Programação

  • Apresentação da disciplina. Começando nossa caminhada


    Bem vindas(os) à disciplina

    A criança como sujeito do cuidado e da pesquisa: bases teóricas e metodológicas

    A fim de facilitar a nossa comunicação, vamos usar a plataforma Moodle. Aqui, você terá acesso a orientações sobre as atividades, referências bibliográficas e cópias de alguns dos textos indicados, bem como enviará seus trabalhos. 

    Orientações gerais

    A disciplina tem 6 créditos, 90 horas, em 9 semanas. As aulas ocorrerão das 8:00 às 12:00 horas, às sextas-feiras.

    A frequência é contada nas atividades presenciais (32 horas), sendo que o mínimo exigido para aprovação é de 75%. 

    A avaliação incluirá 4 elementos:

    1.     Presença e participação nos seminários e discussões (2,0 pontos).
    A disciplina tem 65% de sua carga horária atribuída a estudos e 35% a atividades presenciais. As atividades presenciais são centrais para a construção do conhecimento, pela interação do grupo, e oportunidade de compartilhar o produto dos estudos. 

    Espera-se que você leia todos os textos indicados semanalmente, para participar das discussões de maneira fundamentada e, assim, contribuir para tal construção de conhecimento.

    Além da presença, a pontualidade é um fator importante. Atraso eventual não implicará em prejuízos para a avaliação, mas atrasos repetidos serão descontados da frequência e da pontuação.  
     
    2.     Elaboração e apresentação de exercícios sobre textos indicados (5,0 pontos).

     - Para as aulas 2, 3, 4, 6, e 8 você elaborará duas perguntas: uma questão sobre algo que julgue importante que todos compreendam, e uma questão sobre o que gostaria de saber mais. 

    - Redigirá também um parágrafo para responder sua primeira questão, com sua síntese ou explicação sobre uma das principais ideias do(s) texto(s) recomendados, que julgue importante que todos do grupo compreendam.

    - A segunda questão será relativa à exploração de um tópico que julgue útil para discussão na classe, isto é, que estimule a compreensão sobre o tema em foco.

    - O exercício deverá ser entregue no início da aula correspondente.

    A pontuação da tarefa será de acordo com os critérios a seguir:

     

    Excelente

    Bom

    Fraco

    Inexistente

    Questão e Ideia principal

    Você escolheu um dos mais importantes aspectos e o descreveu corretamente

    (1,0 ponto)

    Você escolheu algo não muito importante, mas descreveu corretamente

    (0,75 ponto)

    Você escolheu um tópico, importante ou não, mas não o descreveu corretamente

    (0,25 ponto)

    Não importante, não compreendida ou inexistente

    (0 ponto)

    Questão

    Muito possivelmente levará a uma discussão interessante em sala, favorecendo o aprendizado.

    (1,0 ponto)

    Pode levar a uma discussão na classe, mas o tema não contribui para o aprendizado sobre o assunto do curso.

    (0,75 ponto)

    Dificilmente levará a uma discussão interessante na classe

    (0,25 ponto)

    Irrelevante ou não existente

    (0 ponto)

    a pontuação total obtida neste quesito será dividida por 2 e somada aos demais quesitos.


    3.  Apresentação de conteúdo referente às aulas 5 e 7 (1,0 ponto).

    Para as aulas 5 e 7, cada estudante, ou dupla, ficará responsável por apresentar um tópico do conteúdo para todo o grupo. 


    4.     Trabalho final (1,0 ponto).

    O trabalho final será individual, visando relacionar o conteúdo da disciplina à proposta de pesquisa de cada um. A questão do trabalho final é: como os conhecimentos abordados nesta disciplina podem contribuir para minha pesquisa? A articulação dos conteúdos deve evidenciar compreensão adequada dos conceitos estudados.

    Cada participante fará uma breve apresentação de seu trabalho no último encontro. O grupo poderá comentar a apresentação, e as discussões desse momento poderão ser incorporadas no trabalho a ser entregue, caso contribuam para seu aprimoramento. 
    O texto final deverá ter de 4 a 6 páginas, em espaço simples. O envio do trabalho será feito na plataforma stoa, até uma semana após o dia da apresentação
     

    Para a nota final, a correspondência dos pontos ao conceito será:

    Conceito A:  9,0-10,0 pontos

    Conceito B:  7,5-8,9 pontos

    Conceito C:  5,0- 7,4 pontos

  • aula 1. Infância ou infâncias?

    08/05/2020

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    Para iniciar nossa caminhada, vamos pensar juntos: Nossos olhares para a criança - de onde vêm?

  • aula 2. A construção do conhecimento sobre as crianças

    15/05/2020

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    O estudo do desenvolvimento humano: fontes de conhecimento sobre o período da infância.

    Objetivo: Caracterizar modelos de estudo do desenvolvimento humano e infantil.

    Atividade: Discutiremos os conteúdos dos textos estudados previamente. Para tanto, cada um deve organizar seus resumos e notas, questões e ideias decorrentes das leituras. Todas as reflexões sistematizadas serão apresentadas e discutidas com o grupo durante o encontro deste dia. Para orientar a discussão, utilizaremos as questões dos participantes sobre os conceitos principais dos textos de Papalia e Feldman.

    Papalia DE, Feldman RD. Desenvolvimento humano. 12.ed. Porto Alegre: Mc Graw Hill/Artmed. 2013. cap 1, tópicos 1 a 3 (p. 34-53) e cap 2, tópicos 1 a 3 (p. 54-83). 

    disponível em https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=l6Y5AgAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA5&dq=papalia+desenvolvimento+humano&ots=7AnIhiI_qY&sig=34UPyY4cHPqE92bbr-XOHyRyZUo#v=onepage&q&f=false

    Leitura complementar:

    Gouvêa MCS. Estudos sobre desenvolvimento humano no século XIX: da biologia à psicogenia. Cadernos de Pesquisa, 2008; 38 (134):535-557.

  • aula 3. O desenvolvimento sócio-emocional da criança

    22/05/2020

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    O desenvolvimento sócio-emocional nos primeiros anos de vida.

    Objetivo: Conhecer e discutir o desenvolvimento sócio-emocional, do nascimento aos 3 anos de vida.
    Papalia DE, Feldman RD. Desenvolvimento humano. 12.ed. Porto Alegre: Mc Graw Hill/Artmed. 2013. capítulo 6.


  • aula 4. O desenvolvimento cognitivo da criança

    29/05/2020


    Desenvolvimento cognitivo: 0 a 3 anos.
    Objetivo: Conhecer e discutir o desenvolvimento cognitivo, do nascimento aos 3 anos de vida.
    Papalia DE, Feldman RD. Desenvolvimento humano. 12.ed. Porto Alegre: Mc Graw Hill/Artmed. 2013. capítulo 5.


  • aula 5. Analisando o desenvolvimento da criança

    05/06/2020

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    Instrumentos de avaliação do desenvolvimento infantil.
    Objetivo: Conhecer e discutir instrumentos de avaliação do desenvolvimento infantil aplicáveis no acompanhamento de saúde e na pesquisa com crianças.

    Não será necessário enviar o parágrafo nem as questões para esta aula. 

    A primeira leitura é para todos e subsidia a compreensão sobre a aplicação de instrumentos na apreensão do desenvolvimento infantil.

    Cada dupla apresentará um instrumento, dentre os que seguem. Poderão ser usados os textos aqui incluídos e outros localizados pelos apresentadores.

    • Instrumento de vigilância do desenvolvimento - caderneta de saúde da criança.
    • Teste de triagem de desenvolvimento de Denver.
    • Escala de Desenvolvimento Infantil de Bayley.
    • Escala de Desenvolvimento de Gesell e Amatruda.
    • Home Observation for Measurement of the Environment (HOME Inventory)

  • aula 6. A teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano

    19/06/2020

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    O desenvolvimento no contexto da vida: a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano.

    Objetivo: Conhecer a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano e refletir sobre sua importância para a compreensão dos estudos sobre o desenvolvimento infantil e o cuidado da criança. 

    A discussão sobre os conceitos da teoria será orientada pelas questões trazidas pelos membros do grupo, elaboradas a partir da leitura dos textos básicos.

  • aula 7. As necessidades essenciais das crianças

    26/06/2020

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    Objetivo: Conhecer e discutir o referencial das necessidades essenciais da criança para seu desenvolvimento integral.
    Brazelton TB, Greenspan SI. As necessidades essenciais das crianças: o que toda criança precisa para crescer, aprender e se desenvolver. Porto Alegre: Artmed; 2002.
    Veríssimo MLÓR, Sigaud CHS, Rezende MA, Ribeiro MO. O cuidado e as necessidades de saúde da criança. In: Fujimori E, Silva-Ohara CV, organizadoras. Enfermagem e a saúde da criança na atenção básica. São Paulo: Manole; 2009. cap 5, p. 91-120. (leitura das páginas 91 a 95).


  • aula 8. A pesquisa com crianças

    conceitos

    03/07/2020

    Resultado de imagem para grupo de crianças


    Objetivo: Refletir sobre conceitos, abordagens e estratégias de pesquisa com crianças.  

    Textos básicos: 
    Qvortrup J. A dialética entre a proteção e a participação. Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 1, p. 11-30, jan./abr. 2015 disponível em  http://www.curriculosemfronteiras.org/vol15iss1articles/qvortrup.pdf
    Sarmento MJ. Uma agenda crítica para os estudos da criança. Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 1, p. 31-49, jan./abr. 2015 disponível em  http://www.curriculosemfronteiras.org/vol15iss1articles/sarmento.pdf

    Tarefa: incluir no wiki (texto colaborativo) a explicação sobre um conceito dos textos e uma questão para discussão. Ler as tarefas dos colegas; apontar respostas sucintas a alguma(s) das questões.

    Outros textos que podem ser de interesse:
    Ambos os textos escolhidos compõem um número especial sobre o tema:
    Marcello FA, Dornelles LV, organizadores. Seção temática. Estudos e Pesquisas com Crianças: desafios éticos e metodológicos. Currículo sem fronteiras, 2015; 15(1): 5-154.  disponível em  http://www.curriculosemfronteiras.org/art_v15_n1.htm
    Alderson P. As crianças como pesquisadoras: os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisa. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 91, p. 419-442, Maio/Ago. 2005.

    Faux SA, Walsh M, Deatrick JA. Intensive interviewing with children and adolescents. Western Journal of Nursing Research. 1988; 10(2):180-94.
    Faria ALG, Finco D, organizadoras. Sociologia da Infância no Brasil. Campinas (SP): Autores Associados; 2011.
    Kramer S. Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. Cadernos de Pesquisa, n. 116, julho/ 2002.
    Saramago SSS. Metodologias de pesquisa empírica com crianças. Sociologia, problemas e práticas, n.º 35, 2001, p. 9-29.
    Sigaud CHS, Rezende MA, Veríssimo MLÓR, Ribeiro MO, Montes DC, Piccolo J, Souza JM, Marins SS. Aspectos éticos e estratégias para a participação voluntária da criança em pesquisa. Rev Esc Enferm USP 2009 (online), 43(esp 2) 1342-6.
    Veríssimo MLÓR, Sigaud CHS, Rezende MA, Ribeiro MO. O cuidado e a ética na relação com a criança em Instituições de Saúde. In: Barchifontaine CP; Zoboli E, organizadores. Bioética, vulnerabilidade e saúde. Aparecida/São Paulo: Ideias e Letras/Centro Universitário São Camilo; 2007. p. 339-346.

  • Trabalho final


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    A questão do trabalho final é: como os conhecimentos abordados nesta disciplina podem contribuir para minha pesquisa?

    Cada participante fará um texto de reflexão, fundamentado com a literatura pertinente. 

    • Formato: O texto final deverá ter de 3 a 5 páginas e enviado nesta plataforma até dia 10/07.
    • Pedimos que encaminhem também a avaliação da disciplina. Não leremos as avaliações antes de definirmos as notas, mas, caso prefiram, podem encaminhar a avaliação depois, até dia 20 de julho.