Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Dricia, Jéssica e Maria

Turma:

3°E

Atividade:
Plano de Aula:

Plano de Aula – Atividade 6: Correntes de convecção.

Objetivo: Nesta atividade pretendemos, por meio da experiência, que os alunos tomem conhecimento de que existe transferência de calor e uma das maneiras que isso pode ser feito é através da convecção.

Pré-requisito:

- Conhecimento do conceito de calor.

- Leitura de enunciados e procedimentos.

Problematização:

Nesta atividade vamos entregar aos alunos os tubos quadrados de vidro com água e algumas gotas de corante, antes de colocar a lamparina perto do tubo vamos perguntar a eles o que eles acham que vai acontecer. Depois da realização da experiência vamos comparar a hipótese dada por eles com o que foi observado durante a realização do experimento. Após este momento pretendemos fazer uma discussão do porque isso acontece, onde acontece e se há outras maneiras de transferir calor entre objetos, com isso eles poderão responder as questões que estão propostas no roteiro.

Atividade:

- Formação dos grupos e entrega dos roteiros e materiais;

- Execução do experimento;

- Anotação por parte dos alunos das observações/resultados;

- Auxilio nas dúvidas referentes à experiência/perguntas do roteiro;

- Conclusão do experimento e discussões finais.

Possíveis dificuldades:

Nesta atividade achamos que os alunos terão dificuldade com o conceito de calor, pois não sabemos como foi abordado anteriormente.

Roteiro: Documento Word roteiro.doc

Nome:

Gilberto Cavalcante
Henrique Gallo

Turma:

2º ANO - EJA

Atividade:

Motor térmico

Plano de Aula:

Objetivos: Nesta atividade pretendemos demostrar através de uma experiência, como um tipo de energia se transforma em outra e qual a utilidade deste fator físico para nossa sociedade.

Pré-requisitos:

- É recomendado algum conhecimento sobre transformação de energia.

Dinâmica da aula:

1 – Apresentaremos o experimento e faremos uma breve discussão sobre que acontecerá em cada etapa da experiência.

2 – Realizaremos a experiência e discutiremos os conceitos físico envovidos.

3 – Por fim, discutiremos outras formas de produção de energia térmica e sua utilidade, bem como qual é a importância de cada uma em nossa sociedade e seus custos-benefícios.

Roteiro:

Nome:

Pamela Isabel Ferraz Souto

Monalisa Ribeiro

Thiago de Castro Pereira

Turma:

2º ano

Atividade:

Energia dos Alimentos

Plano de Aula:
Roteiro: Documento do Word 2007 Plano de aula 11 - Energia dos alimentos.docx

Nome:

Fábio G. Galindo

Paulo R. Silva

Thiago A. Vieira

Turma:

3D - eja - noturno

Atividade:

por onde anda a luz

Plano de Aula:

Foi utilizado como plano de aula o mesmo da aula anterior, pois nossa caixa havia sido encaminhada para outra instituição.

 

Roteiro: