Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Thiago A. Vieira

Fábio G. Galindo

Turma:

3°eja

Atividade:

convecção - transfeência de calor

Plano de Aula:

Correntes de convecção.

 

Plano de Aula

Objetivos

Através do experimento abaixo descrito, mostrar aos alunos que a transferência de calor por meio da convicção é realizada de várias maneiras, pois como o assunto já foi abordado anteriormente, os alunos já têm o conceito prévio do que é convecção e o objetivo é firmar o conceito deste tema e também fazer com que eles consigam fazer associações com seu cotidiano. Foi proposto para nós realizarmos uma avaliação do conteúdo com os alunos. Como tivemos alguns problemas, pois a professora teve alguns problemas pessoais e também porque em uma ocasião nossa caixa não foi para a escola, para não deixar os alunos com um experimento a menos decidimos reforçar o que foi antes explanado e exposto, mas de uma outra forma.

 

Pré-Requisitos

Leitura de enunciados;

Leitura de procedimentos;

 

Dinâmica da aula

Organização dos alunos

Os alunos deverão se reunir em grupos de aproximadamente 5 pessoas, para poderem ter contato com o experimento individualmente e trocarem informações, opiniões e aprimorar o trabalho em grupo.

Comanda da atividade

Os grupos deverão estar com os seguintes materiais à mão:

- quadro tubular de vidro;

- Água;

- Corante;

- Lamparina;

- Alcool;

- Fósforo

Possíveis dificuldades

Por se tratar de um experimento que envolve materiais vítreos e fogo, o ponto de principal atenção durante a realização do experimento é com a segurança dos alunos, ao pedirmos que manuseiem o vidro e a lamparina com cuidado para não quebrar o vidro nem tampouco gerar um incêndio e/ou queimaduras no corpo;

Comanda da Atividade

Inicialmente, os alunos irão colocar água dentro do quadro tubular de vidro até enche-lo totalmente e com o conta-gotas colocar algumas gotas de corante por um pequeno orifício na região superior do quadro.

 

Após a realização da atividade, ele deverá responder um questionário, relatando tudo que foi observado e questionando-o sobre o que foi visto na experiência.

No fim da atividade, iremos fornecer aos alunos um questionário individual a respeito do que eles acharam das atividades de estágio para recebermos um feedback por parte dos alunos referente ao estágio realizado por nós.

 

Respostas esperadas

Esperamos que após o experimento, os alunos conversem entre si e tentem solucionar a

seguinte as questões que constam na folha da atividade e se eles conseguem concatenar o que foi visto em sala com a realidade do dia-a-dia

Roteiro: Documento do Word 2007 Avaliação dos Estagiários.docx

Nome:

thiago a. vieira

fabio g. galindo

Turma:

3°eja

Atividade:

convecção - transferência de calor

Plano de Aula:
Roteiro: Documento do Word 2007 Questões sobre o experimento 18 - 11.docx

Nome:

Gilberto Cavalcante
Henrique Gallo

Turma:

2º ANO - EJA

Atividade:

Contextualização histórica - máquinas térmicas

Plano de Aula:

Objetivos: Nesta atividade pretendemos contextualizar historicamente a experiência da última aula, através da discussão sobre a aplicação de máquinas térmicas ao longo da história.

Pré-requisitos:

- É desejável ter assistido a última aula.

Dinâmica da aula:

1 – Entregraremos os roteiros.

2 – Faremos a leitura junto com os alunos.

3 – Discutiremos o texto.

4 – Aplicação orientada de duas questões.

5 - Fechamento.

 

Roteiro: Documento PDF impresso2.pdf

Nome:

Dricia, Jéssica e Maria

Turma:

3°E

Atividade:

Avaliação

Plano de Aula:

Nesta semana que é a ultima visita a escola vamos propor aos alunos e a professora uma avaliação de todas as atividades que foram realizadas durante este semestre.

A intenção é que os estudantes expressem suas impressões a respeito das aulas e dos experimentos.

Roteiro: Documento Word avaliaçãodoc

Nome:

Monalisa, Pamela e Thiago

Turma:

Atividade:

Questionário

Plano de Aula:

A atividade proposta, que será a última, trata-se de um questionário para avaliação da disciplina neste semestre.

Então, contamos mais uma vez com a colaboração dos alunos para preenchimento deste e que através dele seja possível enxergar melhoras para os próximos estagiários.

Roteiro: Documento Word Questionário de encerramento do estágio de PEF PAMELA E MONALISA.doc