Programação

  • CRONOGRAMA

  • Endereço para as aulas via GOOGLE MEET

    meet.google.com/xmo-epcb-wms

    o endereço acima dá acesso às aulas síncronas com a participação da turma inteira


    Nos dias em que houver acompanhamento do progresso dos projetos com os grupos, teremos 2 links adicionais:


    https://meet.google.com/fgi-gfnx-uht

    o link acima dá acesso às aulas onde haverá acompanhamento do progresso dos trabalhos - dias 1/10, 15/10 e 05/11

    apenas os grupos A, E, F, G e J deverão acessar esse link nas datas indicadas. Esses grupos serão acompanhados pelo Prof. Jarlei

    Horários de acesso para cada grupo:

    19h00 - 19h30 aula síncrona com toda a classe (meet.google.com/xmo-epcb-wms)

    Grupo A - 19h30

    Grupo E - 19h45

    Grupo F - 20h00

    Grupo G - 20h15

    Grupo J - 20h30


    o link acima dá acesso às aulas onde haverá acompanhamento do progresso dos trabalhos - dias 1/10, 15/10 e 05/11. 

    apenas os grupos  B, C, D, H e I deverão acessar esse link nas datas indicadas. Esses grupos serão acompanhados pelo Prof. Thomas

    Horários de acesso para cada grupo:

    19h00 - 19h30 aula síncrona com toda a classe (meet.google.com/xmo-epcb-wms)

    Grupo B - 19h30

    Grupo C - 19h45

    Grupo D - 20h00

    Grupo H - 20h15

    Grupo I - 20h30



  • MATERIAL DE APOIO

    • Página da Sociedade International de Nutrigenômica e Nutrigenética, com links para vários outros sites relacionados à Genômica Nutricional muito bons.

  • Tópicos para atividade de cada grupo - Questões para consultoria

    Esses são os tópicos que a Sociedade Brasileira de Nutrigenômica tem dúvidas e gostaria de esclarecer por meio de nosso serviço de consultoria.


    1. O consumo de alimentos contendo glúten é saudável? - GRUPO H

    2. O leite deve estar presente na dieta de adultos? - GRUPO F

    3. Suplementos de ácidos graxos ômega-3 são benéficos à saúde? - GRUPO E

    5. Suplementos de ácido fólico são benéficos à saúde? - GRUPO I

    7. Suplementos de compostos polifenólicos são benéficos à saúde? - GRUPO D

    8. As dietas cetogênicas (low carb/ paleo/ Atkins) são efetivas para perda de peso? Elas trazem outros benefícios para a saúde? - GRUPO A

    11. Ser vegetariano ou vegano traz benefícios ou prejuízos para a saúde? - GRUPO J

    12. Os sucos detox são benéficos à saúde? - GRUPO B

    14. Devemos eliminar a carne vermelha de nossa dieta? - GRUPO C

    15. Devemos eliminar ácidos graxos saturados da dieta? - GRUPO G


  • Artigo para discussão - aula 10/09

  • Aula 27/08

  • Aula 03/09

  • PADLETS

  • Aula 17/09

  • Aula 01/10

  • Aula 15/10

  • Aula 5/11

  • Entrega de projetos para revisão e feedback 16/11

    • Prezados alunos, 

      Gostaríamos de solicitar que façam o upload da versão mais atual, finalizada ou em vias de finalização, do trabalho final (parte teórica) nessa pasta até o dia 16/11. Vamos revisar e enviar feedbacks para que vocês possam arrumar os últimos detalhes até a data final de entrega. Caso tenham dúvidas podem entrar em contato por email (gabriela.mnovaes@usp.br)

      Atenciosamente,

      Monitora Gabriela

  • Entrega de projetos e apresentação final 26/11

    • Prezados alunos, 

      Gostaríamos de solicitar que façam o upload da versão final do trabalho teórico nessa pasta até o dia 26/11. 

      Atenciosamente,

      Monitora Gabriela

  • Orientações para a execução do trabalho final

    Trabalho final - FBA0436 - Nutrigenômica - Noturno (2020)

    Os alunos deverão entregar um texto que deve ter no mínimo 5 páginas (sem contar referências). Sua estrutura deve ser introdução, desenvolvimento (subitens) e conclusãopartir da pergunta da consultoria (EX. Os sucos detox são benéficos à saúde?). As informações devem ser baseadas em referências científicas.

    Além do texto, os alunos deverão produzir um infográfico para a apresentação do trabalho final, resumindo em um slide os principais pontos do trabalho teórico que foi entregue. De acordo com o Oxford English Dictionary, um infográfico (ou gráfico de informações) é “uma representação visual de informações ou dados”.

    Como fazer o seu infográfico?

    Os infográficos visualmente criativos são frequentemente os mais eficazes, pois eles chamam a nossa atenção e não permitem que ela se disperse. Os infográficos são ótimos para facilitar a digestão de informações complexas. Eles podem ser úteis sempre que você quiser:

    ● Fornecer uma visão geral rápida de um assunto

    ● Explicar um processo complexo

    ● Exibir resultados de pesquisa ou dados de pesquisa

    ● Resumir uma postagem de blog ou relatório longo

    ● Aumentar a conscientização sobre um problema ou causa

    Alguns modelos e orientações podem ser encontrados no link abaixo

    https://pt.venngage.com/blog/o-que-e-um-infografico/

    É importante lembrar que os recursos visuais de um infográfico devem fazer mais do que estimular e engajar. Eles devem nos ajudar a entender e lembrar o conteúdo apresentado,  como podemos observar neste infográfico sobre leitura de mãos de Jing Zhang: