Programação
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Programa Cronograma Disc Terapia Ocupacional e a Saúde da Pessoa com Deficiência I 2023 revisado após a greve Arquivo
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Última versão do Programa Cronograma Disc Terapia Ocupacional e a Saúde da Pessoa com Deficiência I 2023 revisado após a greve Arquivo
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Apresentação da disciplina. Principais conceitos de neurociência e terapia ocupacional. Introdução as principais funções e alterações da percepção, cognição, praxia e linguagem
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2ª Aula: Processos emocionais relacionados a elaboração da perda, da deficiência e do processo de reabilitação
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5ª Aula: Atuação da terapia ocupacional com pessoas que adquiriram deficiências recentes: acidente vascular cerebral
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7ª aula Contribuição da Terapia Ocupacional com pessoas com doenças crônicas e progressivas: esclerose múltipla e da esclerose lateral amiotrófica
Abaixo encontram-se os links para acessar os artigos:
PIMENTEL, P.P. ; TOLDRÁ, R. C. Método self-healing como estratégia de promoção à saúde e reabilitação de pessoas com esclerose múltipla no contexto da Terapia Ocupacional. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 25, p. 565-573, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO0992PIMENTEL, P.P. ; TOLDRÁ, R. C. Desenvolvimento de manual para orientações básicas do dia a dia para pessoas com esclerose múltipla. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 25 n. 1,2017 . Disponível em: https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAR0773 -
8ª AULA: Perspectivas de intervenção em Terapia ocupacional com pessoas com distrofia muscular progressiva
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slides aula: Perspectivas de intervenção em T O com pessoas com distrofia muscular progressiva Arquivo
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COPPERMAN. Doenças Neurodegenerativas Arquivo
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Faria, I. Disfunções neurológicas. In Cavalcanti & Galvão Arquivo
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SCHNEIDER, M. Atrofia e Distrofia Muscular Arquivo
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SCHNEIDER, M. Movimento para a autocura. Distrofia muscular. Arquivo
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Depoimento Beatriz Ambrósio do Nascimento 7/10/2019 Arquivo
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Nascimento, B. Minha experiência com o método de Meir Schneider Self-Healing Arquivo
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Bom dia!
No dia 21/10/2023 todos os grupos serão orientados com média de 30 a 35 minutos.
Às 14:00 serão dadas orientações gerais e tirada as dúvidas comuns. Em seguida se dará a orientação dos grupos.
Todos os grupos deverão apresentar por escrito parte do estudo de caso elaborado e fundamento com os objetivos e as propostas terapêuticas correspondentes, conforme as especificidades do caso e seguindo o enunciado abaixo.
Com base na descrição acima elabore um diagnóstico situacional (da pessoa, da família, do contexto social e da rede de serviços de apoio), os objetivos a curto e médio prazo de terapia ocupacional e uma proposta de intervenção terapêutico ocupacional e com a equipe profissional, a partir das seguintes situações:
a- Ênfase na necessidade de recuperação das capacidades funcionais e de cuidado com à saúde.
b- Ênfase na estimulação das capacidades cognitivas, psíquicas, relacionais, sociais e profissionais.
Para tanto, na elaboração deve-se tomar como base as aulas, os textos específicos da aula relacionado ao tema bem como demais materiais usados na disciplina sobre as outras temáticas, de modo a responder as demandas dos casos apresentados. Os conteúdos da disciplina de Práticas Corporais II também poderá ser consultada na medida em que alguns conceitos e práticas podem ajudar a elucidar o estudo.
Para apoiar o estudo poderão ser consultados outras referências (1 ou 2) relacionadas que possam colaborar na elaboração e justificativa das proposta terapêuticas ocupacionais
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Caras (os) Estudantes
Por favor, insiram os slides e o trabalho escrito dos estudos de casos.
Atenciosamente
Rosé Colom Toldrá