- Docente: Debora Rodrigues Vaz
- Docente: Heloisa Helena Ciqueto Peres
- Docente: Rodrigo Jensen
- Docente: Genival Fernandes de Freitas
- Docente: Irene Mari Pereira
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO
Analisar e exercitar o processo de trabalho gerencial em enfermagem, relacionando-o com a estrutura e dinâmica organizacional do serviço de saúde e de enfermagem.
IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO.
O ensino do processo de trabalho gerencial em enfermagem, fundamentado em teorias e saberes específicos instrumentaliza o estudante para o planejamento, organização e avaliação da assistência e da unidade/ serviço, por meio da articulação dos recursos humanos, físicos, ambientais, materiais e financeiros, na perspectiva de transformação da realidade de saúde.
SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA
Práticas de gerenciamento em enfermagem nas instituições de saúde
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:
Referentes à ação docente:
1. Articular as bases teóricas e conceituais do gerenciamento com a estrutura e dinâmica organizacional dos Serviços de saúde e de enfermagem.
2. Contextualizar o processo de gerenciamento de recursos humanos em saúde e em enfermagem.
3. Instrumentalizar os estudantes para a coordenação de equipes de saúde e de enfermagem.
4. Incentivar a autonomia do estudante e a integração entre alunos, professores e profissionais.
5. Introduzir os fundamentos teóricos e metodológicos do processo de avaliação da qualidade dos serviços de saúde.
Referente à ação discente:
1. Relacionar a estrutura e dinâmica organizacional dos serviços com o gerenciamento em enfermagem.
2. Analisar o processo de gerenciamento de recursos humanos em saúde e em enfermagem.
3. Desenvolver competências para a coordenação de equipes de saúde e de enfermagem.
4. Conhecer os fundamentos teóricos e metodológicos do processo de avaliação da qualidade dos serviços de saúde.
5. Desenvolver a autonomia e a integração com indivíduos e grupos.
6. Vivenciar ações relacionadas ao processo de gerenciamento em situações da prática de enfermagem.
- Docente: André Almeida de Moura
- Docente: Antonio Fernandes Costa Lima
- Docente: Chennyfer Dobbins Abi Rached
- Docente: Debora Rodrigues Vaz
- Docente: Genival Fernandes de Freitas
- Docente: Heloisa Helena Ciqueto Peres
- Docente: Hercules Carmo
- Docente: Marcelo Jose dos Santos
- Docente: Maristela Santini Martins
- Docente: Milena Froes da Silva
- Docente: Patricia Campos Pavan Baptista
- Docente: Rodrigo Jensen
- Docente: Sandra Helena Cardoso
- Docente: Valeria Marli Leonello
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO
Propiciar ao licenciando de enfermagem elementos para o exercício da atividade docente na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e nos serviços de educação em instituições de saúde.
IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO PROFESSOR NESTE MOMENTO DO CURSO.
O estágio curricular supervisionado, concentrado no nono semestre do curso, propiciará ao licenciando de enfermagem a sedimentação e aplicação de conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Bacharelado em Enfermagem desta Escola, nas disciplinas cursadas na Faculdade de Educação da USP, e na disciplina "Ensinar e aprender em enfermagem: aspectos teórico-metodológicos", do Curso de Licenciatura em Enfermagem na EEUSP para atuar como professor no ensino médio, na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e nos setores de educação em instituições de saúde.
Propiciar ao licenciando de enfermagem elementos para o exercício da atividade docente na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e nos serviços de educação em instituições de saúde.
IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO PROFESSOR NESTE MOMENTO DO CURSO.
O estágio curricular supervisionado, concentrado no nono semestre do curso, propiciará ao licenciando de enfermagem a sedimentação e aplicação de conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Bacharelado em Enfermagem desta Escola, nas disciplinas cursadas na Faculdade de Educação da USP, e na disciplina "Ensinar e aprender em enfermagem: aspectos teórico-metodológicos", do Curso de Licenciatura em Enfermagem na EEUSP para atuar como professor no ensino médio, na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e nos setores de educação em instituições de saúde.
- Docente: Debora Rodrigues Vaz
- Docente: Hercules Carmo
- Docente: Samuel Andrade de Oliveira
Apresentar os modelos gerenciais e as diferentes concepções que fundamentam o Gerenciamento de Recursos Humanos em Enfermagem e em Saúde- Discutir as ferramentas e competências gerenciais no contexto da Enfermagem e da Saúde, a partir do contexto político das organizações.
- Docente: Chennyfer Dobbins Abi Rached
- Docente: Patricia Campos Pavan Baptista
Conhecer a evolução histórica e as tendências da produção de pesquisas na área da administração em enfermagem; Analisar os pressupostos teórico, metodológico e ético no desenvolvimento de pesquisa na vertente quantitativa; Compreender o processo de construção da pesquisa quantitativa destacando os aspectos essenciais de cada etapa; Elaborar um projeto de pesquisa quantitativa sobre um tema da área da administração em enfermagem.
- Docente: Chennyfer Dobbins Abi Rached
- Docente: Rodrigo Jensen
- Docente: André Almeida de Moura
- Docente: Antonio Fernandes Costa Lima
- Docente: Chennyfer Dobbins Abi Rached
- Docente: Heloisa Helena Ciqueto Peres
- Docente: Irene Mari Pereira
- Docente: Maristela Santini Martins
- Docente: Patricia Campos Pavan Baptista
- Docente: Rodrigo Jensen
- Docente: Valeria Marli Leonello
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO
Instrumentalizar o licenciando de enfermagem quanto aos aspectos teórico-metodológicos do processo ensino aprendizagem para atuar no ensino médio, na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada em enfermagem. Planejar, desenvolver e avaliar ações educativas relacionadas com as práticas de enfermagem e de saúde.
IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO PROFESSOR, NESTE MOMENTO DO CURSO
Capacitar o licenciando de enfermagem para o exercício profissional no ensino médio, na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada em enfermagem. Sedimentar o que significa e como se dá o processo de tornar-se professor. Construir conhecimentos teóricos para fundamentar a prática, a partir da análise da realidade.
FUNÇÕES (eixos integrativos) NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA
Esses conhecimentos específicos integrados com outros saberes pedagógicos permitirão a formação do professor para desenvolver ações e projetos educacionais no contexto do ensino médio, da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem bem como na formação continuada em enfermagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA
Referentes à ação docente 1. Historiar a Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem no Brasil e suas implicações nas práticas atuais; 2. Apresentar as legislações e concepções pedagógicas da educação relacionadas ao ensino médio e Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem; 3. Contextualizar o processo ensino aprendizagem no ensino médio e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem nas dimensões educacional, política, social, cultural, ética e legal; 4. Apresentar os conceitos e as dimensões da Gestão na Educação Profissional de Nível Médio em Enfermagem; 5. Contextualizar as políticas e práticas da formação continuada em enfermagem em instituições de saúde públicas e privadas; 6. Estimular uma postura crítico-reflexiva do estudante frente à Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e à formação continuada em enfermagem e suas implicações para a assistência de enfermagem; 7. Apresentar os elementos que compõem um projeto político pedagógico da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem; 8. Apresentar os elementos que compõe a identidade docente para atuar no ensino médio e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem; 9. Apresentar as bases teórico-metodológicas para a prática docente; 10. Discutir as diferentes competências para atuação do professor na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada; 11. Discutir as tendências pedagógicas e suas aplicações na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada de profissionais de enfermagem; 12. Discorrer sobre os princípios andragógicos e suas implicações na prática docente; 13. Descrever as etapas de planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo ensino aprendizagem; 14. Discutir o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino de enfermagem; 15. Apresentar diferentes estratégias de ensino e o uso de ambientes virtuais de aprendizagem; 16. Apresentar o processo de supervisão em campo da prática; 17. Orientar a elaboração de materiais pedagógicos e o uso de tecnologias educacionais.
Referentes à ação discente 1. Conhecer o cenário atual da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem no Brasil e suas implicações para as práticas atuais a partir da reflexão sobre os fatos históricos; 2. Compreender as legislações e concepções pedagógicas da educação relacionadas ao ensino médio e Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem; 3. Analisar o processo ensino aprendizagem no ensino médio, Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada em enfermagem nas dimensões educacional, política, social, cultural, ética e legal; 4. Refletir sobre os conceitos e as dimensões da Gestão na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada em enfermagem; 5. Relacionar as prioridades políticas e necessidades práticas da formação continuada em enfermagem em instituições de saúde públicas e privadas; 6. Adotar uma postura crítico-reflexiva frente à Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e à formação continuada em enfermagem e suas implicações para a assistência de enfermagem; 7. Participar de discussões sobre a elaboração de um projeto político pedagógico da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem; 8. Construir sua identidade docente para atuar no ensino médio e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem; 9. Identificar o processo de construção das bases teórico-metodológicas para a prática docente; 10. Desenvolver as competências cognitivas, atitudinais e psicomotoras da prática pedagógica em enfermagem e em saúde; 11. Analisar as tendências pedagógicas e suas aplicações na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada de profissionais de enfermagem relacionando-as à historicidade da profissão; 12. Conhecer os princípios andragógicos e suas implicações na prática docente 13. Compreender o planejamento, desenvolvimento e avaliação das ações educativas; 14. Discutir o uso das Tecnologias da informação e comunicação no ensino de enfermagem; 15. Discutir estratégias de ensino e o uso de ambientes virtuais de aprendizagem no processo ensino aprendizagem em enfermagem; 16. Compreender o processo de supervisão em campo da prática; 17. Desenvolver o processo ensino-aprendizagem mediado por recursos tecnológicos e materiais multimídias.
Instrumentalizar o licenciando de enfermagem quanto aos aspectos teórico-metodológicos do processo ensino aprendizagem para atuar no ensino médio, na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada em enfermagem. Planejar, desenvolver e avaliar ações educativas relacionadas com as práticas de enfermagem e de saúde.
IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO PROFESSOR, NESTE MOMENTO DO CURSO
Capacitar o licenciando de enfermagem para o exercício profissional no ensino médio, na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada em enfermagem. Sedimentar o que significa e como se dá o processo de tornar-se professor. Construir conhecimentos teóricos para fundamentar a prática, a partir da análise da realidade.
FUNÇÕES (eixos integrativos) NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA
Esses conhecimentos específicos integrados com outros saberes pedagógicos permitirão a formação do professor para desenvolver ações e projetos educacionais no contexto do ensino médio, da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem bem como na formação continuada em enfermagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA
Referentes à ação docente 1. Historiar a Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem no Brasil e suas implicações nas práticas atuais; 2. Apresentar as legislações e concepções pedagógicas da educação relacionadas ao ensino médio e Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem; 3. Contextualizar o processo ensino aprendizagem no ensino médio e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem nas dimensões educacional, política, social, cultural, ética e legal; 4. Apresentar os conceitos e as dimensões da Gestão na Educação Profissional de Nível Médio em Enfermagem; 5. Contextualizar as políticas e práticas da formação continuada em enfermagem em instituições de saúde públicas e privadas; 6. Estimular uma postura crítico-reflexiva do estudante frente à Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e à formação continuada em enfermagem e suas implicações para a assistência de enfermagem; 7. Apresentar os elementos que compõem um projeto político pedagógico da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem; 8. Apresentar os elementos que compõe a identidade docente para atuar no ensino médio e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem; 9. Apresentar as bases teórico-metodológicas para a prática docente; 10. Discutir as diferentes competências para atuação do professor na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada; 11. Discutir as tendências pedagógicas e suas aplicações na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada de profissionais de enfermagem; 12. Discorrer sobre os princípios andragógicos e suas implicações na prática docente; 13. Descrever as etapas de planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo ensino aprendizagem; 14. Discutir o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino de enfermagem; 15. Apresentar diferentes estratégias de ensino e o uso de ambientes virtuais de aprendizagem; 16. Apresentar o processo de supervisão em campo da prática; 17. Orientar a elaboração de materiais pedagógicos e o uso de tecnologias educacionais.
Referentes à ação discente 1. Conhecer o cenário atual da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem no Brasil e suas implicações para as práticas atuais a partir da reflexão sobre os fatos históricos; 2. Compreender as legislações e concepções pedagógicas da educação relacionadas ao ensino médio e Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem; 3. Analisar o processo ensino aprendizagem no ensino médio, Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada em enfermagem nas dimensões educacional, política, social, cultural, ética e legal; 4. Refletir sobre os conceitos e as dimensões da Gestão na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada em enfermagem; 5. Relacionar as prioridades políticas e necessidades práticas da formação continuada em enfermagem em instituições de saúde públicas e privadas; 6. Adotar uma postura crítico-reflexiva frente à Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e à formação continuada em enfermagem e suas implicações para a assistência de enfermagem; 7. Participar de discussões sobre a elaboração de um projeto político pedagógico da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem; 8. Construir sua identidade docente para atuar no ensino médio e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem; 9. Identificar o processo de construção das bases teórico-metodológicas para a prática docente; 10. Desenvolver as competências cognitivas, atitudinais e psicomotoras da prática pedagógica em enfermagem e em saúde; 11. Analisar as tendências pedagógicas e suas aplicações na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada de profissionais de enfermagem relacionando-as à historicidade da profissão; 12. Conhecer os princípios andragógicos e suas implicações na prática docente 13. Compreender o planejamento, desenvolvimento e avaliação das ações educativas; 14. Discutir o uso das Tecnologias da informação e comunicação no ensino de enfermagem; 15. Discutir estratégias de ensino e o uso de ambientes virtuais de aprendizagem no processo ensino aprendizagem em enfermagem; 16. Compreender o processo de supervisão em campo da prática; 17. Desenvolver o processo ensino-aprendizagem mediado por recursos tecnológicos e materiais multimídias.
- Docente Avançado, Docente: Tamara Missão Rios de Oliveira
- Docente: Debora Rodrigues Vaz
- Docente: Hercules Carmo
- Docente: Samuel Andrade de Oliveira