Programação

  • Tópico 1

  • 8/08. Os usos do tempo

  • 15/08: A matriz processual

    15/08: A matriz processual

    Leitura obrigatória:

    Elias, N. & Dunning, E. “O lazer no espectro do tempo livre”. In: Elias, N. & Dunning, E. Em busca da excitação. Lisboa: Difel, 1992. p. 139-186.

    Leitura complementar:
    Richez, J.C. & Strauss, L. “Um tempo novo para os operários: as férias pagas (1930- 1960)”. In: Corbin, A. História dos tempos livres. Lisboa: Teorema, 2001.


  • link para pasta de textos no dropbox

  • Textos para os seminários em grupo

    Pessoal, os textos para os seminário estão sendo acrescentados à pasta no dropbox. Observem que, para cada tema, haverá dois textos. Os grupos basearão suas apresentações em ambos, para que o debate fique mais interessante.

    Por favor, amanhã (19 de setembro) estejam a postos com os seus grupos e temas escolhidos!

  • QUESTÕES DA PROVA

    Pessoal, aí vão as questões da prova e as instruções. Tendo em vista que vocês poderão demonstrar o quanto absorveram da discussão sobre turismo a partir dos trabalhos de grupo, na prova priorizei o debate sobre lazer. De todo modo, cada um está livre para mobilizar a bibliografia que achar pertinente, desde que contemple alguns dos autores vistos por nós.

    Não há mínimo ou máximo em termos de número de linhas. Por favor, use o seu bom senso!!!

    ENTREGA NO DIA 10/10, EM PAPEL IMPRESSO, DURANTE A AULA. NÃO SERÃO RECEBIDAS PROVAS FORA DO PRAZO OU POR EMAIL.

    Escolha UMA  das questões abaixo.

    1) Termos como “tempo livre”, “recreação”, “lazer”, “ócio” e “lúdico” são usados em referência a um corpus de ações cujos significados envolvem, por um lado, a concessão de tempo livre legalmente regulamentado ao trabalhador; por outro, a garantia de aproveitamento “adequado” das horas de lazer, o que exige do poder público a implementação de políticas de gestão do tempo livre. Recupere essa relação entre as esferas privada e pública no que concerne ao lazer a partir de pelo menos um dois textos lidos durante o curso.

    2) Muitos autores no campo das ciências sociais têm trabalhado a relação nada óbvia, porém já naturalizada nas sociedades contemporâneas, entre lazer, turismo e consumo. Faça uma apreciação dessa discussão com base nos textos e debates contemplados ao longo do curso.

    BOA SORTE!!!


  • SPMobilities2017: Primeira Escola Avançada em Mobilidades: Teoria e Métodos

    Pessoal, aí vai o link para o site do evento. Para quem tiver interesse em assistir à palestra de abertura na terça-feira, por favor enviar email para spmobilities2017@gmail.com

    A procura está sendo grande, então é melhor garantir o seu assento!

    Para as atividades de sexta-feira na EACH/USPLeste, não precisa fazer inscrição porque os auditórios são maiores.

    Como lhes disse, será uma oportunidade muito bacana de conhecer alguns nomes de ponta que estão pesquisando sobre vários dos temas que estamos discutindo no nosso curso.

    https://spmobilities.wixsite.com/2017


  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10