Aperçu des sections
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Encontro 1 - Dia 7 de agosto - Apresentação da disciplina / O que é saúde? O que é Doença? O que é processo saúde-doença?
Profa. Fátima e Profa. Érika
14 – 14h30
Apresentação do programa, conteúdo e atividades: Temas e Metodologia de Ensino Aprendizagem
14h30 – 15h
- Saúde e Doença: representações e conceitos: Cada estudante escolhe 2 palavras para representar Saúde e duas para representar Doença
- Reflexões sobre o mosaico de significados atribuídos a Saúde e Doença
15h30 - 16h
- Reflexões sobre o mosaico de significados atribuídos a Saúde e Doença (continuação)
16h-17h30
- Processo Saúde Doença: aproximações conceituais. Exposição Dialogada
17h30 - 18h
Visualização conjunta de Vídeos:O que significa Saúde? Série SUS:
Determinantes sociais em saúde:
O que é Saúde? Ciências e Letras:
Referência bibliográfica:
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Profa. Fátima
Promoção da Saúde e Prevenção de doenças: aproximações conceituais
14h-15h
- Cada estudante escolhe 1 palavra para representar Promoção da saúde e 1 para representar Prevenção de Doença
- Reflexões compartilhadas sobre o mosaico de significados atribuídos à Promoção da saúde e Prevenção de Doenças
15h-16h
- Promoção da saúde e Prevenção de doenças : Exposição dialogada
16h-16h30 Intervalo
16h30 - 17h30
Visualização conjunta de partes do Vídeo
Canal de Saúde Promoção da saúde Programa 2013 Debate de possibilidades para implementar experiências de Promoção Participativa de Saúde:
17h30-18h
- Exercício de escrita reflexiva: O que aprendi sobre Promoção da saúde e Prevenção de doenças. Realização e finalização em sala de aula
Referências bibliográficas:
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Profa. Fátima e Profa. Erika
13h30-14h
- Continuidade das reflexões sobre Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças
14h - 15h00
- Apresentação do Mapa da Cidade e de suas regiões.
- Registro dos locais de moradia dos estudantes.
15h-15h30 Intervalo
15h30 - 16h30
Organização em duplas para estudo de dados sobre as regiões de saúde de São Paulo.
Consultando e buscando analisar as informações disponíveis para
Estudo dos principais agravos e causas de morte identificados em suas regiões de moradia. Fonte Boletim CEInfo, 2023. Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo
Consultar também dados em arquivo anexo (Planilha Excell) para identificar e separar dados por região e coordenadoria de saúde da região de moradia
Reconhecimento das Desigualdades em São Paulo, Rede Nossa São Paulo, 2022
https://www.nossasaopaulo.org.br/wp-content/uploads/2022/11/Mapa-da-Desigualdade-2022_Tabelas.pdf
Consultar também GeoSampa
https://geosampa.prefeitura.sp.gov.br/PaginasPublicas/_SBC.aspx
Finalização do reconhecimento das desigualdades identificadas, segundo região de moradia da/os estudantes.
16h30 - 17h30
Apresentação de informações sobre as desigualdades em São Paulo, Capital considerando o Mapa das Desigualdades e os dados do Boletim CEInfo com ênfase no reconhecimento desses dados na região de moradia dos estudantes (1a. parte)
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Profa. Fátima
14h -15h -
- Cada estudante escolhe 1 palavra para representar Deficiência e 1 para representar Pessoas com Deficiência
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Reflexões compartilhadas sobre o mosaico de significados atribuídos à Deficiência e a Pessoa com Deficiência
Exposição dialogada O que é deficiência: aproximações conceituais
16h-16h30 Intervalo
16h30 - 17h
Visualização conjunta: Primeiro Teleton Brasil em 1998- Abertura, com Silvio Santos (SBT) - YouTube
Ao visualizar o vídeo, procure identificar elementos trazidos por Débora Diniz e que estão ou não expressos no Vídeo e em outras situações identificadas nos meios de comunicação.
Referências:Bibliografia: DINIZ, D. O que é deficiência
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Profa. Érika
- Continuidade da discussão sobre Deficiência como construção social (retomada do mosaico de palavras e das reflexões de Débora Diniz)
- Visualização conjunta do vídeo de abertura do Teleton. Discussão em grupo.
- Leitura coletiva: "Teleton, o templo do capacitismo"
- Intervalo
- Deficiência e Diferença
Visualização conjunta da apresentação de Izabel Loureiro Maior e Benilton Bezerra Jr. - fala disparadora de reflexões sobre a compreensão da deficiência como diferença e não doença e como parte dos processos sociais em diálogo com as reflexões trazidas por Débora Diniz
- O que dizem as pessoas com deficiência?
Trabalho em pequenos grupos:
- O que dizem/mostram/defendem essas pessoas com deficiência? (Ivan Baron, Maria de Antonia, Edu O., Manoella Back, Nathalia Santos)
- Que aproximação podemos fazer com as reflexões feitas na disciplina?
Referência:
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Profa. Fátima
13h30 - 14h
Em grupos de 4 estudantes, sem consulta on line, responder nas lousas:
•Qual é o percentual da população (mundial, brasileira e de seu município) que possui alguma deficiência?•Em que países essas pessoas vivem?•Como pesquisar o número de pessoas com deficiência?•Quais perguntas realizar? Por que? Para quem? Como? quando?14h - 14h15
O que sabemos?
14h15 - 15h
Exposição dialogada
A partir de dados gerais
15h - 15h15 Intervalo
15h15 - 17h00
Exposição dialogada a partir de dados específicos levantados em fontes: l
Questionário PNAD 2019 Ciclos de Vida. Disponível em https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5569.pdf
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua. 2022 Dados divulgados em 7 de julho de 2023 https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/0a9afaed04d79830f73a16136dba23b9.pdf
Visualização em pequenos grupos, conforme indicação nos slides de aula, do material de divulgação da
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua. 2022 Dados divulgados em 7 de julho de 2023 https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/0a9afaed04d79830f73a16136dba23b9.pdf
17h - 17h30
Exercício individual, por escrito a ser realizado e finalizado em sala de aula.
O que eu não sabia. O que eu Aprendi. Como posso apresentar/divulgar esse conhecimento?
Sobre o hip hop comentando a América Latina Calle 13
Referências:
Brasil. Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo demográfico 2010: Características Gerais da População, Religião e Pessoas com Deficiência. Rio de Janeiro, 2010
Brasil. Ministério da Saúde. PORTARIA Nº 793, DE 24 DE ABRIL DE 2012 Institui a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Cartilha do Censo 2010: Pessoas com deficiência. Brasília: SDH-PR/SNPD, 2012.
IBGE. Pesquisa Nacional de Saúde: ciclos de vida : Brasil. IBGE. Coordenação de Trabalho e Rendimento. Rio de Janeiro : IBGE, 2021. 139p.
IBGE. Pessoas com Deficiência e as Desigualdades Sociais no Brasil . Estudos e Pesquisas • Informação Demográfica e Socioeconômica • n.47. Livro Informativo 2022 Disponível em https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101964_informativo.pdf Acesso em 20 ago 2023.
IBGE. Pessoas com Deficiência e as Desigualdades Sociais no Brasil . Informação Demográfica e Socioeconômica n.47. Notas Técnicas 2022. https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101964_notas_tecnicas.pdf
IBGE Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua. 2022 Brasil. Disponível em 2023 https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/0a9afaed04d79830f73a16136dba23b9.pdf Acesso em 20 ago 2023
OMS. Relatório mundial sobre a deficiência. Tradução de Lexicus Serviços Linguísticos. São Paulo: SEDPcD, 2012.
SÃO PAULO. Boletim ISA Capital 2015, nº 16, 2018: Deficiência na cidade de São Paulo. São Paulo: CEInfo, 2018, 38 p.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Better health for people with disabilities. Disponível em: <http://www.who.int/disabilities/infographic/en/index.html>
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Encontro 7 - Dia 23 de outubro - O Processo saúde-doença. Deficiência e Desigualdades. Preparação da resenha - Vermelho como o Céu
Profa. Fátima e Profa. Erika
14h30
Retomando reflexões e reorganizando o cronograma.
O que é Deficiência? Onde estão as pessoas com deficiência? Há desigualdades percebidas e descritas na observação dos dados sobre o município de São Paulo e sobre a Pesquisa nacional por Amostra de Domicílio - Contínua, 2022
Orientações para a visualização do Filme Vermelho como o Céu.- Orientação sobre a RESENHA INDIVIDUAL DE ENTREGA OBRIGATÓRIA PELA PLATAFORMA MOODLE ATÉ 6/11/2023 do Filme, por meio do roteiro proposto pela disciplina.
O TEXTO DEVERÁ ESTAR organizado segundo os grandes itens do roteiro e deve estar legível identificado corretamente. Caso seja digitado usar Arial Narrow 11, espaçamento 1,5 cm, margens (todas ) de 2cm. Considerar o diálogo entre a história apresentada no filme e os conteúdos tratados durante os estudos sobre o Processo saúde-doença e diferentes perspectivas sobre deficiência na elaboração de sua reflexão
15 às 16h30
Visualização conjunta do filme- Vermelho como o Céu (2006). Anos 70. Mirco (Luca Capriotti) é um garoto toscano de 10 anos que é apaixonado pelo cinema. Entretanto, após um acidente, ele perde a visão. Rejeitado pela escola pública, que não o considera uma criança normal, ele é enviado a um instituto de deficientes visuais em Gênova. Lá descobre um velho gravador, com o qual passa a criar estórias sonoras. Disponível em:
16h30 - 17h30
- Debate sobre o filme considerando-se o processo saúde-doença, as diferenças e perspectivas da compreensão biomédica e social sobre saúde, deficiência e possibilidades de cuidado.
- Reflexões compartilhadas sobre o desenvolvimento da resenha, a partir dos debates e da orientação do roteiro pra a resenha
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Encontro 8 - Dia 30 de outubro - Pessoas como Sujeitos de Direitos: Direitos Humanos, Constituição Cidadã e a Lei Brasileira de Inclusão
Profa. Érika
Direitos Humanos e Pessoas com Deficiência
Exposição dialogada - A construção de Políticas e Direitos das Pessoas com Deficiência
Estudo dirigido em Grupos:
- principais artigos da Constituição Brasileira (CF 1988)
- principais artigos da Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPCD 2006)
- principais artigos da Lei Brasileira de Inclusão (LBI 2015)
Apresentação dos estudos dirigidos
- Bibliografia:
Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (unicef.org)
Constituição (planalto.gov.br)
- Sugestões complementares para aprofundamento no tema:
Bibliografia complementar: Eugenia latina em contexto transnacional. Edição Especial da Revista História, Ciências e Saúde - Manguinhos -
Profa. Érika
Da Instituição Asilar à afirmação do Cuidado em Liberdade
Exposição Dialogada
A Desinstitucionalização de Sorocaba: do pólo manicomial à experiência de construção do Cuidado em Liberdade
A Casa dos Esquecidos O Retorno Conexão Repórter 03/09/2014 Completo - YouTube
- Bibliografia:
BRASIL. Lei 10.216 de 06 de abril de 2001. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10216.htm
BRASIL. Portaria GM/MS nº 336 de 02 de fevereiro de 2002. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2002/prt0336_19_02_2002.html
BRASIL. Portaria GM/MS nº 3.088 de 23 de dezembro de 2011. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt3088_23_12_2011_rep.html
OLIVER, FC; NICACIO, F. Da instituição asilar ao território: caminhos para produção de sentido nas intervenções em saúde. In: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v.10, n.2/3, p.60-8, mai./dez., 1999ROTELLI, F. A instituição inventada. In: NICÁClO, F. (Org.) Desinstitucionalização. São Paulo: Hucitec, 1990. p.89-99.
SARACENO, Benedetto. Libertando identidades: da reabilitação psicossocial à cidadania possível. Rio de Janeiro: Instituto Franco Basaglia; Te Corá, 1999. 176 p.
SURJUS, Luciana Togni de Lima e Silva e CAMPOS, Rosana Teresa Onocko. Interface entre deficiência intelectual e saúde mental: revisão hermenêutica. Revista de Saúde Pública. 2014, v. 48, n. 3, pp. 532-540.
- Sugestões complementares:
HRW. Uma vida de isolamento e negligência em instituições para pessoas com deficiência, 2020
https://www.unifesp.br/campus/san7/images/ppgbb/ebook_cronicas_das_resistencias.pdf
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Encontro 10 - Dia 13 de novembro - Entre o Público e o Privado: apontamentos conceituais sobre o(s) Sistema(s) de Saúde
Profa. Érika
Entre o Público e o Privado: apontamentos conceituais sobre o(s) Sistema(s) de Saúde
Exposição dialogada
A história da Saúde Pública no Brasil
Os 30 anos do SUS (Jairnilson Paim)
- Bibliografia:
PAIM, JS. A reforma sanitária como um fenômeno sócio-histórico. In: Reforma sanitária brasileira: contribuição para a compreensão e crítica [online]. Salvador: EDUFBA; Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2008, pp. 35-48. ISBN 978-85-7541-359-3.
PROST, Antoine A família e o indivíduo In Arìes, F. Duby, G.(org.) História da Vida Privada 5. Da primeira Guerra a nossos dias. São Paulo, Companhia das Letras, 1992. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1e8kw_ygUN7taF5u3UUkO-UQsQlJj3kxF/view -
Encontro 11 - Dia 27 de novembro- Narrativas em Saúde: experiências de saúde e adoecimento na perspectiva dos sujeitos
Profa. Érika
Narrativas em Saúde: experiências de saúde e adoecimento na perspectiva dos sujeitos
Exposição Dialogada
- Bibliografia:
Um Antropólogo em Marte e os paradoxos da saúde-doença
Leitura compartilhada
UM ANTROPOLOGO EM MARTE (usp.br) (um capítulo por grupo)
- Bibliografia:
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Encontro 12 - 4 de dezembro - História oral de vida: narrativas e experiências no processo saúde-doença
Profa. Érika
História oral de vida: o que podemos aprender com narrativas e experiências no processo saúde-doença?
Exposição dialogada
- SILVA, V. P.; BARROS, D. D. Método história oral de vida: contribuições para a pesquisa qualitativa em terapia ocupacional. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v. 21, n. 1, p. 68-73, jan/abr. 2010
metodohistoriaoraldevida_silvaebarros.pdf
- Emerich, B. F. & Onocko Campos (Orgs). Saúde e loucura, 10. São Paulo: Hucitec Editora, 2019a.
reducao_de_danos_abreu_e_surjus.pdf
- Home - Museu da Pessoa
- Suporte - Museu da Pessoa (orientações gerais roteiro e vídeo)Preparação para o trabalho final
Organização da turma em 5 grupos de quatro ou cinco integrantes.
Preparação: composição dos grupos, planejamento e elaboração do roteiro de entrevista. Orientações para o trabalho final.
IMPORTANTE:
- O produto final será uma HISTÓRIA ORAL DE VIDA, que inclua um ou mais processos de saúde-doença, e que deverá ser compartilhada em forma de vídeo/audio (em torno de 10 minutos) ou em forma de uma narrativa escrita (referência para narrativa escrita: "Redução de Danos: clínica aberta para a desinstitucionalização das relações entre pessoas e drogas" - Luciana Surjus e Danilo Abreu)
- Os grupos compartilharão os produtos finais (vídeos/audios/narrativas) no encontro do dia 18/12, quando cada grupo contará sobre o percurso para elaboração do trabalho e sobre as reflexões a partir das entrevistas (dialogando com os temas estudados na disciplina).
- Para referências para a entrevista e para a gravação/edição do vídeo/audio, consultar:
- Home - Museu da Pessoa
- Suporte - Museu da Pessoa (orientações gerais roteiro e vídeo) -
Encontros 13 e 14 - Dia 11 de dezembro e data a escolha de cada grupo - Experiências narrativas: Histórias de Vidas - trabalho final
Profa. Érika
Elaborando e organizando as narrativas
Conforme combinado no Encontro 12, o dia de hoje deverá ser utilizado para elaboração e/ou organização das narrativas de cada grupo, seguindo as referências da HISTÓRIA ORAL DE VIDA e do MUSEU DA PESSOA.
IMPORTANTE: Na tarefa em aberto, cada estudante deverá postar o vídeo editado (ou audio ou narrativa) da Entrevista de seu grupo e também um arquivo em word com as PALAVRAS-CHAVES (5 a 10 palavras) e o RESUMO ESCRITO (no máximo, 1 página), sintetizando o conteúdo da entrevista e realizando uma breve análise sobre o conteúdo da entrevista a partir dos referenciais vistos ao longo da disciplina.
(Resumo e Palavras-chaves deverão ser elaborados em Grupo e ser os mesmos para os estudantes de cada grupo)
Deixo, novamente, os links para consulta e orientações:
A entrevista – Suporte Museu da Pessoa
Edição – Visão geral – Suporte Museu da Pessoa
E fico à disposição para dúvidas e outras orientações.
Bom trabalho!! -
Profa. Érika
Apresentação das narrativas
Fechamento e avaliação da disciplina