Programação

  • CRONOGRAMA

  • Endereço para as aulas via GOOGLE MEET

    meet.google.com/soj-iqam-rzb

    o endereço acima dá acesso às aulas síncronas com a participação da turma inteira


    Nos dias em que houver acompanhamento do progresso dos projetos com os grupos, teremos 2 links adicionais:


    https://meet.google.com/czi-excp-piw

    o link acima dá acesso às aulas onde haverá acompanhamento do progresso dos trabalhos - dias 2/10, 16/10 e 06/11

    apenas os grupos B, D, F, G, I e L deverão acessar esse link nas datas indicadas. Esses grupos serão acompanhados pelo Prof. Jarlei

    Horários de acesso para cada grupo:

    14h00 - 14h30 aula síncrona com toda a classe (meet.google.com/soj-iqam-rzb)

    Grupo B - 14h30

    Grupo D - 14h45

    Grupo F - 15h00

    Grupo G - 15h15

    Grupo I - 15h30

    Grupo L - 15h45



    https://meet.google.com/avs-tzhn-zes

    o link acima dá acesso às aulas onde haverá acompanhamento do progresso dos trabalhos - dias 2/10, 16/10 e 06/11. 

    apenas os grupos A, C, E, H, J e K deverão acessar esse link nas datas indicadas. Esses grupos serão acompanhados pelo Prof. Thomas

    Horários de acesso para cada grupo:

    14h00 - 14h30 aula síncrona com toda a classe (meet.google.com/soj-iqam-rzb)

    Grupo A - 14h30

    Grupo C - 14h45

    Grupo E - 15h00

    Grupo H - 15h15

    Grupo J - 15h30

    Grupo K - 15h45



  • MATERIAL DE APOIO

    • Página da Sociedade International de Nutrigenômica e Nutrigenética, com links para vários outros sites relacionados à Genômica Nutricional muito bons.

  • Tópicos para atividade de cada grupo - Questões para consultoria

    Esses são os tópicos que a Sociedade Brasileira de Nutrigenômica tem dúvidas e gostaria de esclarecer por meio de nosso serviço de consultoria.


    1. O consumo de alimentos contendo glúten é saudável? - GRUPO E

    2. O leite deve estar presente na dieta de adultos? - GRUPO I

    4. Suplementos de vitamina D são benéficos benéficos à saúde? - GRUPO F

    5. Suplementos de ácido fólico são benéficos à saúde? - GRUPO A

    6. Suplementos de selênio são benéficos à saúde? - GRUPO J

    7. Suplementos de compostos polifenólicos são benéficos à saúde? - GRUPO H

    8. As dietas cetogênicas (low carb/ paleo/ Atkins) são efetivas para perda de peso? Elas trazem outros benefícios para a saúde? - GRUPO G

    11. Ser vegetariano ou vegano traz benefícios ou prejuízos para a saúde? - GRUPO L

    12. Os sucos detox são benéficos à saúde? - GRUPO K

    13. O jejum intermitente é uma prática saudável? - GRUPO D

    14. Devemos eliminar a carne vermelha de nossa dieta? - GRUPO C

    15. Devemos eliminar ácidos graxos saturados da dieta? - GRUPO B



  • Artigo para discussão - aula 10/9

  • Aula 28/08

  • Aula 18/09

  • Padlet

  • Aula 02/10

  • Aula 16/10

  • Tutorial para trabalho final

    Trabalho final - FBA0436 - Nutrigenômica - Integral e Noturno (2020)

     

     

    Os alunos deverão entregar um texto que deve ter no mínimo 5 páginas (sem contar referências). Sua estrutura deve ser introdução, desenvolvimento (subitens) e conclusão a partir da pergunta da consultoria (EX. Os sucos detox são benéficos à saúde?). As informações devem ser baseadas em referências científicas.

     Além do texto, os alunos deverão produzir um infográfico para a apresentação do trabalho final, resumindo em um slide os principais pontos do trabalho teórico que foi entregue. De acordo com o Oxford English Dictionary, um infográfico (ou gráfico de informações) é “uma representação visual de informações ou dados”.

     

    Como fazer o seu infográfico?

    Os infográficos visualmente criativos são frequentemente os mais eficazes, pois eles chamam a nossa atenção e não permitem que ela se disperse. Os infográficos são ótimos para facilitar a digestão de informações complexas. Eles podem ser úteis sempre que você quiser:

    ●    Fornecer uma visão geral rápida de um assunto

    ●    Explicar um processo complexo

    ●    Exibir resultados de pesquisa ou dados de pesquisa

    ●    Resumir uma postagem de blog ou relatório longo

    ●    Aumentar a conscientização sobre um problema ou causa

     

    Alguns modelos e orientações podem ser encontrados no link abaixo

    https://pt.venngage.com/blog/o-que-e-um-infografico/

     

    É importante lembrar que os recursos visuais de um infográfico devem fazer mais do que estimular e engajar. Eles devem nos ajudar a entender e lembrar o conteúdo apresentado, como podemos observar neste infográfico sobre leitura de mãos de Jing Zhang:



  • Prévia do trabalho final

  • Aula 06/11

  • Aula 27/11

  • Tópico 16