Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Bruno Ting

Turma:

8B

Atividade:

Feira de ciências

Plano de Aula:

Nesta aula irei conversar com os alunos sobre a feira de ciências. No roteiro trouxe à lembrança a experiência "Queimando calorias", que consistia em queimar feijão e amendoim para descobrir qual deles devia ter maior valor energético. Os alunos devem responder às perguntas do roteiro em grupo, pois a ideia é que haja uma discussão entre eles para relembrarem dos conceitos abordados naquela experiência feita ainda no primeiro semestre. O roteiro pede para que eles depois preparem um painel falando da experiência.

Uma vez que a professora Solange pediu para passar um video sobre o sistema imunológico, tentarei fazer isso também nessa aula, antes de passar o roteiro da feira de ciências. No entanto,  ainda não estou tendo sucesso em conseguir baixar o video da internet, então não tenho certeza se conseguirei passar o video. De qualquer forma, segundo o planejamento, o mais importante será a discussão do cartaz a ser feito para a feira de ciências.  

Roteiro: Documento do Word 2007 Feira de ciências.docx

Nome:

Thiago

Turma:

7B

Atividade:

Feira de Ciências

Plano de Aula:


Planejo na proxima aula levar vídeos pré-selecionados por mim e mostrar para eles algumas experiências que seriam interessantes para a feira de ciência, inclusive irei explicar cada uma delas
juntos com seus conceitos, para que assim eles mesmos possam explicar essa experiência para os visitantes.
Segue alguns dos vídeos que levarei:


Roteiro:

Nome:

Gabriela, Natasha e Sofia

Turma:

7º e 9º anos

Atividade:

Feira de Ciências (continuação)

Plano de Aula:

Objetivos: Confirmar com os alunos de ambas as séries quais experimentos/ativisdades eles irão realizar e dar continuidade à feira de ciências.

Dinâmica da atividade: Iniciaremos a aula perguntando aos alunos se eles escolheram qual experimento realizar. Após isso, vamos construir o experimento novamente, mas agora com o auxílio dos alunos e repassar as informações e o conteúdo da experiência

No 7ºano, a turma escolheu fazer um tabuleiro humano sobre sexualidade. Pretendemos discutir quais questões eles querem abordar no jogo e como o tabuleiro será construído (os cartões de pergunta, os dados, como fazer um tabuleiro de chão, etc).

Respostas esperadas: Espera-se que os alunos do 9º ano saibam escolher o tema que lhes for mais interessante e que sejam capazes de pesquisar mais informações sobre o assunto. Esperamos, também, que os alunos do 7º ano contribuam com mais questões para o jogo, ainda que não saibam as respostas das mesmas.

 

Roteiro:

Nome:

Jean

Turma:

8A

Atividade:

Vendo a Temperatura

Plano de Aula:

Nesta experiencia, os alunos verão dois tipos de experiência: primeiro eles saberão como funciona a dilatação de um gás, por meio da garrafa com uma bexiga sendo aquecida, e depois, pelo uso de um termômetro para medir a temperatura do próprio corpo. Através dessas experiências, eles serão introduzidos ao conceito de dilatação, tanto de fluidos como gases e conversarei mais com eles a respeito no decorrer da aula.

Roteiro: Documento Word Vendo a Temperatura.doc

Nome:

Jean

Turma:

6A

Atividade:

Do que nosso corpo é feito

Plano de Aula:

Nesta experiência os alunos serão introduzidos ao conveito do carbono e de como ele faz parte de nosso corpo. Serão apresentados a tabela periódica mais estilizada (mais simples de se entender) e verão as porcentagens apresentadas dos elementos químicos em nosso corpo.

Roteiro: Documento Word Do que o nosso corpo é feito.doc

Nome:

Ana Carolina Oliveira de Souza

Mariana Cardoso Menquinelli

Turma:

6ª e 8ª

Atividade:

Dilatação Volumétrica - 8ª

Energia dos Alimentos - 6ª

Levantamento de atividades para a feira de ciências - ambas turmas

Plano de Aula:

Além das atividades já previstas no plano de aula anterior, que não foram executadas devido ao campeonato interno da escola, faremos o levantamento das atividades para a feira de ciências.

Selecionamos atividades que fizemos durante o ano e outras que encontramos na internet ou mesmo com colegas e achamos interessantes. A partir daí será feita a seleção pelos alunos das atividades que gostariam de fazer.

Para isso montamos um mini portfólio com essas atividades que será apresentado para os alunos.

Roteiro:

Nome:

Mariana De Marchi e Walter Leopoldo

Turma:

9A

Atividade:
Plano de Aula:

Atividade

Continuar com os preparativos para a feira de ciências.

Objetivos

Continuar encaminhando o trabalho dos alunos, preparando para expor os trabalhos na feira.

Dinâmica da atividade

                - Verificação do progresso dos alunos.

                - Auxílio na montagem e explicação dos experimentos.

Possíveis dificuldades

Pode ser que os alunos não entendam alguns experimentos, visto que nem todos os assuntos já foram abordados com eles.

Roteiro: