Nome:
Turma:
Relato:
Anexos:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Dricia, Jéssica e Maria

Turma:

3°E

Relato:

Relato – Atividade 5:  Descobrindo a pressão.

Escola: Daniel Pontes                    Turma: 3°E

Nome: Dricia, Jéssica e Maria

Nesta aula levamos para os alunos uma atividade com um tema diferente, mudamos de assunto e abordamos a pressão como tema deste experimento. A atividade foi dividida em duas etapas e conseguimos realizá-las durante a aula.

Chegamos um pouco antes do horário, arrumamos a sala com as carteiras em grupos e distribuímos os materiais. Nesta aula tivemos menos alunos presentes do que de costume, segundo a professora o motivo é o feriado da próxima segunda.

Começamos a atividade e na primeira parte os estudantes deveriam colocar o papel na borda do tubo de ensaio, virá-lo e ver que o líquido não cai, grande parte dos alunos ficou bastante tempo tentando fazer isso e o líquido sempre caia. Nós fizemos um tubo que deu certo, ou seja, o líquido não caiu e fomos passando pelos grupos para que eles vissem que dava certo o experimento e depois disso alguns alunos conseguiram fazer também. Questionamos os alunos acerca do que estava acontecendo e porque, fomos esclarecendo as duvidas que surgiam, com isso abordamos o tema da pressão atmosférica e eles foram respondendo as questões do roteiro.

Na segunda parte da atividade os alunos deveriam colocar a vela no prato e um copo sobre a vela, com isso a vela apagaria e a água entraria no copo, antes de fazer a atividade perguntamos o que iria acontecer e a maioria sabia que a vela apagaria, mas eles não sabiam que a água entraria no copo. Após realizar o experimento questionamos porque a água entrou no copo, e com isso abordamos o conceito da diferença de pressão.

Os experimentos foram bastante simples, mas percebemos que os alunos gostaram e fizeram as experiências várias vezes. Um dos alunos fez a segunda parte do experimento diversas vezes, acendeu a vela dentro do prato para ver a água entrar no copo várias vezes, depois fez em cima da mesa para ver o que acontecia, depois fez no vão entre as duas mesas e em todos os lugares possíveis na sala de aula.

Anexos:

Nome:

Gilberto Cavalcante
Henrique Gallo

Turma:

2º ANO - EJA

Relato:

Relato de Estágio – 10ª visita

Devolução dos questionários e discussão sobre a série “Poeira das Estrelas”

Começamos a aula entregando os questionários respondidos pelos alunos três aulas atrás e passamos um roteiro da aula atual na lousa, indicando a temática do dia, cujos tópicos principais foram: comentários sobre as respostas nos questionários; discussão dos principais pontos da série “Poeira das Estrelas” e apresentação de algumas experiências para ilustrar a temática da aula.

De um modo geral os alunos comentaram a importância da ciência no dia-a-dia, principalmente comentando as inovações tecnológicas conseguidas a partir dela. Curiosamente, na última pergunta Se a Ciência resolvesse todas as atuais  questões da humanidade, que pergunta você acha que ela ainda não responderia ou que surgiria?”, os alunos levantaram questões sociais, como vida após a morte, a cura de doenças como o câncer e até soluções para problemas como a corrupção.

Buscamos inserir os alunos na discussão buscando comentários e exemplos sobre essa importância, tendo conseguido uma boa participação dos alunos reconhecendo a importância da ciência e percebendo que novas descobertas científicas podem acontecer uma vez que ela está em constante evolução.

Em relação à série “Poeira das Estrelas”, fizemos uma discussão dos principais tópicos abordados e buscamos demonstrar como a ciência é um processo construtivo baseada em ideias, questionamentos, estudos e experimentação como uma ferramenta de validação das teorias, tendo de um modo elementar trabalhado a ideia do método científico como instrumento de desenvolvimento da ciência.  A participação dos alunos também foi positiva nesta parte da aula, pois fizeram comentários sobre pontos da série que chamaram a atenção deles, nos dando mais possibilidades de encaminhamento da temática da aula.

Na parte final da aula a proposta era a demonstração de alguns experimentos, porém devido ao tempo só foi possível utilizar os motor elétrico elementar. Onde conseguimos uma resposta bastante positiva tanto no sentido de ter despertado a curiosidade em relação ao modo de funcionamento, quanto ao fato de alguns alunos, por já estarem inseridos no mercado de trabalho, terem o conhecimento técnico de alguns conceitos, o que tornou a demonstração produtiva.

Na próxima aula daremos continuidade às demonstrações de experiências, buscando além de elucidar os conceitos envolvidos, um engajamento com a nossa temática principal, que é a ciência no cotidiano, sua importância social e o papel da sociedade em seu desenvolvimento.

Anexos:

Nome:

Monalisa, Pamela e Thiago

Turma:

2°C

Relato:

Atividade sobre o Calor.

Conforme discussão no experimento da semana anterior, resolvemos mudar a cara do roteiro para essa semana. Semana anterior nos deparamos com a dificuldade na compreensão sobre o equílibrio térmico, entã , resolvemos insistir um pouco mais no assunto.

O resultado que obtivemos não foi muito animardor, nos deparamos com uma sala despreparada com alguns conceitos, assim como o desconhecimento do vocabulário específico usado em física, ex: fluxo. A insistência em colocar flechas como resolução dos exercicios geraram mais uma vez dúvidas.

Os alunos foram participativos e realizaram o experimento individualmente com discussões em grupo, porém acreditamos que ainda restaram dúvidas sobre o assunto.

Acredito que com o grande tempo de ausência (faltas da professora por motivos particulares) ainda não tenha possibilitado sentir e pegar o ritmo da sala. Esperamos que os próximos experiemntos sejam mais satisfatórios, no sentido de que os alunos consigam aprender o conteúdo.

 

 

 

Anexos:

Nome:

Fábio Galndo

Paulo Roberto

Thiago A. Vieira

Turma:

3°D - eja - noturno

Relato:

Na semana passada, nosso grupo não conseguiu realizar o experimento referente à trajetória da luz porque a nossa caixa não chegou até a escola. mesmo assim, uma vez lá pudemos acompanhar as atividades realizadas pelo grupo que realiza experimento antes de nós a respeito de equilíbrio térmico. perguntamos ainda a professora se ela gostaria de nos utilizar como plantonistas ou para tirar dúvidas dos alunos, mas ela não aceitou e disse que não tinha´problema, pois poderíamos realizar o experimento na outra aula.

Anexos: