Plano de Aula
Objetivos
Através de alguns experimentos e reflexões fazê-los perceber que a luz possui uma trajetória, e que ela é sempre uma linha reta, desde que não exista nada que a impeça ou a altere, através de experimentos simples e que podem ser facilmente transportada para o seu cotidiano, onde podemos nos utilizar deste fenômeno de forma que nos auxilie, como por exemplo quando usamos um espelho ou uma lanterna.
Dinâmica da aula
Apresentação da atividade
A aula será construída com uma sequência de observações com equipamentos como lanternas e lasers, sempre com a idéia de que os alunos terão de construir seu conhecimento através do que foi observado, além de concatená-los e relacioná-los com o dia-a-dia.
Organização dos alunos
Os alunos deverão se reunir em grupos de 5 pessoas, para poderem ter contato com o experimento individualmente e trocarem informações, opiniões e aprimorar o trabalho em grupo.
Comanda da atividade
Os grupos deverão estar com os seguintes materiais à mão:
• Carolina Preta;
• Caneta Laser
• Folha de Papel;
• Aquário
• Espelho
• água e leite
• Lanterna
Observando e Analisando
a) Liguem a lanterna e apontem-na para a parede. Aproximem e afastem a lanterna da parede. O que acontece com a luz e com a imagem formada?
b) Faça um canudo com a tampa de um dos lados, com a cartolina preta. O canudo deve ter mesmo diâmetro da lanterna. Faça uma pequena fresta vertical, bem fina, no centro da tampa e encaixem a lanterna.
c) Pregue uma fita de papel bem junto à beira da mesa. Coloquem a lanterna ao lado da mesa, posicionando de tal forma que a fresta fique rente à mesa. Posicione o espelho sobre a mesa, virado para a lanterna e observem a luz no papel. Girem um pouco o espelho para um lado e para o outro. O que acontece com a luz?
d) Aponte a ponteira do laser para a parede e liguem. Onde está a luz do laser? Como a luz chega até lá?
e) com o pó de giz e batendo os apagadores, criar uma cortina de pó e ligar novamente o laser em direção à parede. Perguntar de que forma o laser se deslocou.
f) Analisando a luz do laser passando pelo aquário, questionar o aluno sobre o que ele pode observar. Usando o mesmo aquário, porem misturando um pouco de leite a agua, o que você observa? Você consegue ver alguma semelhança com o feixe de luz feito anteriormente
Possíveis dificuldades
O principal é com a segurança dos alunos, ao pedirmos que manuseiem o laser. Há também o cuidado com o aquário, que possui uma massa elevada e é vítreo, podendo quebrar.
Respostas esperadas
Esperamos que após o experimento, os alunos conversem entre si e cheguem à conclusão que tanto a lanterna quanto o laser são fontes luminoss e que a luz é transmitida em linha reta. Além disso, podemos também discutir questões um pouco mais aprofundadas como o seu transporte e se ela se comporta como onda ou partícula (a respeito de curiosidade somente).