Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Arquivo:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Denise Minematsu, Guilherme Vazquez, Julia Coles

Turma:

Visitantes da Feira de Ciências

Atividade:

Feira de Ciências - Mesa de óptica

Plano de Aula:

A escola Liberatti realizará uma Feira de Ciências no sábado dia 19/10/2013 e faremos uma exposição do material de óptica anteriormente apresentado (aula 7). 

Apresentaremos uma série de atividades envolvendo optica. Os visitantes percorreram as diversas atividades, inclusive a nossa.

Procedimento:

O material estará disposto em algumas mesas e todos serão de manuseio dos visitantes, mas faremos explicações com o auxilio dos pôsteres explicativos e de demonstrações.

Estratégia:

Em uma grande mesa disporemos vários materiais que estão relacionados a fenômenos opticos  e dois pôsteres  explicativos. Faremos explicações sobre o uso de geometria devido à linearidade da luz. Usaremos alguns materiais para explicar fenômenos como refração (colocaremos um Becker com água e um lápis ou moeda), teremos  uma câmara escura e uma vela para mostrar a projeção de uma imagem invertida, apresentaremos diferentes espelhos, planos e esféricos para mostrar os diferentes tipos de imagem formados, colocaremos a disposição diferentes  lentes que com o auxilio de lasers mostraremos os raios convergindo e divergindo, apresentaremos um esquema de olho humano para mostrar a formação de imagem invertida devido a lente ocular, trataremos dos defeitos da visão , para mostrar  outras aplicações das lentes colocaremos dois microscópios para manuseio dos alunos.

Como os microscópios não puderem ser ligados da vez anterior, por falta de tomadas, estamos levando lanternas para substituir a iluminação do aparelho caso o mesmo problema ocorra.

Arquivo: Documento Word Plano de aula Feira de Ciencias.doc

Nome:

Denise Minematsu, Guilherme Vazquez, Julia Coles

Turma:

3º E e F

Atividade:

Corrente de quê?

Plano de Aula:

Plano de Aula:  Faremos uma explicação sobre o arranjo atômico e de estrutura de matéria, focando a condutibilidade elétrica. Em seguida cada grupo de aproximadamente quarto alunos responderá o questionário, efetuando experimentos de contato das pontas de um circuito elétrico de LED para verificar a condução ou não de corrente.

 

Procedimento:

O material será entregue após a explicação, contendo circuito montado sob uma placa de cortiça, (pilha e LED) e duas pontas livres do circuito, que deverão ser imersas em líquidos que disporemos ou entrar em contato com materiais sólidos, para a verificação por parte dos alunos de materiais que conduzem ou não eletricidade. Deixaremos à disposição frascos identificados contendo água destilada, água de torneira, detergente, óleo, álcool, potes com pós a serem dissolvidos como sal, açúcar, maisena, pedaços de isopor, tubinhos de ensaio (vidro), pedaços de metal e palitos de fósforo. Uma tabela na atividade irá pedir que os alunos escolham materiais que imaginam conduzir ou não corrente e testar suas suposições. Buscamos com essa atividade retomar as aulas anteriores que demos, de eletroscópio e biruta elétrica, nas quais explicamos o modelo atômico e a transferência de elétrons por atrito, associado à aula que assistimos do Professor Vitor, sobre bons e maus condutores.

 

Avaliação:

O Plano da atividade possui duas partes, a primeira envolvendo conceitos da explicação e o segundo de testes de conhecimento e experiência. Essas atividades deverão ser entregues ao final e a corrigiremos para que o professor Vitor as utilize na computação das notas do semestre.

 

Arquivo: Documento Word Atividade corrente de que.doc

Nome:

Agnaldo, Ronaldo, Vitor

Turma:

Feira de Ciências – dia 19/10

Atividade:

Produzindo Luz e Campo de imãs

Plano de Aula:

Objetivo

O objetivo desta atividade é passar aos visitantes da feira o conceito de geração de energia elétrica (a partir da Lei de Faraday), partindo do princípio da variação de fluxo de magnético em uma bobina. Também é objetivo desta atividade mostrar o campo magnético de imã através da utilização de limalha de ferro.

 

Metodologia e Procedimento

O experimento consiste em posicionar uma bobina de cobre com um imã que se movimenta de modo a variar o fluxo magnético que passa pela bobina, gerando uma diferença de potencial que acende o LED. Basicamente, os pontos princiapis a serem observados e discutidos são:

  1. A velocidade com que o imã “passa” pela borda da bobina inlfuencia no brilho do LED ?
  2. Há diferença entre movimentar a bobina e movimentar o imã ?
  3. Qual seria a grande idéia que um engenheiro eletricista deveria ter na hora de dimensionar uma Usina Elétrica ?

Antes de mostrar como acender o LED, os visitantes serão “desafiados” a descobrir como acender o LED usando a bobina de cobre e o imã.

Após a discussão sobre o porquê o LED acende devido à interação com o imã, será mostrado o campo magnético através da interação com a limalha de ferro em duas etapas: a primeira consiste em deixar o imã “deitado” sobre a mesa e jogar a limalha ao redor dele para que as linhas de campo possam ser visualizadas; a segunda consiste em utilizar dois imãs em formato de “barra” e mostrar o campo magnético em uma perspectiva tridimensional (e interagindo entre si).

 Por tratar-se de uma feira de ciências, espera-se que os visitantes passem em grupos e com uma certa rapidez, ou seja, não sobrará muito tempo para uma discussão a respeito dos fenômenos observados pois os visitantes estarão apenas “de passagem”. Portanto, esta atividade está prevista para ser apenas uma demostração de fenômenos eletromagnéticos.

Arquivo:

Nome:

Agnaldo, Ronaldo, Vitor

Turma:

3º Colegial – dia 21/10

Atividade:

Observação

Plano de Aula:

Nesta próxima visita, faremos uma atividade de observação da aula do professor Vitor apenas. Esta alteração deve-se à necessidade do professor em passar conteúdo da disciplina para os alunos, pois como teremos feriado no dia 28/10 (dia do funcionário público), o professor não terá muitas aulas a mais para passar conteúdo aos alunos.

Arquivo:

Nome:

Ana Sobrall e Camila Rufino

Turma:

-

Atividade:

Feira de Ciências

Plano de Aula:

No sábado dia 19/10, será realizada uma feira de ciências na escola.

Nós apresentaremos alguns experimentos, sendo eles: "Passarinho sedento", Bexiga I (pressão atmosférica) e Bexiga II (calor específico dos materias).

Esses experimentos serão realizados sobre uma bancada, onde o público presente na feira poderá observar o que acontece em cada um deles.

Arquivo: Documento Word Feira de ciências_atividades.doc

Nome:
Marcio Koji Umezawa e Rivaldo Xavier Jr.
Turma:
toda a escola e seus pais
Atividade:
bancada de óptica na feira de ciências do Liberatti
Plano de Aula:

No evento de sábado 19/10 iremos repetir a atividade dada em 10/09 para as nossas turmas. Segue novamente o roteiro com algumas adaptações:

Nesta visita participaremos de um evento na escola que envolve todas as turmas para uma espécie de "Feira de Ciências".

Procedimento

Ficaremos numa sala onde estarão expostos diversos equipamentos e experimentos sobre óptica que serão demonstrados para as turmas que forem visitar nosso "estande". Algumas das demonstrações envolvem: * Imagem invertida na câmara escura; * Espelhos planos e esféricos; * Trajetória dos raios luminosos a partir de um feixe de laser em lentes; * Esquema de um olho humano e seus defeitos ópticos; * Microscópios para demonstrações. Teremos ainda pôsteres para complementar o assunto.

Objetivo

Esperamos com essa atividade o interesse dos alunos em fenômenos ópticos e sua associação com fenômenos cotidianos.

Metodologia

Nós estaremos distribuídos ao longo da sala cobrindo as atividades e promovendo explicações relacionadas ao experimento e fenômenos ópticos a pequenos grupos de alunos.

Expectativas

Como se trata de atividades para diversas turmas e séries, não pudemos vincular nosso trabalho ao conteúdo dado pelo professor, com isso nossas atividades terão um caráter mais demonstrativo, mas que faça com que desperte nos alunos o interesse em fenômenos ópticos e relacionar eles a eventos cotidianos.

Arquivo:

Nome:
Marcio Koji Umezawa e Rivaldo Xavier Jr.
Turma:
3º E e 3º F
Atividade:
Corrente de quê?
Plano de Aula:

Informações gerais

Voltamos aos assuntos relativos ao eletromagnetismo e desta vez tentaremos correlacionar nossa atividade com um assunto dado pelo professor no início do ano, conforme observado numa das nossas primeiras visitas.

Objetivo

Fazer com que os alunos compreendam o conceito de corrente elétrica e que ela pode ocorrer de diferentes maneiras, conforme o meio de ligação. Falaremos sobre condução em sólidos metálicos e soluções.

Procedimento

O roteiro de aula será semelhante ao dado na aula anterior, ou seja, primeiramente será lido junto com os alunos um texto com os aspectos teóricos envolvidos, como modelos e ligações atômicas e quais as condições para que ocorra a condução elétrica. A seguir dividiremos a sala em grupos orientados por um estagiário em que os alunos terão liberdade para testar diversos materiais e verificar se eles se comportam como condutores ou não.

Avaliação

Será algo simples e envolve o preenchimento de tabelas com resultados sobre diversos materiais e sua condução ou não. A atividade será corrigida e as notas enviadas ao professor para composição da nota dos alunos.

Expectativas

A partir da constatação da aula anterior, resolvemos novamente aplicar uma atividade que desse uma maior liberdade de ação aos grupos. Esperamos assim que eles desenvolvam alguma habilidade investigativa que relacione aspectos empíricos com os teóricos abordados por nós e pelo professor.

Arquivo: Documento PDF correnteDeQue2.pdf

Nome:

Valdir e Flávio

Turma:

2º E

Atividade:

Canhão de Cores

Plano de Aula:

 

Nesta aula experimental no 21/10/2013 foi discutido o conceito de cores e utilizamos um aparato simples com algumas esferas de cores diferentes e uma caixa com uma lâmpada de uma determinada cor. 

A intenção foi demonstrar de forma pratica que a nossa percepção de cores depende da fonte de luz, e da luz refletido pelo objeto, da sensibilidade de nossos olhos em relação à luz refletida, caso uma pessoa tenha algum tipo de deficiência exemplo daltonismo talvez não diferencie algumas cores, e sendo assim também que a luz branca é composta por todas as outras cores. 

 

Arquivo: Documento Word Roteiro Liberati-canhão de cores.doc