Programação
-
Objetivos da aula:
Introduzir as questões envolvidas na produção de conhecimento e os debates sobre o método: - a ciência moderna ocidental e sua relação com outros saberes; - a pesquisa como atividade integrada à prática profissional; - a relação entre o pensamento e a vida; - o pensamento crítico e sua presença no campo da terapia ocupacional.
Referências:FIGUEIREDO, L.C.; LOUREIRO, I. O conhecimento em questão. In: ___. Os saberes PSI em questão: Sobre o conhecimento em psicologia e psicanálise. São Paulo: Ed. Vozes, 2019.
PONTE, J. P. Investigar a nossa própria prática. Departamento de Educação e Centro de Investigação em Educação. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
-
Objetivos da aula:
Discutir o papel da revisão de literatura na pesquisa e as etapas para a sua construção
Conhecer como organizar referências científicas para compor uma biblioteca pessoal utilizando gerenciadores de referência
Atividade preparatória para a aula:
Assistir o vídeo Revisão de Literatura - Débora Diniz
Link:Banquinha 03 - Curso de extensão | Revisão de literatura:
Referências:
GIL, A. C. Uso da biblioteca. Métodos e técnicas da Pesquisa Social. São Paulo: Editora Atlas, 2006, p.75-88.
FLICK, U. Leitura e revisão da literatura. In: _____ Introdução à Metodologia de Pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 41-51.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Desenvolvimento da perspectiva teórica: revisão de literatura e construção do marco teórico. In: _____ Metodologia de Pesquisa; 5ed. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 73-98.
-
Objetivos da aula
Discutir a revisão da literatura enquanto método de pesquisa
Conhecer os tipos de estudos de revisão de literatura
Conhecer ferramentas de apoio para revisão de literatura e diretrizes para relato destes estudos
Atividade em grupo
Conforme combinamos, faremos uma atividade em grupo durante a aula. Para tanto, cada um precisa pesquisar e estudar sobre o tipo de revisão atribuído ao seu grupo.
Seguem os grupos e temas:
Grupo 1: Revisão de literatura narrativa - Sonia, Flávia, Isabel, Natália
Grupo 2: Revisão de literatura integrativa - Marina, Raissa, Monise, Beatriz
Grupo 3: Revisão de literatura sistemática - Grazielle, Thainá, Jaqueline,
Alguns links de ferramentas e diretrizes que podemos ser usadas nos estudos de revisão sistematizadas:
https://www.rayyan.ai/
https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/
https://www.crd.york.ac.uk/prospero/
Bons estudos! -
Objetivos da aula:
A noção de “participação” é amplamente utilizada para tratar das diferentes formas de implicação das pessoas nos cenários e nos processos de pesquisa. Nesta aula conversaremos sobre a participação em pesquisa, as metodologias participativas e as pesquisas participantes, focando na Pesquisa-ação.
Para preparar-se para a aula, além das leituras, você pode assistir um video, no site Rede Pesquisa Qualitativa em Saúde Brasil-Canadá: Community based Participatory Research (Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade) que traz também o relato de uma experiência prática
Referências:
GATTO Jr, J. R.; SOUSA, L. A.; PESCE, S.; FORTUNA, C. M. A participação em pesquisas com metodologias participativas: reflexão sobre experiências. Rev Bras Promoç Saúde, 31(Supl): 1-10, nov., 2018.
SOARES, C. R. S. O Trabalho Social com Famílias no SUAS: uma experiência de pesquisa-ação com trabalhadoras de CRAS na cidade de São Paulo. (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da USP. 2021. (p. 51-63)
TOLEDO, Renata Ferraz de; GIATTI, Leandro Luiz; JACOBI, Pedro Roberto. A pesquisa-ação em estudos interdisciplinares: análise de critérios que só a prática pode revelar. Interface (Botucatu) [online]. v.18, n.51, 2014. Disponível em https://www.scielo.br/j/icse/a/9BvVZJ4ZLR5k7yytfHDxfzn/?lang=pt
-
-
Atividades para a aula:
1 - Assistir os três vídeos curtos sobre Grupo focal e comunidades de prática.
2 - Preparar o seminário: A turma deve se dividir em 2 grupos e preparar o seminário a ser apresentado a partir dos 4 textos que foram disponibilizados (2 sobre grupo focal e 2 sobre comunidades de prática). Cada grupo deve ler o texto e preparar o seminário em slides, a serem apresentados de modo colaborativo (cada um apresenta um trecho). Incorporar alguma ideia e exemplo dos vídeos assistidos.
3 - Há três materiais complementares para os interessados: um vídeo longo sobre GF online, um texto sobre grupo focal e um texto sobre comunidade de práticas.
-
Objetivos da aula:
Nessa aula vamos discutir a entrevista na coleta e produção de dados em pesquisa, considerando os tipos de entrevista e os procedimentos para sua preparação e condução. Além disso, iremos conhecer o método da história oral.
Atividades preparatórias para a aula:1 - Assistir o vídeo Gardner, P. [Centre for Critical Qualitative Health Research] (2018). Entrevista qualitativa: mais do que perguntar e obter respostas [arquivo de vídeo]. Retirado de: http://redequali.unb.br/index.php/pt/recursos/videos
Link para abrir o vídeo: .
2 - Leitura sobre entrevista:
Gil, A. C. Entrevista. In: _____. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7ed. São Paulo: Atlas, 2019, 125-136.
May, T. In: _____. Pesquisa Social: questões, métodos e processos. 3ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2004, 145-163.
Minayo, M. C. S. Técnicas de pesquisa. In: _____. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ed. São Paulo: Hucitec, 2014, 261-297.
-
Objetivo da aula:
Discutir métodos visuais em uso nas pesquisas científicas, especialmente, photovoice e mapas corporais narrados.
Atividade preparatória para a aula:
Iniciaremos a aula com a reposição do conteúdo sobre os estudos de revisão de literatura. Para a aula cada grupo deve pesquisar um artigo sobre um dos tipos de revisão, conforme distribuição realizada anteriormente. Em aula, os grupos irão apresentar o estudo e comentar sobre o tipo de revisão de literatura utilizada no artigo.