Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Agnaldo, Ronaldo, Vitor

Turma:

3º Colegial

Atividade:

Questionário final

Plano de Aula:

 

 

Trata-se de nossa última visita ao colégio e a ideia deste momento final é conversar com os alunos de maneira informal e também através de um questionário para que possamos refletir um pouco sobre o que eles pensam sobre a escola, sobre Física e sobre nossa passagem por lá.

Estamos planejando abordar alguns alunos individualmente (de maneira totalmente informal) e conversar com eles, pois desta forma, acreditamos que podemos conseguir alguns feedbacks mais sinceros do que se fizéssemos por intermédio de uma avaliação direta e formal. Inclusive, esta maneira parece ser menos “agressiva” do ponto de vista dos alunos.

Um questionário diferente também será dado ao professor, com o intuito de conseguir um feedback dele e também verificar se ele tem também ideias visando a melhor no ensino. 

Questionário dos alunos

Responda às questões abaixo com total sinceridade. Caso não se sinta à vontade para escrever seu nome, não há problemas. O objetivo deste questionário é verificar o quanto a nossa participação contribuiu para o seu crescimento.

(Opcional) Nome:                                                                            (Opcional) e-mail:

  1. Você gosta de estudar? O que você acha que poderia mudar de forma a aumentar o seu gosto pelo estudo ?

 

 

  1. O quê você mudaria no estilo de aulas de seu colégio? Você gosta de aulas com “giz e lousa” ou prefere aulas com atividades entre alunos e professores ?

 

  1. O que você achou das intervenções feitas pelos estagiários da USP neste ano ? 

 

  1. Você acredita que é possível aprender de uma forma mais rápido ? O que você sugeriria ? 

 

  1. Você acredita que é possível ensinar de uma maneira diferente ?

 

 

  1. Você se sente motivado em estudar para entrar em uma boa Universidade ?

 

 

  1. Qual é o seu objetivo de vida hoje ?

Questionário do professor

  1. Durante nossas intervenções, optamos por fazer experimentos com uma abordagem interativa com os alunos. O que você vê de positivo e negativo nessa estratégia ?

 

 

  1. O que você mudaria na nossa abordagem ?

 

 

  1. Você acredita que é possível ensinar Física de uma maneira diferente daquela que é ensinada hoje ? O que você sugere ?

 

 

  1. Você acredita que se primeiramente (desde do ensino infantil) ensinássemos aos alunos como estudar ao invés de o quê estudar, os resultados seriam mais satisfatórios ? O interesse dos alunos seria maior ?

 

 

  1. Você acredita que o que ensinamos no colégio (não somente em Física, mas em todas disciplinas e atividades) é suficiente para inspirar os alunos em prol de seus objetivos ou é apenas uma “chatice” ? Você acredita que esse seria também um possível papel do professor ?

 

 

  1. Você tem algum projeto ou ideia voltada a ensinar e/ou dar aulas de uma forma diferenciada ?

 

 

  1. Você acredita na escola ?

 

Roteiro:

Nome:

Valdir

Turma:

2º E

Atividade:

Questionário ( Avaliação dos alunos )

Plano de Aula:
Neste encontro no dia 18/11/2013 não houve uma aula mas sim uma conversa informal com os alunos sobre as aulas experimentais que eles tiveram durante este ano de 2013.

Nesta conversa muitos alunos estavam presentes, praticamente toda sala, a tentativa foi algo diferente dos que eles estão acostumados a fazer, solicitei que eles avaliassem o trabalho dos estagiários, sugeri algumas questões, e eles sendo avaliadores, foi dado a liberdade para responder somente aqueles que desejassem colaborar apontando pontos positivos e negativos.

 

Alguma questões sugeridas:

 

O que você achou das experiências?

Qual ou quais você gostou? Comente

Aponte sugestões para melhorar as experiências

 

 

 

Roteiro: