Enfermagem Materno-infantil e Psiquiátrica
GERAL
Planejar, executar e avaliar o cuidado de enfermagem à parturiente, à puérpera e ao recém-nascido, no contexto hospitalar, com base nas principais causas de morbimortalidade materna e neonatal, nos preceitos éticos legais e na prática baseada em evidências. Fundamentar a assistência à mulher com afecções ginecológicas benignas prevalentes no território nacional e local.
ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:
Referentes à ação docente:
1. Facilitar a aplicação de princípios ético-legais e a reflexão crítica no cuidado à mulher com afecções ginecológicas benignas, à parturiente, à puérpera e ao RN.
2. Propiciar o aprofundamento dos conceitos e atitudes relacionados aos fatores ginecológicos e psicossociais que repercutem sobre a saúde da mulher.
3. Fundamentar o cuidado de enfermagem à mulher com afecções ginecológicas benignas da adolescência à pós-menopausa.
4. Possibilitar o desenvolvimento dos procedimentos e atitudes no cuidado à mulher com afecções ginecológicas benignas da adolescência à pós-menopausa.
5. Introduzir os conceitos referentes à organização e modelos de assistência à mulher e ao RN no parto e nascimento.
6. Conceituar e instigar no aluno a reflexão crítica quanto aos tipos de parto.
7. Explicar os fatores, o mecanismo, a fisiologia e os períodos clínicos do parto.
8. Fundamentar o cuidado de enfermagem à parturiente, à puérpera e ao RN no nascimento e no AC.
9. Possibilitar o desenvolvimento dos procedimentos e atitudes no cuidado à parturiente, puérpera e RN no nascimento e no AC.
10. Propiciar aprofundamento dos conceitos, procedimentos e atitudes na identificação dos fatores maternos e familiares que repercutem na saúde do concepto/RN e das práticas assistenciais ao RN e a puérpera.
11. Expor o panorama da morbidade e mortalidade neonatal no Brasil.
12. Fundamentar o cuidado de enfermagem ao RN com agravos prevalentes à saúde.
13. Conceituar os níveis de atenção e os modelos de assistência neonatal.
14. Possibilitar o desenvolvimento de procedimentos e atitudes no cuidado do RN na unidade neonatal.
Referente à ação discente:
1. Aplicar os princípios éticos legais no cuidado à mulher com afecções ginecológicas benignas, à parturiente, à puérpera e ao RN.
2. Aprofundar o raciocínio clínico no cuidado à mulher com afecções ginecológicas benignas, à parturiente, à puérpera e ao RN.
3. Discutir os fatores ginecológicos e psicossociais que repercutem na saúde da mulher com afecções ginecológicas benignas.
4. Analisar os conceitos relacionados ao cuidado de enfermagem à mulher com afecções ginecológicas benignas.
5. Sistematizar o cuidado de enfermagem à mulher com afecções ginecológicas benignas.
6. Identificar os conceitos referentes à organização e modelos de assistência à mulher e ao RN no parto e nascimento.
7. Apontar os aspectos políticos, socioculturais e epidemiológicos e clínicos relacionados aos tipos de parto.
8. Descrever os fatores, o mecanismo, a fisiologia e os períodos clínicos do parto.
9. Analisar os conceitos relacionados ao cuidado de enfermagem à parturiente, à puérpera e ao RN no nascimento e no AC.
10. Discutir o panorama da morbidade e mortalidade neonatal no Brasil.
11. Analisar os conceitos relacionados ao RN na unidade neonatal.
12. Sistematizar o cuidado de enfermagem ao RN na unidade neonatal.
- Docente: Ana Paula Almeida Brito
- Docente: Camila Amaral Borghi
- Docente: Carla Marins Silva
- Docente: Maria Alice Tsunechiro
GERAL
Planejar, executar e avaliar o cuidado de enfermagem à parturiente, à puérpera e ao recém-nascido, no contexto hospitalar, com base nas principais causas de morbimortalidade materna e neonatal, nos preceitos éticos legais e na prática baseada em evidências. Fundamentar a assistência à mulher com afecções ginecológicas benignas prevalentes no território nacional e local.
ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:
Referentes à ação docente:
1. Facilitar a aplicação de princípios ético-legais e a reflexão crítica no cuidado à mulher com afecções ginecológicas benignas, à parturiente, à puérpera e ao RN.
2. Propiciar o aprofundamento dos conceitos e atitudes relacionados aos fatores ginecológicos e psicossociais que repercutem sobre a saúde da mulher.
3. Fundamentar o cuidado de enfermagem à mulher com afecções ginecológicas benignas da adolescência à pós-menopausa.
4. Possibilitar o desenvolvimento dos procedimentos e atitudes no cuidado à mulher com afecções ginecológicas benignas da adolescência à pós-menopausa.
5. Introduzir os conceitos referentes à organização e modelos de assistência à mulher e ao RN no parto e nascimento.
6. Conceituar e instigar no aluno a reflexão crítica quanto aos tipos de parto.
7. Explicar os fatores, o mecanismo, a fisiologia e os períodos clínicos do parto.
8. Fundamentar o cuidado de enfermagem à parturiente, à puérpera e ao RN no nascimento e no AC.
9. Possibilitar o desenvolvimento dos procedimentos e atitudes no cuidado à parturiente, puérpera e RN no nascimento e no AC.
10. Propiciar aprofundamento dos conceitos, procedimentos e atitudes na identificação dos fatores maternos e familiares que repercutem na saúde do concepto/RN e das práticas assistenciais ao RN e a puérpera.
11. Expor o panorama da morbidade e mortalidade neonatal no Brasil.
12. Fundamentar o cuidado de enfermagem ao RN com agravos prevalentes à saúde.
13. Conceituar os níveis de atenção e os modelos de assistência neonatal.
14. Possibilitar o desenvolvimento de procedimentos e atitudes no cuidado do RN na unidade neonatal.
Referente à ação discente:
1. Aplicar os princípios éticos legais no cuidado à mulher com afecções ginecológicas benignas, à parturiente, à puérpera e ao RN.
2. Aprofundar o raciocínio clínico no cuidado à mulher com afecções ginecológicas benignas, à parturiente, à puérpera e ao RN.
3. Discutir os fatores ginecológicos e psicossociais que repercutem na saúde da mulher com afecções ginecológicas benignas.
4. Analisar os conceitos relacionados ao cuidado de enfermagem à mulher com afecções ginecológicas benignas.
5. Sistematizar o cuidado de enfermagem à mulher com afecções ginecológicas benignas.
6. Identificar os conceitos referentes à organização e modelos de assistência à mulher e ao RN no parto e nascimento.
7. Apontar os aspectos políticos, socioculturais e epidemiológicos e clínicos relacionados aos tipos de parto.
8. Descrever os fatores, o mecanismo, a fisiologia e os períodos clínicos do parto.
9. Analisar os conceitos relacionados ao cuidado de enfermagem à parturiente, à puérpera e ao RN no nascimento e no AC.
10. Discutir o panorama da morbidade e mortalidade neonatal no Brasil.
11. Analisar os conceitos relacionados ao RN na unidade neonatal.
12. Sistematizar o cuidado de enfermagem ao RN na unidade neonatal.
- Docente: Ana Paula Almeida Brito
- Docente: Camila Amaral Borghi
- Docente: Carla Marins Silva
a) OBJETIVO GERAL DO MÓDULO
É compreender e aplicar os fundamentos necessários para o desenvolvimento de processo interpessoal inerente à prática da enfermagem.
IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO
Esse conhecimento é importante neste momento do curso, pois, provê ensinamentos introdutórios que se propõe a instrumentalizar o aluno nos aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais para os diferentes processos de trabalho dos enfermeiros.
b) SITUAÇÕES (eixos integrativos) NAS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA
O aluno fará uso dos conhecimentos adquiridos neste programa como uma ferramenta intermediária e propedêutica para o desenvolvimento de relacionamento humano, portanto interpessoal, com indivíduos e grupos, instrumentalizando-se para as práticas de enfermagem.
c) OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA x LÓGICA DOS CONTEÚDOS
I. Referentes à ação docente:
- Promover a reflexão sobre o relacionamento interpessoal e suas implicações para o cuidado integral de indivíduos, famílias e grupos na prática de enfermagem.
- Introduzir bases teórico-conceituais do processo de comunicação.
- Discutir o processo de comunicação enquanto constituinte do relacionamento interpessoal na prática da enfermagem.
- Apresentar as bases teórico-conceituais do processo grupal em enfermagem e sua aplicação nas práticas do enfermeiro.
- Introduzir o conhecimento da organização das principais funções psíquicas como instrumento para desenvolvimento de relações interpessoais, na perspectiva do cuidado integral.
II. Referentes à ação discente:
- Reconhecer os elementos constituintes do processo grupal na prática da enfermagem, identificando limites e potencialidades.
- Identificar os componentes e barreiras do processo de comunicação, reconhecendo suas implicações na prática do cuidado em enfermagem.
- Reconhecer a comunicação e o relacionamento interpessoal como ferramenta inerente à prática de enfermagem.
- Refletir sobre a importância da habilidade em reconhecer seus sentimentos e atitudes na interação de enfermagem junto a indivíduos, famílias e grupos.
- Reconhecer as formas de organização psíquica do ser humano, identificando sua interferência no desenvolvimento das relações interpessoais.
- Docente: Divane de Vargas
OBJETIVO
GERAL DO MÓDULO
Compreender a experiência de doença da criança, adolescente e sua família;
Instrumentalizar o aluno no cuidado de enfermagem à criança, adolescente em situação de doença aguda e crônica, bem como de sua família fundamentado em bases teóricas.
ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS
Referentes à ação docente:
Instrumentalizar o aluno em sua formação técnico-científica voltada para o cuidado da criança, adolescente e sua família em situação de doença;
Possibilitar a prática baseada em evidências no cuidado da criança, adolescente e sua família;
Instrumentalizar o aluno a desenvolver habilidades de comunicação, tomada de decisões e de trabalho em equipe no contexto da pediatria.
Referentes à ação discente:
Integrar e aplicar conhecimentos práticos e teóricos no contexto da criança, adolescente e sua família que experiência a doença, utilizando o raciocínio clínico;
Compreender a criança, adolescente e sua família em situação de doença em relação ao crescimento e desenvolvimento, estrutura e dinâmicas familiares, fatores sócio-culturais como base do cuidado;
Realizar o cuidado à criança, adolescente e sua família fundamentado na abordagem centrada na família;
Conhecer e identificar os problemas clínicos da criança hospitalizada;
Realizar as etapas do processo de enfermagem em pediatria;
Respeitar princípios éticos, legais e humanísticos em enfermagem pediátrica.
- Docente: Camila Amaral Borghi
- Docente: Elaine Buchhorn Cintra Damiao
- Docente: Lisabelle Mariano Rossato
Coordenadora: Profª Drª Emilia Saito
- Docente: Carla Marins Silva
1. Oferecer subsídios sobre os fundamentos do processo de pesquisa em saúde tática.
2. Conhecer e discutir os princípios básicos que fundamentam a pesquisa quanti e qualitativa na área da saúde.
3. Desenvolver as etapas iniciais do processo de pesquisa em saúde.
4. Discutir como a prática clínica e os resultados de pesquisa geram problemas de pesquisa.
- Docente: Elaine Buchhorn Cintra Damiao
- Discutir a evolução dos conceitos de criança e infância.
- Caracterizar modelos de estudo e teorias do desenvolvimento infantil.
- Conhecer e discutir instrumentos de avaliação do desenvolvimento infantil aplicáveis no acompanhamento de saúde da criança.
- Relacionar os contextos de vida e as necessidades essenciais da criança para seu desenvolvimento integral.
- Refletir sobre abordagens e estratégias de pesquisa com crianças.
- Docente: Aurea Tamami Minagawa Toriyama
- Docente: Maria De La O Ramallo Verissimo
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO
Esta disciplina tem como objetivo geral tornar o aluno capaz de: compreender a importância do brincar para as crianças e realizar prática da brincadeira nas situações de cuidado à saúde da criança.
IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO.
Esta disciplina proporcionará o aprendizado acerca do brincar no cuidado à criança em serviços de saúde.
SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA
Os conhecimentos aprendidos serão aplicados em todas as circunstâncias de cuidado à criança, tanto nos serviços da atenção básica como na atenção especializada.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:
Referentes à ação docente:
A docente tem como objetivos:
1. Resgatar os conhecimentos e as experiências prévias dos estudantes sobre a importância do brincar para a criança
2. Discorrer e refletir sobre o significado do brincar para a criança
3. Apresentar as funções e os tipos de brincadeiras
4. Caracterizar o brincar conforme as fases do desenvolvimento infantil
5. Orientar e acompanhar as etapas do planejamento e a implementação da prática de brincar com a criança em serviço de saúde: características da criança, objetivo da brincadeira, materiais lúdicos utilizados, avaliação da prática de brincar
6. Introduzir o tema Espaço Lúdico e discutir sua importância em serviços de saúde
Referente à ação discente:
Que ao término da disciplina o aluno seja capaz de:
1. Reconhecer o significado e a importância do brincar para a criança
2. Identificar as funções e os tipos de brincadeiras
3. Diferenciar o brincar conforme as fases do desenvolvimento infantil
4. Planejar e implementar o brincar com a criança em serviço de saúde
5. Reconhecer a importância do espaço lúdico em serviços de saúde
- Docente: cecília helena de siqueira sigaud
OBJETIVO
GERAL DO MÓDULO
Compreender a experiência de doença da criança, adolescente e sua família;
Instrumentalizar o aluno no cuidado de enfermagem à criança, adolescente em situação de doença aguda e crônica, bem como de sua família fundamentado em bases teóricas.
ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS
Referentes à ação docente:
Instrumentalizar o aluno em sua formação técnico-científica voltada para o cuidado da criança, adolescente e sua família em situação de doença;
Possibilitar a prática baseada em evidências no cuidado da criança, adolescente e sua família;
Instrumentalizar o aluno a desenvolver habilidades de comunicação, tomada de decisões e de trabalho em equipe no contexto da pediatria.
Referentes à ação discente:
Integrar e aplicar conhecimentos práticos e teóricos no contexto da criança, adolescente e sua família que experiência a doença, utilizando o raciocínio clínico;
Compreender a criança, adolescente e sua família em situação de doença em relação ao crescimento e desenvolvimento, estrutura e dinâmicas familiares, fatores sócio-culturais como base do cuidado;
Realizar o cuidado à criança, adolescente e sua família fundamentado na abordagem centrada na família;
Conhecer e identificar os problemas clínicos da criança hospitalizada;
Realizar as etapas do processo de enfermagem em pediatria;
Respeitar princípios éticos, legais e humanísticos em enfermagem pediátrica.
- Docente Avançado: Elaine Buchhorn Cintra Damiao
- Docente: Lisabelle Mariano Rossato