Iremos usar novamente a abordagem de vídeo em sala de aula já que a aula anterior apresentou resultados até melhores do que nós esperavamos.
Essa abordagem de vídeos nos parece mais adequada para tratarmos do assunto da semana que é o sistema solar, e novamente usaremos uma aula do Telecurso 2000.
Dinâmica de aula
Apresentação de atividade: serão exibidos dois vídeos. O primeiro vídeo será uma aula do Telecurso 2000 sobre Sistema Solar. A aula aborda os pontos considerados por nós como os mais importantes, que os alunos devam sair da aula sabendo: características dos planetas do sistema solar, classificá-los por tamanho e distância do Sol. Saber a diferença entre estrelas, planetas, asteróides, luas.
O outro vídeo mostra, em escala, a diferença de tamanho entre planetas do Sistema Solar, o Sol e estrelas maiores que o Sol, até chegar a uma das maiores estrelas conhecidas - a VY Canis Majoris.
Somente após as exibições iremos distribuir os roteiros para os grupos. Abordaremos os grupos, ajudando em dúvidas, e curiosidades que costumam surgir enquanto os alunos refletem sobre o assunto.
Organização dos alunos: na última aula o professor Rafael preferiu definir os grupos em até 4 alunos. Possivelmente o mesmo acontecerá nesta aula também.
Respostas esperadas: o roteiro desta semana tem questões mais tradicionais. Apenas verifica se o aluno prestou atenção nas informações passadas para ele.
A única questão que deve trazer problemas para os alunos deve ser a que pede para explicar o que é astro, estrela, lua, planeta, satélite, asteróide, meteoro, cometa. Como é muita informação em pouco tempo, e são conceitos similares, é muito possível que haja inversão entre eles.