Programação
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Este arquivo será utilizado para realizar alguns exercícios do curso. A pasta contém 7 pistas de áudio. O arquivo funnyvalentine.RPP é um projeto que pode ser aberto diretamente no programa REAPER. Para que o projeto funcione corretamente, não modifique os nomes dos arquivos, nem os mova da pasta.
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Exercício de Mixagem I
Parte A - Usando efeitos e auxiliares
- Abra o arquivo <funnyvalentine> no software Reaper. O programa pode ser baixado em : https://www.reaper.fm/
download.php - Familiarize-se com a gravação e tracks individuais;
- Ajuste os volumes dos tracks e os pans dos canais;
- Crie um canal adicional para efeitos e dê um nome a ele;
- Insira um plugin ReaVerb no canal de efeitos. Adicione um reverb a partir do menu <Add> (dentro da janela do próprio plugin). Você pode usar o <File> para carregar a resposta impulsiva de uma sala (você pode procurar por impulse resonses de salas na Internet) ou o <Reverb Generator>.
- No canal 7 (LeadVox) clique no botão de <Route> e crie uma saida auxiliar (send) direcionada para o canal de efeitos.
- Ajuste os parâmentros do efeito
- Direcione os outros canais para o canal de efeitos
- Corrija os ajustes que achar necessário para o efeito de reverberação
Parte II - Processadores dinâmicos
- No track <Kick> abra a janela de efeitos e adicione o plugin ReaGate
- Ajuste o gate para eliminar os vazamentos de outros instrumentos e da voz, cuidando para não eliminar os ataques do bumbo.
- Coloque um compressor no canal e aumente a presença/ganho do bumbo
Ao final do exercício envie como resposta apenas o arquivo <funnyvalentine.RPP>. Durante o processo, não renomeie os arquivos nem os mova para outras pastas. - Abra o arquivo <funnyvalentine> no software Reaper. O programa pode ser baixado em : https://www.reaper.fm/
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Olás,
Anexo está um arquivo com o exercício final do curso. As respostas devem ser elaboradas de maneira completa e objetivas e entregues em um arquivo de texto, via Moodle, até o dia 20/12/23.
Bom trabalho,
Fernando Iazzetta
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1. Introdução ao curso
2. Bibliografia
Tópicos de áudio e acústica: http://www2.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor/
- Ballou, G. (2002). Handbook for Sound Engineers, Focal Press, ISBN: 0240804546, Third Edition.
- Eargle, J. and C. Foreman (2002). Audio engineering for sound reinforcement. Milwaukee, WI, JBL/Hal Leonard Corporation.
- Eargle, J. (2001) The Microphone Book. Focal Press. ISBN: 0240804457.
- Gibson, B. (2002). Compressors, Limiters, Expanders & Gates. Auburn Hills, MI, Pro Audio Press.
- Gibson, B. (2002). Equalizers, Reverbs & Delays. Auburn Hills, MI, Pro Audio Press.
- Gibson, B. (2002). Microphone Techniques. Auburn Hills, MI, Pro Audio Press.
- Huber, D. M. and P. Willianms (1998). Professional Microphone Techniques. Emeryville, Mix Books.
- Machado, R. M. (2001). Som ao vivo: conceitos e aplicações básicas em sonorização. Rio de Janeiro, H. Sheldon.
- Miranda, E. R. (1998). Computer Synthesis for the Electronic Musician. Oxford, Focal Press.
- Miranda, E. R. (2001). Composing music with computers. Oxford; Auckland; Boston; Johannesburg; Melburne; New Delhi, Focal Press.
- Moscal, T. (2001). Sound Check: o básico de som e sistemas de sonorização. Rio de Janeiro, H. Sheldon.
- Pohlmann, K. C. (2005). Principles of Digital Audio. McGraw-Hill/TAB Electronics. ISBN: 0071441565
- Rettinger, M. (1981). Studio Acoustics. Chemical Publishing Company. ISBN: 0820603767.
- Stark, S. H. (1996). Live Sound Reinforcement. Emeryville, MixBooks.
- Talbot-Smith, M., Ed. (1995). Sound Engineer's Poket Book. Focal Poket Books. Oxford, Boston, et al., Focal Press.
- Valle, S. d. (1997). Microfones: Tecnologia e Aplicação. Rio de Janeiro, Editora Música & Tecnologia.
- White, P. (2000). Basic Mixing Techniques. London, Sanctuary Publishing.
3. Avalição
a. Participação em aula e frequência
b. exercícios
4 - Introdução - Parâmetros sonoros -
Tópicos do curso:
Áudio, produção fonográfica, escuta e representação sonora, esquema do estúdio, dB e níveis de operação, filtros, cabos e conexões, microfones, console de mixagem, gravação-mixagem-masterização, processadores de efeito, processadores dinâmicos
Elementos básicos
- Qualidade de áudio - escuta
- Som vs Audio
- Gravação, mixagem
- Representação do som
- Espectro, parciais, formantes, transientes, envoltória dinâmica
Passos em edição e produção
1. Pré-Produção (projeto): planejamento, seleção de material, arranjo, seleção de músicos, ensaios, partituras/instrumentos/equipamentos, calendário de gravação, etc.
2. Produção (realização do trabalho): gravação, edição, cortes, tratamento, revisão, mixagem, etc.
3. Pós-Produção (finalização): acerto dos detalhes finais, masterização, composição de álbum, capa/encarte/notas
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FUNDAMENTOS
1. Filtros:
- Ver: https://iazzetta.eca.usp.br/tutor/audio/filtros/filtros.html
2. Decibel em Áudio
- Ver PDF anexo
- Ver PDF Anexo
- Ver: https://iazzetta.eca.usp.br/tutor/audio/a_digital/a_digital.html
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Fundamentos dos uso do Decibel no áudio
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Informações importantes sobre conexãoes de áudio
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Introdução ao uso de microfones em áudio.
Ver arquivo PDF anexo.
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Introdução ao uso de microfones em áudio
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Sessões extras no estúdio de gravaçãosessão 1 - 30/11 - 13h30-15h00Clara, Fernando S. (violão),Marcos, Luigi (kalimba), Julio, André, Artur Samento, Diego T.sessão 2 - 30/11 - 15h00-16h30Zabele, Tatsuya (ukulele), Arthur L. (voz), Vinicius, Victor (canto), Arthur C., Meena, Gustavo Araujo, Fagnersessão 3 - 5/12 - 14h00 - 15h30Cadêncio, Caue, Rafael, Lilian (canto), Paulo (canto), Giordano, Karine (violino), Giuseppe, Casemiro, Cid
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COMPRESSORES E GATES
Compressor
O compressor é usado para diminuir a dinâmica das partes mais intensas de um som. Com isso, também diminui a extensão dinâmica, quer dizer a diferença entre as partes mais fracas e mais fortes do sinal. Como o compressor atual especialmente nos picos de amplitude, ele acaba alterando a envoltória dinâmica dos sons.Gate
O Gate é usado principalmente para cortar partes indesejáveis do sinal com nível muito baixo. Elepode ser usado para eliminar as respirações do cantor entre as frases da música, eliminar o vazamento de outros microfones das partes mais fortes do sinal (na percussão ou bateria, por exemplo), ou eliminar trechos em que aparece ruído de fundo. -
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