da aula em anexo -
(Atividade avaliativa 2 - Bloco Processo de Trabalho)
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9h às 10h - Leitura dos textos "Trabalho" e "Processo de trabalho em saúde"
10h às 12h - síntese sobre atividade do imaginário - aula síntese sobre processo de trabalho em saúde
Texto indicado para leitura:
Peduzzi M, Schraiber LB. Processo de trabalho em saúde. In: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e Observatório dos Técnicos de Saúde. (organizadores). 2ªed. Dicionário de educação profissional em saúde. Rio de Janeiro: Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz; 2009. p.320-28.. Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/protrasau.html
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9h00 às 10h00 - Leitura: “Enfermagem como Prática Social e trabalho em equipe" - e o desenho interpretativo
Após a leitura do texto - “Enfermagem como Prática Social e trabalho em equipe"- o grupo de alunos que desenvolveram a atividade do imaginário, deverão elaborar um desenho que expresse a compreensão que tiveram da leitura do texto. Deverão postar no moodle, na aba de entrega de tarefas para apresentação.
Cada grupo deverá eleger um membro para explicar para os demais colegas (5 min), o que o desenho representou para eles.
11h00 às 12h00 - Aula síntese sobre Processo de trabalho em enfermagem: dimensão assistencial e gerencial
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9h00 às 12h00 - Mesa redonda 1: O desafio do trabalho em saúde e em enfermagem no/pelo SUS
Convidadas enfermeiras da Atenção Primária à Saúde; da Atenção Hospitalar; do Atendimento Pré-hospitalar; da Saúde Mental
Convidadas enfermeiras da Atenção Primária à Saúde e da Atenção Hospitalar
Enfermeira - gestora - Hospital São Mateus - Lívia Bezerra Rodrigues
Enfermeira - gerente da ESF - Talita Rewa
Enfermeira - Jaine Novais - Enfermeira do SAMU -Osasco
Enfermeira convidada do CAPS - Patrícia Thomaz -
Atividade não presencial
8h00 às 12h00 – Período dedicado para leituras importantes dos textos em anexo e a escrita da síntese. Há perguntas norteadoras para direcionálos na leitura e na escrita do material. Para essa atividade, os alunos se dividirão conforme a atividade do imaginário social. Apenas um membro do grupo deverá postar a atividade no moodle.
Textos:
1) A força de trabalho de enfermagem brasileira frente às tendências internacionais: uma análise no Ano Internacional da Enfermagem
2) Os vários sentidos da recusa à aplicação do piso salarial da enfermagem
Para norteá-los na escrita do documento, os grupos deverão a atentar-se a responder os seguintes questionamentos:
1) Quais são as principais características da força de trabalho brasileira? E quais são as influências dessas características no processo e na dinâmica de trabalho do enfermeiro?2) Quais são as contribuições históricas-políticas-sociais das tendências internacionais da força de trabalho na construção do modelo de enfermagem nacional?3) Qual a relação entre essas características e contribuições no processo de consolidação do piso salarial nacional da enfermagem?A sintese deverá conter no máximo 3 folhas (de texto, sem cabeçalho e fontes), com a formatação de texto Fonte: Times New Roman, n. 12, com espaçamento entre linhas de 1,5 cm; as margens das folhas 2,0 cm.
A leitura e a escrita da síntese dos textos também serão fundamentais também para a elaboração da atividade avaliativa 3 - carta reflexiva.
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9h00 às 10h:30 - Atividade sobre os processos de trabalho em enfermagem
10h450 às 12h00 - Aula síntese "Desafios do processo de trabalho da enfermagem".
Orientação sobre a síntese reflexiva da disciplina – carta ao estudante do próximo ano (atividade individual avaliativa 2). (postar a atividade no e-disciplina)
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9h00 às 12h00 - Mesa redonda 2: Entidades e representatividade da enfermagem brasileira
Convidadas enfermeiras da Associação Brasileira de Enfermagem, Seção São Paulo (ABEN-SP), do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN-SP) e Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo.
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA -
Atividade não presencial
09h00-12h00 - Elaboração e entrega da carta reflexiva Atividade individual avaliativa III - parte 2
(entrega no e-disciplina)