Demos início à aula entregando os roteiros. Diferentemente das outras ocasiões onde haviam roteiros, pedimos que os alunos lessem juntos e em voz alta, evitando assim que uns lessem e outros fingissem ler. Como apenas um aluno se propôs a ler, ele fez todas as leituras, enquanto acompanhávamos junto com a sala.
A cada trecho da leitura, fazíamos a discussão do texto.
Fizemos um breve apanhado histórico sobre as máquinas térmicas e contextualizamos a experiência da aula anterior (motor térmico), relacionando-a com duas máquinas em específico, a Máquina de Newcomen e a ela mesma, aperfeiçoada por Watt.
Assim como na aula anterior, fizemos uma ponte entre os conceitos envolvidos, tais como os processos de transformação de energia. Enfatizamos a importância da construção do conhecimento e como ele é aperfeiçoado ao longo do tempo, visando o avanço da tecnologia e os benefícios que ela traz para população.
Em um segundo momento, falamos sobre Joule e sua importância para a Física, mais especificamente como foi importante sua descoberta sobre a equivalência trabalho-calor como meio preciso de medição de calor, suas aplicações e benefícios.
Fizemos ainda uma breve discussão das dificuldades de construção de um termômetro, no sentido de que parâmetros são necessários para se obter uma escala precisa e constante.
E por último aplicamos as duas questões do roteiro e tivemos bastante participação da sala, principalmente na segunda questão, que tratava sobre a evolução dos aparelhos termodinâmicos.