Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Dricia, Jéssica e Maria

Turma:

3°E

Atividade:
Plano de Aula:

Plano de Aula – Atividade 5: Descobrindo a pressão.

Objetivo: Nesta atividade pretendemos, por meio da experiência, que os alunos tomem conhecimento dos conceitos de pressão atmosférica e diferença de pressão.

Pré-requisito:

- Curiosidade

- Leitura de enunciados e procedimentos.

Problematização:

A atividade está dividida em duas etapas, na primeira os alunos irão fazer a experiência do tubo de ensaio e nós faremos perguntas para que eles pensem e elaborem hipóteses para explicar porque a água não cai, com essas hipóteses pretendemos abordar o conceito de pressão atmosférica.

Na segunda etapa os estudantes irão fazer a experiência do copo com a vela e do mesmo modo que na etapa anterior vamos pedir que eles elaborem hipóteses para explicar este fenômeno e a partir disso vamos discutir a diferença de pressão e suas consequências.

Atividade:

- Formação dos grupos e entrega dos roteiros e materiais;

- Execução do experimento;

- Anotação por parte dos alunos das observações/resultados;

- Auxilio nas dúvidas referentes à experiência/perguntas do roteiro;

- Conclusão do experimento e discussões finais.

Possíveis dificuldades:

Nesta atividade achamos que os alunos terão dificuldade na segunda etapa para explicar o que acontece dentro do copo para que a vela apague e a água entre.

Roteiro: Documento Word roteiro.doc

Nome:

Gilberto Cavalcante
Henrique Gallo

Turma:

2º C - EJA

Atividade:

Devolução dos questionários e discussão sobre a série “Poeira das Estrelas”

Plano de Aula:

Objetivos:

Devolver o questionário baseado no texto sobre ciências trabalhado anteriormente e comentar de modo geral as respostas dos alunos. Trabalhar com o grupo de alunos os aspectos gerais encontrados na série Poeira das Estrelas. Baseando-se nestas atividades pretendemos mostrar como a ciência é desenvolvida através de processos políticos/econômicos/sociais. Na parte final da aula pretendemos apresentar dois tipos de motores elétricos feitos com pilhas e fios de cobre para ilustrar alguns conceitos de usos de energia levantados pelos alunos na primeira atividade.

Pré-requisitos:

- Participação nas duas últimas aulas seria conveniente.

Dinâmica da aula:

1 – Retomaremos brevemente aspectos do texto sobre ciências trabalhado algumas semanas atrás e sua relação com a série apresentada na última visita.

2 – Daremos um panorama geral das respostas dadas no questionário sobre ciências.

3 – Introduziremos conceitos básicos do método cientifico contextualizando com o texto trabalhado e a série apresentada.

4 – Na parte final da aula apresentaremos dois tipos de motores elétricos feitos com pilhas e fios de cobre para ilustrar alguns conceitos de usos de energia levantados pelos alunos na primeira atividade.

Roteiro:

Nome:

Pamela Isabel Ferraz Souto

Thiago de Castro Pereira

Monalisa Ribeiro

Turma:

2º ano

Atividade:

Calor

Plano de Aula:
Roteiro: Documento do Word 2007 Plano de Aula 10 Calor.docx

Nome:

Fábio G. Galindo

Paulo

Thiago A. Vieira

Turma:

3°D - eja - noturno

Atividade:

por onde nda a luz?

Plano de Aula:

Plano de Aula

Objetivos

Através de alguns experimentos e reflexões fazê-los perceber que a luz possui uma trajetória, e que ela é sempre uma linha reta, desde que não exista nada que a impeça ou a altere, através de experimentos simples e que podem ser facilmente transportada para o seu cotidiano, onde podemos nos utilizar deste fenômeno de forma que nos auxilie, como por exemplo quando usamos um espelho ou uma lanterna.

 

Dinâmica da aula

Apresentação da atividade

A aula será construída com uma sequência de observações com equipamentos como lanternas e lasers, sempre com a idéia de que os alunos terão de construir seu conhecimento através do que foi observado, além de concatená-los e relacioná-los com o dia-a-dia.

 

Organização dos alunos

Os alunos deverão se reunir em grupos de 5 pessoas, para poderem ter contato com o experimento individualmente e trocarem informações, opiniões e aprimorar o trabalho em grupo.

 

Comanda da atividade

Os grupos deverão estar com os seguintes materiais à mão:

•           Carolina Preta;

•           Caneta Laser

•           Folha de Papel;

•           Aquário

•           Espelho

•           água e leite

•           Lanterna

 

Observando e Analisando

a)            Liguem a lanterna e apontem-na para a parede. Aproximem e afastem a lanterna da parede. O que acontece com a luz e com a imagem formada?

b) Faça um canudo com a tampa de um dos lados, com a cartolina preta. O canudo deve ter mesmo diâmetro da lanterna. Faça uma pequena fresta vertical, bem fina, no centro da tampa e encaixem a lanterna.

c)   Pregue uma fita de papel bem junto à beira da mesa. Coloquem a lanterna ao lado da mesa, posicionando de tal forma que a fresta fique rente à mesa. Posicione o espelho sobre a mesa, virado para a lanterna e observem a luz no papel. Girem um pouco o espelho para um lado e para o outro. O que acontece com a luz?

d) Aponte a ponteira do laser para a parede e liguem. Onde está a luz do laser? Como a luz chega até lá?

e) com o pó de giz e batendo os apagadores, criar uma cortina de pó e ligar novamente o laser em direção à parede. Perguntar de que forma o laser se deslocou.

f)  Analisando a luz do laser passando pelo aquário, questionar o aluno sobre o que ele pode observar. Usando o mesmo aquário, porem misturando um pouco de leite a agua, o que você observa? Você consegue ver alguma semelhança com o feixe de luz feito anteriormente

 

Possíveis dificuldades

O principal é com a segurança dos alunos, ao pedirmos que manuseiem o laser. Há também o cuidado com o aquário, que possui uma massa elevada e é vítreo, podendo quebrar.

Respostas esperadas

Esperamos que após o experimento, os alunos conversem entre si e cheguem à conclusão que tanto a lanterna quanto o laser são fontes luminoss e que a luz é transmitida em linha reta. Além disso, podemos também discutir questões um pouco mais aprofundadas como o seu transporte e se ela se comporta como onda ou partícula (a respeito de curiosidade somente).

Roteiro: