Foto do perfil

1. Compreender os processos de desenvolvimento do saber da enfermagem em saúde coletiva articulados aos diferentes referenciais teórico-filosóficos; 2. Interpretar a relação entre o processo de produção em saúde e o processo de produção do conhecimento em saúde coletiva enquanto partes da totalidade social; 3. Analisar criticamente os elementos constitutivos dos diferentes processos de trabalho da enfermagem em saúde coletiva tendo por referência a Teoria de Intervenção Práxica e sua aplicação no processo de investigação.

Objetivos:

1) Conhecer tecnologias em saúde que proporcionam o melhor cuidado na Atenção Primária em Saúde. 

2)Identificar tecnologias que apoiem a gestão do cuidado no âmbito da Atenção Primária em Saúde.


Objetivos da disciplina:

1. Analisar as políticas sociais como resposta do Estado às necessidades da coletividade;

2. Fornecer elementos para a análise e discussão das políticas de saúde em seus aspectos histórico, organizacional e operacional;

3. Apresentar as principais características e desafios das Políticas de Atenção Primária no Brasil com destaque para as políticas voltadas para a saúde do trabalhador, da mulher e da criança.



Objetivos:

1. Compreender que a investigação deve percorrer um trajeto teórico-metodológico próprio (instâncias epistemológica, teórica, metódica e técnica), em consonância com uma dada orientação teórico-filosófica. 2. Conhecer os componentes básicos que estruturam um projeto de investigação em Saúde Coletiva. 3. Proporcionar bases para a elaboração do projeto de pesquisa, considerando todas as etapas: definição do problema e objeto de estudo; quadro teórico geral e específico; questão orientadora ou hipóteses/pressupostos de pesquisa; e técnicas e instrumentos de coleta de dados mais utilizados no campo da Saúde Coletiva. 4. Identificar os problemas mais comuns na elaboração do projeto de pesquisa e os caminhos para a sua superação.

Justificativa:

A investigação (e a prática) no campo da Saúde Coletiva, assim como os demais campos de conhecimento que se fundamentam na crítica social como núcleo de criação científica, conduz a atividade investigativa sob a orientação de sistemas teórico-metodológicos gerais. Entretanto, o campo da Saúde Coletiva toma como objeto de estudo o processo saúde do coletivo e todos os meios e instrumentos (práticas sociais, entre elas a de enfermagem) dirigidos ao controle de saúde do coletivo. Por isso, além de exigir dos pós-graduandos, a fundamentação nuclear nos cânones da ciência, justifica-se que a Área de Concentração em Enfermagem em Saúde Coletiva ofereça o espaço pedagógico para que os interessados em produzir conhecimento no campo da Saúde Coletiva se apropriem dos sistemas teórico-metodológicos desse campo para a formulação de projetos de investigação que atendam às necessidades de produção de conhecimento dessa Área.


clay-banks-e6pK_snssSY-unsplash.jpg

ENS 0232 é uma disciplina preparada especialmente aos estudantes do 3° semestre do curso de Bacharelado em Enfermagem.

Objetivo geral: 

Efetuar práticas de proteção à exposição de agentes infecciosos e transmissíveis, voltadas aos usuários e trabalhadores, particularmente os da área da saude e reconhecer outros riscos ocupacionais (físicos, químicos e outros).

Coordenação: 

Profª drª Anna Luiza Gryschek - gryschek@usp.br

Apoio principal: 

especialista em laboratório Erica Gomes Pereira RN, MSc, PhD egpereira@usp.br 


z-TrhLCn1abMU-unsplash (1).jpg

ENS 0425-2023 é uma disciplina preparada especialmente aos estudantes do 7º semestre do curso de Bacharelado em Enfermagem.

Objetivos: 

1) Interpretar a ocorrência e o enfrentamento das doenças transmissíveis

2) Desenvolver práticas de enfermagem voltadas às ações de vigilância em saúde a partir da determinação social do processo saúde-doença

Coordenação: 

Profª Drª Lúcia Yasuko Izumi Nichiata - izumi@usp.br             

Apoio principal: 

Especialista em laboratório Erica Gomes Pereira RN, MSc, PhD - egpereira@usp.br 




A disciplina Necessidades em saúde dos grupos sociais é ministrado aos estudantes do primeiro semestre do curso de graduação em enfermagem, da Escola de Enfermagem da USP. A disciplina é estruturada no campo da saúde coletiva, pautada no arcabouço teórico constituído por conceitos fundantes como território, classe social, reprodução social, determinação social do processo saúde-doença e necessidades em saúde dos grupos sociais.