Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

FLAVIO / MARCOS

Turma:

1° G

Atividade:

Experimento / Atividade para avaliação

Plano de Aula:

Objetivo :

* Apresentar a primeira Lei de Newton.    

 

 Pré - requisitos:

* Noções sobre cinemática

 

Conteúdo :

* Apresentação do conceito de inércia

 

Procedimento:

* Apresentação da teoria

* Execução do experimento

* Atividade com os alunos para apresentar os resultados do experimento.

 

Conclusão e encerramento.

Roteiro: Documento Word EE JOSÉ LIBERATT prova.doc

Nome:

Vitor, Agnaldo, Ronaldo

Turma:

Atividade:

Cuidados com Eletricidade

Plano de Aula:

Esta aula será muito mais um debate sobre cuidados com eletricidade do que uma aula demonstrativa.

 Abriremos a aula perguntando quais os motivos pelos quais não podemos permanecer dentro de uma piscina ou do mar em um dia chuvoso. A idéia é conduzir os alunos para medir a resistência elétrica de suas mãos (secas e molhadas) para na sequência demonstrar (utilizando o experimento “Corrente de que ?”) que a água de fato conduz corrente elétrica e que os íons na água favorecem a condução de corrente elétrica.

 A idéia é montar três grupos na sala e abordar estes grupos individualmente. Esta estratégia vem sendo adotada para permitir que os alunos permaneçam focados no experimento evitando gastar tempo com possíveis dispersões.

 Um aspecto interessante deste experimento é mostrar a relevância que os conhecimentos de eletricidade trazem para a sociedade. Isso ficará evidente quando os alunos medirem a resistência elétrica de suas mãos e notarem que a água reduz drasticamente este valor.

 Esta aula está programada para consumir 15 minutos em cada grupo da sala.

Roteiro: Documento Word 2013-10-30 - Plano Aula 7 - Corrente de que.doc

Nome:

Valdir

Turma:

2º E

 

Atividade:

Camara Escura

 

Plano de Aula:

 

Este experimento teve a intenção de demonstrar algumas propriedades da luz, utilizando uma camara escura, um equipamento simples de construir utilizando objetos que encontramos em casa.

 

Roteiro: Documento Word Camara escura - Liberatti - Valdir e Flavio.doc

Nome:

Denise Minematsu, Guilherme Vazquez, Julia Coles

Turma:

3º E e F

Atividade:

Correção da atividade "Corrente de quê?" e aplicação do questionário avaliativo das nossas atividades

Plano de Aula:

A nossa próxima visita à escola será a última (isso se houver, pois o professor Vitor disse que iria verificar a possibilidade), portanto pensamos em uma atividade de fechamento. Essa atividade será dividida em duas partes, uma constitui na retomada da atividade anterior, sobre a corrente elétrica, em que iniciaremos abrindo espaço para que os alunos apresentem suas dúvidas e, em seguida, passaremos um vídeo de 12 minutos sobre os modelos atômicos.

Com todas as dúvidas sanadas, passaremos para a segunda parte da aula, em que distribuiremos um questionário para avaliar o aproveitamento dos alunos e suas opiniões a respeito das atividades que desenvolvemos com eles ao longo do ano.

Como sugestão do monitor Danilo, também passaremos também um questionário para o professor Vitor, a fim de analisar sua opinião a respeito de tudo o que foi trabalhado durante as aulas por ele cedidas ao nosso estágio.

                Os questionários dos alunos e do professor estão anexados. 

Roteiro: Documento PDF questionarios_prof+aluno.pdf

Nome:
Marcio Koji Umezawa e Rivaldo Xavier Jr.
Turma:
3º E e 3º F
Atividade:
Correção da atividade anterior e avaliação do nosso trabalho.
Plano de Aula:
Planejamos essa visita como uma atividade de encerramento. Na primeira parte da aula iremos dar continuidade ao tema da aula anterior sobre condução elétrica. Passaremos um vídeo sobre modelos atômicos, o que já foi cogitado na aula anterior, mas devido ao pouco tempo disponível ficamos apenas com a demonstração de escalas do universo. Após isso retomaremos o tema da condução elétrica, abordada na atividade anterior. Isso visa explicar alguns aspectos teóricos do tema e solucionar eventuais dúvidas dos alunos., pois durante a aplicação do experimento na última aula foi sentida a ausência de um trabalho conceitual nessa área por parte dos estagiários.

Na segunda parte da aula iremos aplicar um questionário de avaliação do nosso trabalho durante o ano. Serão dois questionários: um para o professor, com questões dissertativas e voltada para relação professor-estagiários e outro anônimo, para os alunos, com questões mais objetivas e que inclui também questões mais pessoais, envolvendo a visão deles sobre a Física.

O planejamento desta aula não envolve a avaliação dos alunos, logo espera-se que ela ocorra de maneira mais solta e menos corrida que nas outras aulas. E a partir da análise dos questionários procuraremos reconhecer nossos acertos e erros durante o ano e que isso nos proporcione algo que sirva como um legado pessoal desta disciplina.
Roteiro: Documento PDF questionarios_prof+aluno.pdf

Nome:

Jeferson Almeida e João Davi

Turma:

2F

Atividade:

Experiemento Máquina Térmica

Plano de Aula:

Material necessário: Hélice (ventuinhas), Suporte Lamparina, Copo plástico Água Álcool e Recipiente com tubo de saída

 

Objetivo: Discutir com os alunos os principais tipos de energia partindo do princípio do funcionamento de uma máquina térmica simples

Introdução:

• Apresentação do tema que envolve o experimento. (5min)

• Texto para leitura, tempo estimado (10 min)

 

Desenvolvimento do experimento:

• Divisão da sala (5 min);

• Orientação para realização experimento (5 min);

• Realização do experimento (10 min);

 

Desenvolvimento da aula:

• Apresentar o tema  Energia

• Discussão sobre os processos de transformação de energia envolvida no experimento;

• Roteiro do experimento;

• Quatro questões referentes ao texto e ao experimento que será realizado.

 

Roteiro: Documento PDF Plano de Aula MT.pdf