Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Vera Carneiro Braga de Oliveira

Turma:

1a. F - ENSINO MÉDIO

Atividade:

A elipse e o movimento dos satélites e planetas (2)

Plano de Aula:

Objetivo:

Colocar os dados em um papel milimetrado, corretamente,

associando os valores da abcissa x os valores da ordenada.

 

Estratégia:

Formar duplas e orientar para desenvolver juntos os dados

no papel.

 

Desenvolvimento:

Ler com atenção os objetivos do experimento. Colocar os dados e

consultar o caderno 3- Astronomia.

Comparar e verificar qual planeta que possue os dados assinalados

e formato do gráfico.

Dificuldades:

Os alunos já fizeram uso do papel milimetrado na

situação de aprendizagem 2 - Caderno 4 - Leis de Kepler.

Acredito que terão que levar e trazer na próxima aula.

 

Avaliação:

Gráfico correto, comparado e resposta do planeta correta.

 

 

Roteiro: Documento Word A_elipse_e_o_movimento_dos_satelites_e_planetas (2).doc

Nome:

Helton C. Martinez

Turma:

3º B

Atividade:

Dispersão da Luz Visível e espectros

Plano de Aula:

Objetivos:

Confecção de um espectroscópio caseiro utilizando materiais de baixo custo e análise do seu funcionamento.

 

Pré requisitos:

Habilidade manual que requer a utilização de cola, tesoura, fita crepe e papel.

 

Dinâmica da Aula:

1- Apresentação da atividade: explicar aos alunos atividade proposta e pontuar os devidos cuidados que devem se tomar durante o processo por estarem manuseando objetos cortantes.

 

2- Organização dos Alunos: conduzir os alunos até o laboratório e dividi-los em 6 grupos.

 

3- Comanda (enunciado) da atividade: leitura do roteiro em conjunto.

 

4- Possíveis dificuldades: falta de manejo com os materiais; conclusão do espectroscópio mal sucedida (não funcionando devidamente); não entendimento do processo físico envolvido;

 

5- Respostas esperadas: que os alunos possam compreender a conexão entre os espectros observados na atividade com os "espectros" apresentados na teoria. 

 

6- Fechamento e Sínteses: o fechamento e a síntese ocorrerão nas aulas seguintes.

 

Roteiro: Documento Word Dispersão_da_luz_e_Espectros - ROTEIRO.doc

Nome:

Alberto e Lucas

Turma:

1°B e 1°C

Atividade:

Astronomia - II

Plano de Aula:

Plano de aula 10

 

Astronomia I

 

Objetivo: Fornecer informações para que os alunos compreendam melhor conceitos de astronomia, além de pensarem como isso pode ser vinculado ao seu cotidiano (na compreensão de fenômenos).

 

Dinâmica da aula:

 

1- Apresentação da atividade – Como costumeiro nós dividiremos os alunos em cinco grupos. Exporemos que o assunto trabalhado, a partir dessa aula, será astronomia. Em seguida eles verão um vídeo, que funcionará como introdução.

2 – Procedimento – Daremos recomendações gerais sobre alguns detalhes e aproximações no roteiro.

3 – Realização do roteiro – Após terem visto o vídeo e discutido eventuais dúvidas com os estagiários (nós), os alunos responderão o roteiro.

4 – Encerramento – Discutiremos os conceitos abordados na aula e como vão ser úteis para as aulas vindouras.

 

Avaliação - Será realizada a partir da participação dos alunos na aula e respostas das questões do roteiro.

 

Possíveis dificuldades- O próprio conteúdo. Os alunos estão “acostumados” a estudar mecânica lidando com elementos do cotidiano, de modo que lidar com essa novidade poderá gerar desconforto.

Roteiro: Documento do Word 2007 Roteiro 11 ou 13.docx

Nome:

Guilherme e Luis

Turma:

1º N e 1º O

Atividade:

Sistema Solar

Plano de Aula:

Iremos usar novamente a abordagem de vídeo em sala de aula já que a aula anterior apresentou resultados até melhores do que nós esperavamos.

Essa abordagem de vídeos nos parece mais adequada para tratarmos do assunto da semana que é o sistema solar, e novamente usaremos uma aula do Telecurso 2000.

 

Dinâmica de aula

Apresentação de atividade: serão exibidos dois vídeos. O primeiro vídeo será uma aula do Telecurso 2000 sobre Sistema Solar. A aula aborda os pontos considerados por nós como os mais importantes, que os alunos devam sair da aula sabendo: características dos planetas do sistema solar, classificá-los por tamanho e distância do Sol. Saber a diferença entre estrelas, planetas, asteróides, luas.

O outro vídeo mostra, em escala, a diferença de tamanho entre planetas do Sistema Solar, o Sol e estrelas maiores que o Sol, até chegar a uma das maiores estrelas conhecidas - a VY Canis Majoris.

 

Somente após as exibições iremos distribuir os roteiros para os grupos. Abordaremos os grupos, ajudando em dúvidas, e curiosidades que costumam surgir enquanto os alunos refletem sobre o assunto.

Organização dos alunos: na última aula o professor Rafael preferiu definir os grupos em até 4 alunos. Possivelmente o mesmo acontecerá nesta aula também.

Respostas esperadas: o roteiro desta semana tem questões mais tradicionais. Apenas verifica se o aluno prestou atenção nas informações passadas para ele.

A única questão que deve trazer problemas para os alunos deve ser a que pede para explicar o que é astro, estrela, lua, planeta, satélite, asteróide, meteoro, cometa. Como é muita informação em pouco tempo, e são conceitos similares, é muito possível que haja inversão entre eles.

Roteiro: Documento Word Sistema Solar.doc

Nome:

Daniel Rutkowski Soler

Turma:

PRÁTICAS: DIURNO

ANDRONICO: 3º ANO

Atividade:

DISPERSÃO DA LUZ VISÍVEL E ESPECTROS (Continuação)

Plano de Aula:

Dar sequência e concluir a atividade iniciada na aula anterior. Nela, só foi possível a construção dos espectroscópios: todos os demais objetivos planejados tiveram de ser deixados para esta nova aula. Por isso, todo o plano de aula anterior está posto aqui novamente.

Objetivos:

Sensibilizar e motivar para o estudo da luz visível, usando para isso o fenômeno de dispersão da luz.

Realizar com o auxílio de um prisma ou CD, a dispersão da luz branca de uma lâmpada incandescente ou fluorescente.

Introduzir a discussão sobre a absorção e a emissão de fótons por átomos, gases, líquidos e sólidos.

Pré-requisitos:

- Leitura do roteiro do experimento, entregue logo no início da feitura do experimento;

- Disposição para o trabalho coletivo, uma vez que o material do experimento deverá ser manipulado simultaneamente por mais de um aluno;

- Noções básicas sobre modelo atômico de Bohr, sobre espectro eletromagnético e sobre espectros de emissão, de absorção e contínuo;

- Noções básicas dispersão e difração da luz;

Dinâmica da Aula:

1) Apresentação da atividade: informar rapidamente aos alunos sobre a natureza do experimento e seus objetivos, explicando que os alunos deverão se separar em grupos, ler um roteiro de um experimento e segui-lo, realizando passo a passo as orientações do roteiro e respondendo as questões propostas.

2) Organização dos alunos: condução dos alunos até o laboratório de ciências. Separação dos alunos em 6 grupos, já que dispomos de 6 kits do experimento. Fornecimento de um roteiro do experimento por grupo.

3) Comanda (enunciado) da atividade: reafirmação de reforço sobre a natureza do experimento e de seus objetivos, bem como leitura coletiva do início do roteiro do experimento. Explicação de que a atividade terá ao todo duas etapas: observação dos espectros das lâmpadas por meio dos espectroscópios; feitura das três questões propostas no roteiro.

4) Possíveis dificuldades: alunos podem ter dificuldade em conseguir observar o espectro das lâmpadas através do espectroscópio. Podem ter dificuldade sobre compreender a natureza dos espectros observados e a sua relação com os mecanismos de produção de espectros que envolvem os átomos. Podem ainda ter dificuldade em compreender como os espectros contínuos de sólidos e líquidos são formados, dado que átomos só emitem radiação com frequência específicas.

5) Respostas esperadas: que os alunos esbocem ideias sobre como são produzidos os três tipos básicos de espectros na natureza. Que os alunos interajam durante a aula uns com os outros e com os professores, apresentando dúvidas e elaborando respostas a dúvidas anteriores ou dúvidas surgidas durante a própria aula. Que apresentem dúvidas e tentativas de respostas às questões propostas no fim do Roteiro.  

6) Fechamento e síntese: pretende-se promover uma discussão que não tenha um fechamento propriamente, visto que o andamento da aula dependerá do ritmo dos alunos e das necessidads dos mesmos em compreender fenômenos e questões ligadas ao tema da aula. Procurar-se-á, eventualmente, monitorar a discussão no sentido de garantir que os principais temas da aula foram minimamente colocados em discussão no decorrer dela.

7) Avaliação: esta aula não tem carater avaliativo. A partir das respostas dadas espera-se ser possível traçar um diagnóstico sobre o conhecimento dos alunos a respeito da produção de fótons em átomos e da geração dos diferentes tipos de espectros observados na natureza. Mas os alunos não serão submetidos a nenhuma avaliação valendo nota.

Roteiro: Documento Word Aula_4_Dispersão_da_luz_e_Espectros - ROTEIRO.doc