Nome:
Turma:
Relato:
Anexos:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Monalisa, Pamela

Turma:

2ºC

Relato:

Essa foi a última ida até a escola, na qual pretendíamos recolher uma avaliação de nossas atividades através de um questionário, para tanto na oficina referente a essa ida o elaboramos, porém no dia eles (os questionários) não estavam disponíveis na escola para aplicarmos. A solução encontrada foi abrir uma discussão na sala.

No ínicio, com a primeira pergunta referente ao conteúdo, se ele estava em acordo com o que eles estavam vendo em sala de aula, houve uma grande reclamação dos alunos em relação a professora que discutiu abertamente e colocou as dificuldades dos alunos em acompanhar a matéria por não terem uma afinidade com a matemática  e não estudarem em casa,  assim como as faltas dela durante o semestre.

Quando perguntamos dos experimentos e quanto nossas explicações as respostas foram satisfatórias, porém, segundos os alunos, não houve um aproveitamento destes, já que eles estavam fora do conteúdo do que eles estavam aprendendo em sala, como mencionado.

Nossa conversa não foi muito extensa, porém o ponto chave da reclamação dos alunos foi essa diferença dos experimentos e o conteúdo.

Ficamos sabendo também que ano que vem não haverá EJA na escola.

Anexos:

Nome:

Gilberto Cavalcante
Henrique Gallo

Turma:

2º ANO - EJA

Relato:

Demos início à aula entregando os roteiros. Diferentemente das outras ocasiões onde haviam roteiros, pedimos que os alunos lessem juntos e em voz alta, evitando assim que uns lessem e outros fingissem ler. Como apenas um aluno se propôs a ler, ele fez todas as leituras, enquanto acompanhávamos junto com a sala.

A cada trecho da leitura, fazíamos a discussão do texto.

Fizemos um breve apanhado histórico sobre as máquinas térmicas e contextualizamos a experiência da aula anterior (motor térmico), relacionando-a com duas máquinas em específico, a Máquina de Newcomen e a ela mesma, aperfeiçoada por Watt.

Assim como na aula anterior, fizemos uma ponte entre os conceitos envolvidos, tais como os processos de transformação de energia. Enfatizamos a importância da construção do conhecimento e como ele é aperfeiçoado ao longo do tempo, visando o avanço da tecnologia e os benefícios que ela traz para população.

Em um segundo momento, falamos sobre Joule e sua importância para a Física, mais especificamente como foi importante sua descoberta sobre a equivalência trabalho-calor como meio preciso de medição de calor, suas aplicações e benefícios.

Fizemos ainda uma breve discussão das dificuldades de construção de um termômetro, no sentido de que parâmetros são necessários para se obter uma escala precisa e constante.

E por último aplicamos as duas questões do roteiro e tivemos bastante participação da sala, principalmente na segunda questão, que tratava sobre a evolução dos aparelhos termodinâmicos.

Anexos:

Nome:

fabio gregorio galindo

thiago aguilera vieira

Turma:

3° ano - eja

Relato:

Neste dia realizamos o experimento referente a transferência de calor por meio da convecção. 

     Discutimos entre nós do grupo e avaliamos que seria melhor realizar o experimento na própria sala, mesmo sabendo que utilizaríamos água, porém como é uma quantidade mínima, não haveria problema. O objetivo era firmar o conceito deste tema e também fazer com que eles conseguissem fazer associações com seu cotidiano. Para isso, eles teriam de executar a experiência conforme o roteiro fornecido e tentar lembrar de uma das primeiras experiências proposta neste semestre.

     Infelizmente perdemos um pouco de tempo até o início do experimento, mas eles conseguiram executá-lo a tempo e preencher o roteiro proposto, porém, a abordagem da aula foi muito breve, e tivemos de apelar, sob forma de diálogo, os conceitos da transferência de calor por meio da convecção. A  interação com os alunos foi muito boa, mas não conseguimos entrar em uma explanação um pouco mais teórica. 

          Percebendo que já havia passado um tempo bastante considerável da aula, a professora tomou a dianteira no final e pediu para que os alunos preenchessem o questionário sobre as experiências e a avaliação sobre os estagiários. 

          Abrimos no final um tempo para questionamentos e dúvidas, tanto sobre o experimento visto quanto sobre o questionário de avaliação da proposta. 

     Infelizmente, e mais uma vez, a má administração do tempo nos gerou uma enorme frustração, tendo em vista que o nosso maior objetivo, que era o de ensino através dos experimentos práticos não foi aproveitado em sua forma plena, mas a experiência de transmitir um mínimo de informação sobre o assunto, enriquecendo a percepção dos alunos a cerca da Física em seu cotidiano se faz presente e atuante.

Anexos: