Plano de aula – Aula 4 – Experimento “Plano inclinado”.
Objetivos
A partir da observação de alguns fenômenos que envolvam calor, expor as ideias principais da Teoria Cinético- Molecular
Pré-requisitos:
- Conhecer as Leis de Newton
- Saber que a matéria é composta por átomos.
Dinâmica da aula:
Apresentação:
O professor pergunta o que os alunos sabem a respeito do calor, se acham que o calor é feito de algum tipo de partícula, como explicam a sensação de frio e de calor, o que acham que a temperatura, etc. Em seguida pergunta como fazem para medir a temperatura de um corpo, e pergunta como acham que funciona o termômetro. A seguir, distribui as fichas com a atividade e diz que essa atividade nos permitirá saber melhor como o termômetro funciona, e o que é o calor.
Organização:
Os alunos deverão ser separados em 6 grupos de no máximo 4 pessoas. Cada aluno deve possuir o roteiro do experimento, e deve registrar suas observações e hipóteses tal como solicitado pelo roteiro.
Comanda:
Roteiro do experimento (anexo) .
Possíveis dificuldades:
- Dificuldade para imaginar espaço vazio entre os átomos.
- Dificuldade para conceber o movimento dos átomos em cada estado físico.
Respostas esperadas:
Espera-se que os alunos consigam, depois da observação do termoscópio e da exposição do professor, reconhecer qual agente amassa a lata no experimento demostrado pelo professor.
Fechamento e síntese:
O professor pede que os alunos leiam suas respostas da questão 8 e discute as respostas.