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  • Encontro 1 - Dia 7 de agosto - Apresentação da disciplina / O que é saúde? O que é Doença? O que é processo saúde-doença?

    Profa. Fátima e Profa. Érika

    14 – 14h30

    Apresentação do programa, conteúdo e atividades: Temas  e Metodologia de Ensino Aprendizagem

     14h30 – 15h

    • Saúde e Doença: representações e conceitos:  Cada estudante escolhe 2 palavras para representar Saúde e duas para representar Doença
    • Reflexões sobre o mosaico de  significados atribuídos a Saúde e Doença 

     15h- 15h30 Intervalo

     15h30 - 16h

    • Reflexões sobre o mosaico de significados atribuídos a Saúde e Doença (continuação) 

     16h-17h30

    • Processo Saúde Doença: aproximações conceituais. Exposição Dialogada 

    17h30 - 18h

    Visualização conjunta de Vídeos: 

    O que significa Saúde? Série SUS: 

    Determinantes sociais em saúde: 

    O que é Saúde? Ciências e Letras: 

    Referência bibliográfica:

    BATISTELLA, C. Abordagens contemporâneas do conceito de saúde. In: FONSECA, AF (org.); CORBO, AMA O território e o processo saúde-doença, Rio de Janeiro, EPSJ/FIOCRUZ, 2007.p.51-66. 





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  • Encontro 2 - Dia 14 de agosto - Promoção da Saúde e Prevenção de doenças

    Profa. Fátima

    Promoção da Saúde e Prevenção de doenças: aproximações conceituais

    14h-15h

    • Cada estudante escolhe 1 palavra para representar Promoção da saúde e 1 para representar Prevenção de Doença
    •  Reflexões compartilhadas sobre o mosaico de  significados atribuídos à Promoção da saúde e Prevenção de Doenças

     15h-16h

    • Promoção da saúde e Prevenção de doenças : Exposição dialogada

    16h-16h30 Intervalo

    16h30 - 17h30

    Visualização conjunta de partes do Vídeo 

    Canal de Saúde Promoção da saúde Programa 2013 Debate de possibilidades para implementar experiências de Promoção Participativa de Saúde: 

    17h30-18h

    • Exercício de escrita reflexiva: O que aprendi sobre Promoção da saúde e Prevenção de doenças. Realização  e finalização em sala de aula 

    Referências bibliográficas:

    -CZERESNIA, Dina. O conceito de saúde e a diferença entre prevenção e promoção. In: CZERESINA, Dina; FREITAS, C.M. Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2004 p. 39 – 52. 

    -WESTPHAL, Márcia Faria. Promoção da saúde e prevenção de doenças. In: Campos, G.W. et al. Tratado de saúde coletiva 2ª. ed. São Paulo- Rio de Janeiro: HUCITEC – FIOCRUZ, 2008. p. 635-667.


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  • Encontro 3 - Dia 21 de agosto - O Quadro Sanitário no município de São Paulo

    Profa. Fátima e Profa. Erika

    13h30-14h

    • Continuidade das reflexões sobre Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças

    14h - 15h00

    • Apresentação do Mapa da Cidade e de suas regiões. 
    • Registro dos locais de moradia dos estudantes.

    15h-15h30 Intervalo

    15h30 - 16h30

    Organização em duplas para estudo de dados sobre as regiões de saúde de São Paulo.

    Consultando e buscando analisar as informações disponíveis para

    Estudo dos principais agravos e causas de morte identificados em suas regiões de moradia. Fonte Boletim CEInfo, 2023. Secretaria Municipal de Saúde de São Paul

    https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/arquivos/ceinfo/capas_publicacoes/Boletim_CEInfo_Dados_2023.pdf

    Consultar também dados em arquivo anexo (Planilha Excell) para identificar e separar dados por região e coordenadoria de saúde da região de moradia

    Reconhecimento das Desigualdades em São Paulo, Rede Nossa São Paulo, 2022

    https://www.nossasaopaulo.org.br/wp-content/uploads/2022/11/Mapa-da-Desigualdade-2022_Tabelas.pdf

    Consultar também GeoSampa

    https://geosampa.prefeitura.sp.gov.br/PaginasPublicas/_SBC.aspx 

    Finalização do reconhecimento das desigualdades identificadas, segundo região de moradia da/os estudantes.

    16h30 - 17h30

    Apresentação de informações sobre as desigualdades em São Paulo, Capital considerando o Mapa das Desigualdades e os dados do Boletim CEInfo  com ênfase no reconhecimento desses dados na região de moradia dos estudantes (1a. parte)







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  • Encontro 4 - Dia 28 de agosto - A deficiência como construção social

    Profa. Fátima 

    14h -15h - 

    • Cada estudante escolhe 1 palavra para representar Deficiência e 1 para representar Pessoas com Deficiência 
    • Reflexões compartilhadas sobre o mosaico de  significados atribuídos à Deficiência e a Pessoa com Deficiência

    15h-16h 

    Exposição dialogada O que é deficiência: aproximações conceituais 

    16h-16h30 Intervalo

     16h30 - 17h

    Visualização conjunta: Primeiro Teleton Brasil em 1998- Abertura, com Silvio Santos (SBT) - YouTube



    Ao visualizar o vídeo, procure identificar elementos trazidos por Débora Diniz e que estão ou não expressos no Vídeo e em outras situações identificadas nos meios de comunicação.


    Referências: 

    Bibliografia: DINIZ, D. O que é deficiência

    MELLO, A.G.EDU, O ; BACK, M. Teleton, o templo do capacitismo. Portal Catarinas postado em 3 de dezembro de 2020




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  • Encontro 5 - Dia 11 de setembro - Deficiência e Diferença

    Profa. Érika

    • Continuidade da discussão sobre Deficiência como construção social (retomada do mosaico de palavras e das reflexões de Débora Diniz)


    • Visualização conjunta do vídeo de abertura do Teleton. Discussão em grupo.


    • Leitura coletiva: "Teleton, o templo do capacitismo" 

    MELLO, A.G.EDU, O ; BACK, M. Teleton, o templo do capacitismo. Portal Catarinas postado em 3 de dezembro de 2020


    • Intervalo

    • Deficiência e Diferença 

    Visualização conjunta da apresentação de Izabel Loureiro Maior e Benilton Bezerra Jr. - fala disparadora de reflexões sobre a compreensão da deficiência como diferença e não doença e como parte dos processos sociais em diálogo com as reflexões trazidas por Débora Diniz 


    • O que dizem as pessoas com deficiência?

    Trabalho em pequenos grupos: 

    - O que dizem/mostram/defendem essas pessoas com deficiência? (Ivan Baron, Maria de Antonia, Edu O., Manoella Back, Nathalia Santos)

    - Que aproximação podemos fazer com as reflexões feitas na disciplina?


    Referência: 

    DINIZ, D. O que é deficiência




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  • Encontro 6 - Dia 18 de setembro - Onde estão e quantas são as pessoas com deficiência

    Profa. Fátima

    13h30 - 14h

    Em grupos de 4 estudantes, sem consulta on line,  responder nas lousas:

    Qual é o percentual da população (mundial, brasileira e de seu município) que possui alguma deficiência?
    •Em que países essas pessoas vivem?
    •Como pesquisar o número de pessoas com deficiência?
    •Quais perguntas realizar? Por que? Para quem? Como? quando?

    14h - 14h15

    O que sabemos?

    14h15 - 15h

    Exposição dialogada 

    A partir de dados gerais 

    15h - 15h15 Intervalo

    15h15 - 17h00

    Exposição dialogada a partir de dados específicos levantados em fontes: l 

    Questionário PNAD 2019 Ciclos de Vida. Disponível em https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5569.pdf

    Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua. 2022 Dados divulgados em 7 de julho de 2023 https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/0a9afaed04d79830f73a16136dba23b9.pdf

    Visualização em pequenos grupos, conforme indicação nos slides de aula,  do material de divulgação da 

    Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua. 2022 Dados divulgados em 7 de julho de 2023 https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/0a9afaed04d79830f73a16136dba23b9.pdf


    17h - 17h30

    Exercício individual, por escrito a ser realizado e finalizado em sala de aula. 

    O que eu não sabia. O que eu Aprendi. Como posso apresentar/divulgar esse conhecimento?

     

    Sobre o hip hop comentando a América Latina Calle 13


    Referências: 

    Brasil. Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo demográfico 2010: Características Gerais da População, Religião e Pessoas com Deficiência. Rio de Janeiro, 2010

    Brasil. Ministério da Saúde.  PORTARIA Nº 793, DE 24 DE ABRIL DE 2012 Institui a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde.

    IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Cartilha do Censo 2010: Pessoas com deficiência. Brasília: SDH-PR/SNPD, 2012.

    IBGE. Pesquisa Nacional de Saúde:  ciclos de vida : Brasil. IBGE. Coordenação de Trabalho e Rendimento. Rio de Janeiro : IBGE, 2021. 139p.

    IBGE. Pessoas com Deficiência e as Desigualdades Sociais no Brasil . Estudos e Pesquisas • Informação Demográfica e Socioeconômica • n.47. Livro Informativo 2022 Disponível em https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101964_informativo.pdf Acesso em 20 ago 2023.

    IBGE. Pessoas com Deficiência e as Desigualdades Sociais no Brasil . Informação Demográfica e Socioeconômica  n.47. Notas Técnicas 2022. https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101964_notas_tecnicas.pdf

    IBGE Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua. 2022 Brasil. Disponível em 2023 https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/0a9afaed04d79830f73a16136dba23b9.pdf Acesso em 20 ago 2023

    OMS. Relatório mundial sobre a deficiência. Tradução de Lexicus Serviços Linguísticos. São Paulo: SEDPcD, 2012.

    SÃO PAULO. Boletim ISA Capital 2015, nº 16, 2018: Deficiência na cidade de São Paulo. São Paulo: CEInfo, 2018, 38 p.

    WORLD HEALTH ORGANIZATION. Better health for people with disabilities. Disponível em: <http://www.who.int/disabilities/infographic/en/index.html>


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  • Encontro 7 - Dia 23 de outubro - O Processo saúde-doença. Deficiência e Desigualdades. Preparação da resenha - Vermelho como o Céu

    Profa. Fátima e Profa. Erika

    14h30 

    Retomando reflexões e reorganizando o cronograma.

    O que é Deficiência? Onde estão as pessoas com deficiência? Há desigualdades percebidas e descritas na observação dos dados sobre o município de São Paulo e sobre a Pesquisa nacional por Amostra de Domicílio - Contínua, 2022

    Orientações para a visualização do Filme Vermelho como o Céu
    • Orientação sobre a RESENHA INDIVIDUAL DE ENTREGA OBRIGATÓRIA PELA PLATAFORMA MOODLE ATÉ 6/11/2023 do Filme, por meio do roteiro proposto pela disciplina. 

    O TEXTO DEVERÁ ESTAR organizado segundo os grandes itens do roteiro e deve estar legível identificado corretamente. Caso seja digitado usar  Arial Narrow 11, espaçamento 1,5 cm, margens (todas ) de 2cm. Considerar o diálogo entre a história apresentada no filme e os conteúdos tratados durante os estudos sobre o Processo saúde-doença e diferentes perspectivas sobre deficiência na elaboração de sua reflexão

    15 às 16h30 
    Visualização conjunta do filme

    •  Vermelho como o Céu (2006). Anos 70. Mirco (Luca Capriotti) é um garoto toscano de 10 anos que é apaixonado pelo cinema. Entretanto, após um acidente, ele perde a visão. Rejeitado pela escola pública, que não o considera uma criança normal, ele é enviado a um instituto de deficientes visuais em Gênova. Lá descobre um velho gravador, com o qual passa a criar estórias sonoras. Disponível em:   


    16h30 - 17h30

    • Debate sobre o filme considerando-se o processo saúde-doença, as diferenças e perspectivas da compreensão biomédica e social sobre saúde, deficiência e possibilidades de cuidado.
    • Reflexões compartilhadas sobre o desenvolvimento da resenha, a partir dos debates e da orientação do roteiro pra a resenha



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  • Encontro 8 - Dia 30 de outubro - Pessoas como Sujeitos de Direitos: Direitos Humanos, Constituição Cidadã e a Lei Brasileira de Inclusão

    Profa. Érika 


    Direitos Humanos e Pessoas com Deficiência

    Exposição dialogada - A construção de Políticas e Direitos das Pessoas com Deficiência




    Estudo dirigido em Grupos: 

    - principais artigos da Constituição Brasileira (CF 1988)

    - principais artigos da Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPCD 2006)

    - principais artigos da Lei Brasileira de Inclusão (LBI 2015)


    Apresentação dos estudos dirigidos


    • Bibliografia: 

    BRASIL. Lei Federal nº 13.146, de 06 de julho de 2015.Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)

    Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (unicef.org)

    Constituição (planalto.gov.br)



    • Sugestões complementares para aprofundamento no tema:
    Documentário complementar: 
    Bibliografia complementar: Eugenia latina em contexto transnacional. Edição Especial da Revista História, Ciências e Saúde - Manguinhos

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  • Encontro 9 - Dia 6 de novembro - Da Instituição Asilar à afirmação do Cuidado em Liberdade

    Profa. Érika

    Da Instituição Asilar à afirmação do Cuidado em Liberdade

    Exposição Dialogada


    A Desinstitucionalização de Sorocaba: do pólo manicomial à experiência de construção do Cuidado em Liberdade


    A Casa dos Esquecidos O Retorno Conexão Repórter 03/09/2014 Completo - YouTube


    • Bibliografia:

    BRASIL. Lei 10.216 de 06 de abril de 2001. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10216.htm

    BRASIL. Portaria GM/MS nº 336 de 02 de fevereiro de 2002. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2002/prt0336_19_02_2002.html

    BRASIL. Portaria GM/MS nº 3.088 de 23 de dezembro de 2011. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt3088_23_12_2011_rep.html

    OLIVER, FC; NICACIO, F. Da instituição asilar ao território: caminhos para produção de sentido nas intervenções em saúde. In: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v.10, n.2/3, p.60-8, mai./dez., 1999

    ROTELLI, F. A instituição inventada. In: NICÁClO, F. (Org.) Desinstitucionalização. São Paulo: Hucitec, 1990. p.89-99.

    SARACENO, Benedetto. Libertando identidades: da reabilitação psicossocial à cidadania possível. Rio de Janeiro: Instituto Franco Basaglia; Te Corá, 1999. 176 p.

    SURJUS, Luciana Togni de Lima e Silva e CAMPOS, Rosana Teresa Onocko. Interface entre deficiência intelectual e saúde mental: revisão hermenêutica. Revista de Saúde Pública. 2014, v. 48, n. 3, pp. 532-540.


    • Sugestões complementares: 

    HRW. Uma vida de isolamento e negligência em instituições para pessoas com deficiência, 2020

    https://www.unifesp.br/campus/san7/images/ppgbb/ebook_cronicas_das_resistencias.pdf



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  • Encontro 10 - Dia 13 de novembro - Entre o Público e o Privado: apontamentos conceituais sobre o(s) Sistema(s) de Saúde

    Profa. Érika


    Entre o Público e o Privado: apontamentos conceituais sobre o(s) Sistema(s) de Saúde

    Exposição dialogada


    A história da Saúde Pública no Brasil



    Os 30 anos do SUS (Jairnilson Paim)



    • Bibliografia:
    BOTELHO, A. Público e privado no pensamento social brasileiro. In: BOTELHO, A. e SCHWARCZ, L. (organizadores). Cidadania, um projeto em construção: minorias, justiças e direitos. São Paulo: Claro Estigma, 2012. 

    PAIM, JS. A reforma sanitária como um fenômeno sócio-histórico. In: Reforma sanitária brasileira: contribuição para a compreensão e crítica [online]. Salvador: EDUFBA; Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2008, pp. 35-48. ISBN 978-85-7541-359-3.

    PROST, Antoine A família e o indivíduo In Arìes, F. Duby, G.(org.) História da Vida Privada 5. Da primeira Guerra a nossos dias. São Paulo, Companhia das Letras, 1992. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1e8kw_ygUN7taF5u3UUkO-UQsQlJj3kxF/view

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  • Encontro 11 - Dia 27 de novembro- Narrativas em Saúde: experiências de saúde e adoecimento na perspectiva dos sujeitos

    Profa. Érika


    Narrativas em Saúde: experiências de saúde e adoecimento na perspectiva dos sujeitos

    Exposição Dialogada



    • Bibliografia:

    SciELO - Brasil - Um Antropólogo em Marte ou os Paradoxos da Saúde-Doença Um Antropólogo em Marte ou os Paradoxos da Saúde-Doença


    Um Antropólogo em Marte e os paradoxos da saúde-doença

    Leitura compartilhada

    UM ANTROPOLOGO EM MARTE (usp.br) (um capítulo por grupo)




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  • Encontro 12 - 4 de dezembro - História oral de vida: narrativas e experiências no processo saúde-doença

    Profa. Érika


    História oral de vida: o que podemos aprender com narrativas e experiências no processo saúde-doença?
    Exposição dialogada

    - SILVA, V. P.; BARROS, D. D. Método história oral de vida: contribuições para a pesquisa qualitativa em terapia ocupacional. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v. 21, n. 1, p. 68-73, jan/abr. 2010
    metodohistoriaoraldevida_silvaebarros.pdf

    - Emerich, B. F. & Onocko Campos (Orgs). Saúde e loucura, 10. São Paulo: Hucitec Editora, 2019a.
    reducao_de_danos_abreu_e_surjus.pdf

    Home - Museu da Pessoa

    - Suporte - Museu da Pessoa (orientações gerais roteiro e vídeo)


    Preparação para o trabalho final

    Organização da turma em 5 grupos de quatro ou cinco integrantes.

    Preparação: composição dos grupos, planejamento e elaboração do roteiro de entrevista. Orientações para o trabalho final.

    IMPORTANTE: 

    - O produto final será uma HISTÓRIA ORAL DE VIDA, que inclua um ou mais processos de saúde-doença, e que deverá ser compartilhada em forma de vídeo/audio (em torno de 10 minutos) ou em forma de uma narrativa escrita (referência para narrativa escrita: "Redução de Danos: clínica aberta para a desinstitucionalização das relações entre pessoas e drogas" - Luciana Surjus e Danilo Abreu)

    - Os grupos compartilharão os produtos finais (vídeos/audios/narrativas) no encontro do dia 18/12, quando cada grupo contará sobre o percurso para elaboração do trabalho e sobre as reflexões a partir das entrevistas (dialogando com os temas estudados na disciplina).

    - Para referências para a entrevista e para a gravação/edição do vídeo/audio, consultar:

    Home - Museu da Pessoa

    - Suporte - Museu da Pessoa (orientações gerais roteiro e vídeo)







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  • Encontros 13 e 14 - Dia 11 de dezembro e data a escolha de cada grupo - Experiências narrativas: Histórias de Vidas - trabalho final

    Profa. Érika

    Elaborando e organizando as narrativas

    Conforme combinado no Encontro 12, o dia de hoje deverá ser utilizado para elaboração e/ou organização das narrativas de cada grupo, seguindo as referências da HISTÓRIA ORAL DE VIDA e do MUSEU DA PESSOA.

    IMPORTANTE: Na tarefa em aberto, cada estudante deverá postar o vídeo editado (ou audio ou narrativa) da Entrevista de seu grupo e também um arquivo em word com as PALAVRAS-CHAVES (5 a 10 palavras) e o RESUMO ESCRITO (no máximo, 1 página), sintetizando o conteúdo da entrevista e realizando uma breve análise sobre o conteúdo da entrevista a partir dos referenciais vistos ao longo da disciplina.

    (Resumo e Palavras-chaves deverão ser elaborados em Grupo e ser os mesmos para os estudantes de cada grupo)

    Deixo, novamente, os links para consulta e orientações:

    Histórias - Museu da Pessoa

    A entrevista – Suporte Museu da Pessoa

    Edição – Visão geral – Suporte Museu da Pessoa

    E fico à disposição para dúvidas e outras orientações.

    Bom trabalho!! 





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  • Encontro 15 - Dia 18 de dezembro - Finalização da disciplina

    Profa. Érika

    Apresentação das narrativas

    Fechamento e avaliação da disciplina