Nome:
Turma:
Relato:
Anexos:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Adolfo e Hamilton

Turma:

8º e 6º ano

Relato:

Na última visita levamos os materiais para os alunos prepararem os cartazes da Feira de Ciências. Foi uma visita tranquila, no sentido de que não havia proposta de ensino para a aula, mas era apenas um momento de sentarmos junto com eles e ajudarmos a desenvolver ideias para as frases dos cartazes. Fizemos uso de tinta guache cartolinas e pincel, a maioria dos alunos, tanto do 8º como do 6º ano, ja tinham suas frases prontas; eles vem trabalhando nisso também durante os dias que nós não estagiamos na escola; foram distribuidos tablets para os alunos terminarem suas pesquisas portanto não tivemos muita dificuldade de atenção e os cartazes estão com "meio caminho andado".

Anexos:

Nome:

Gabriela, Natasha e Sofia

Turma:

7º e 9º anos

Relato:

Ao chegarmos na sala do laboratório, uma outra professora estava lá. Ela teria dito que os professores haviam trocado de horário com ela. Com a chegada da prof Wilma, resolveu-se o mal entendido e entramos na sala com o 7ºano. Demos algumas orientações sobre o preenchimento do questionário, principalmente que eles poderiam escrever com sinceridade o que pensavam sobre o laboratório. Como essa classe tem muita dificuldade com leitura e escrita, a aplicação do questionário acabou ocupando a aula inteira. Isso, contudo, rendeu bons resultados, pois a sala levou a sério as perguntas e muitos se esforçaram para se expressarem.

 

No 9º ano, a aplicação dos questionários foi muito mais rápida, durando cerca de 20 minutos. Esses alunos já tem um domínio da escrita melhor e eles não tiveram muitas dificuldades. No restante da aula, nós tentamos dar orientações sobre a confecção dos cartazes para a feira, tais como sugestões de tópicos para serem pesquisados. A prof Solange insistiu que fossem trazidos tablets para que os alunos utilizassem, muito embora tivesse sido alertada por uma aluna que a internet dos tablets não estaria funcionando corretamente. Mesmo assim, ela foi buscá-los, demorando cerca de 20 minutos para voltar. Quando os alunos foram utilizá-los, a internet realmente não estava funcionando, o que anulou a utilidade dos tablets para a pesquisa. Os estudantes passaram a jogar joguinhos nos tablets e se dispersaram totalmente. Foi praticamente impossível de fazê-los voltarem à tarefa proposta.

Anexos:

Nome:

Jean

Turma:

6A e 8A

Relato:

Não pude comparecer a essa visita devido a problemas no trabalho. Porém, a professora Marymar me deixou ciente da situação e de como os alunos estavam evoluindo na preparação da feira. Foram requisitados mais materiais e alguns serão um pouco mais dificeis de encontrar. Alguns grupos estão com dificuldades de encontrar os materiais requeridos e por isso ainda não fizeram muito para a feira. 

Anexos:

Nome:

Thiago

Turma:

7B

Relato:

Mostrei as experiências para os alunos porém descobri que deveria levar experiências que deveriam ser relacionadas com seus roteiros. COmo havia pesquisado um grande número de experimentos utilizei os tablets da escola e mostri diferentes experiências para depertar o interesse nos alunos.
Alguns se interessaram mas outros apenas ficaram jogando joguinhos nos tablets.
Já selecionei as experiências que levarei aos alunos nas outras aulas

Anexos:

Nome:

Mariana Cardoso Menquinelli

Ana Carolina Oliveira de Souza

Turma:

6° e 8°

Relato:

Turma: 6° Série

Todos os grupos repetiram as experiências, mas nenhum havia iniciado o trabalho de pesquisa ou criação de cartazes.

O grupo que escolheu a experiência de satélites de planetas não estavam se entendo entre eles, assim mudaram para a experiência do sistema solar em escala. Esse grupo não produziu nada durante o dia.

 

Turma: 8° Série

Na 8° havia apenas uma menina trabalhando sozinha, o professor João havia sugerido que ela ficasse com a experiência da usina termoelétrica. Conversamos com ela sobre a mudança para a experiência e falamos sobre a ausencia de material. No final ela se juntou com o grupo que trabalhava com o periscópio.

Percebemos que os alunos esperavam muito que nós os ajudássemos passo a passo ignorando os roteiros.

Anexos:

Nome:

Mariana De Marchi e Walter Leopoldo

Turma:

9A

Relato:

Como na semana anterior, adotamos uma nova prática: aguardar a professora chegar para abrirmos a sala de ciências. Tomamos esta decisão porque, em diversas aulas anteriores, os alunos entravam mais cedo e roubavam os girinos que outras turmas estavam criando no laboratório. Desde o início, esta postura pareceu não agradar muito à professora, mas ainda assim a vemos como a melhor alternativa.

Quando, com cerca de 15 minutos de atraso, a docente finalmente apareceu, tomou uma atitude um tanto drástica: disse que somente as alunas que se interessam pela feira e cumprem efetivamente suas atividades ficariam na sala. Os demais alunos, mais de 70% da turma, deveriam permanecer do lado de fora. Após alguns minutos de sala trancada somente com quatro alunas para dentro, uma inspetora de alunos bateu à porta. Ele disse que acabara de passar por uma situação embaraçosa com a professora: ela estava gritando com a diretora perto de alguém que estava visitando a escola e a diretora havia pedido (mandado) que os alunos entrassem na sala. De alguma maneira, a inspetora entendeu que nós havíamos colocado os alunos para fora. Conversamos com ela, nos entendemos, mas deixamos claro que somente continuaríamos a aula se a professora estivesse ali, devido aos muitos problemas disciplinares da turma.

Após todos entrarem na sala, começamos a entregar os questionários de auto-avaliação. Alguns alunos presentes não participaram de nenhuma das atividades realizadas, mas mesmo assim quiseram responder às questões. Suas respostas foram desconsideradas. A maior parte dos alunos, que geralmente tem o hábito de não cooperar efetivamente com a realização dos experimentos, deu a si mesmo uma nota bastante alta em quesitos como “participação nas atividades” e avaliou mal a professora e os estagiários. Já os alunos mais participativos, deram a si mesmos boas notas, conferindo-nos avaliações melhores que aquelas dadas à professora.

Algumas de nossas observações: como já havíamos percebido, a professora e a maior parte dos alunos não está interessada na realização da feira de ciências ou, de maneira geral, nos conteúdos apresentados. Como ocorreu durante todo o ano, foi depositada sobre nós a responsabilidade de cuidar de todo o aprendizado de ciências da turma, o que não deveria acontecer. A professora assumiu uma postura omissa e irresponsável durante todo o trabalho e as posturas que observamos dos alunos em relação à feira e às atividades de maneira geral, podem ser enxergadas como um dos resultados desta atitude. Um ponto positivo: com os alunos mais interessados, que demonstram um grande desprezo pelo trabalho da professora, conseguimos realizar um trabalho extremamente produtivo. As atividades renderam discussões interessantes e os projetos da feira estão sendo executados com bastante cuidado e empenho por parte deles.

Anexos: