Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Mario Carteiro / Thiago Augusto

Turma:

3o Ano

Atividade:

Texto e Questões sobre Raio X

Plano de Aula:

Objetivos

Diferentemente das aulas anteriores aplicadas por nós, onde eram predominantemente experimentais, nesta aula aplicaremos um roteiro em forma de texto e com questões ao longo da teoria a respeito do fenômeno apresentado. O objetivo é transmitir aos alunos noções sobre a produção de raios x, suas aplicações e os danos que radiações de altas energias podem causar.

 

Pré-requisitos

Consideramos como pré-requisito desejável o conhecimento sobre o modelo atômico proposto por Rutherford-Bohr e a disposição dos elétrons em camadas.

 

Dinâmica

O texto contido no roteiro e seus anexos serão lidos por nós, juntamente com os alunos, e ao final de cada tópico da teoria e da apresentação dos fenômenos serão respondidas e discutidas as questões inseridas no decorrer do roteiro.

 

Avaliação

Será corrigido um roteiro de cada grupo. As respostas e observações serão discutidas durante e no final da aula juntamente com o debate e as explicações.

Roteiro: Documento Word Roteiro Raio X.doc

Nome:

Mario Carteiro / Thiago Augusto

Turma:

2o

Atividade:

Que som é esse?

Plano de Aula:

Objetivos

Aprofundar e exercitar os conceitos da física ondulatória clássica e de acústica já apresentados na aula anterior

 

Pré-requisitos

É desejável, mas não necessário, que os alunos tenham noções prévias de física ondulatória clássica e das equações dos tubos sonoros e cordas vibrantes.

 

Dinâmica

Aplicaremos uma atividade experimental muito semelhante à que aplicamos na aula anterior em que estávamos presentes. Os alunos serão conduzidos a compararem sons agudos, graves, altos (de maior intensidade) e baixos (menos intensos). No roteiro há, além da reapresentação das cordas vibrantes, uma experimentação com tubos sonoros usando-se garrafas de vidro contendo diferentes porções de água.

 

Avaliação

Será corrigido um roteiro de cada grupo. Os resultados e observações serão discutidos no final da aula após o final dos procedimentos experimentais.

Roteiro: Documento Word Roteiro Que som é esse.doc

Nome:

Luis Antonio Lima Bonfim

Eduardo

Turma:

Atividade:

Experiência sobre velocidade e aceleração

Plano de Aula:

Breve apresentação com uma pequena introdução do tema.

Orientação aos grupos sobre a utilização dos equipamentos.

Acompanhamento aos grupos com os experimentos.

Acompanhamento e orientação na resolução dos questionarios.

Roteiro: Documento Word aceleracao_na_descida.doc

Nome:

Daniela Benites e Marcos Bonaldi

Turma:

3EJA

Atividade:

Retomando conceitos e fazendo medidas em circuitos simples

Plano de Aula:

ESTE PLANO É O MESMO DA AULA ANTERIOR QUE NÃO PODE SE REALIZAR

Objetivos

Retomar os conceitos apresentados nos experimentos anteriores, visando verificar se os alunos são capazes de :

  • Entender como é feita a montagem de um circuito em série.
  • Entender que em um circuito em série a corrente elétrica que circula é a mesma em todos os pontos.
  • Entender como é feita a montagem de um em paralelo.
  • Perceber que a intensidade da corrente é que percorre o ramo principal divide-se pelos restantes ramos de modo a que a soma das Intensidades de corrente em cada ramo seja igual à intensidade de Corrente no ramo principal.
  • Esquematizar a montagem dos circuitos em série e em paralelo.
  • Utilizar o multímetro.
  • Realizar as medidas  no circuito em série utilizando o multímetro.

 

Pré-requisitos 

Espera-se que os alunos já tenham fixado as definições de carga elétrica, corrente elétrica, resistência e tensão.

 

Procedimentos

  • Retomada de explicação acerca dos conceitos de carga, corrente, tensão e resistência;
  • Divisão da turma em grupos;
  • Execução das atividades do roteiro da aula anterior, realizando as medidas com multímetro no circuito em paralelo;
Roteiro: Documento Word Medindo Corrente e Tensão.doc

Nome:

Clístenes Mariano, Welton Valente, Alexander Coelho

Turma:

Segundo ano do Ensino Médio C (EJA)

Atividade:

Conhecendo o Termoscópio

Plano de Aula:

Plano de aula – Aula 4 – Experimento “Plano inclinado”.

 

Objetivos 

 

A partir da observação de alguns fenômenos que envolvam calor, expor as ideias principais da Teoria Cinético- Molecular

 

Pré-requisitos:

 

- Conhecer as Leis de Newton

- Saber que a matéria é composta por átomos.

 

Dinâmica da aula:

 

            Apresentação:

 

O professor pergunta o que os alunos sabem a respeito do calor, se acham que o calor é feito de algum tipo de partícula, como explicam a sensação de frio e de calor, o que acham que a temperatura, etc. Em seguida pergunta como fazem para medir a temperatura de um corpo, e pergunta como acham que funciona o termômetro. A seguir, distribui as fichas com a atividade e diz que essa atividade nos permitirá saber melhor como o termômetro funciona, e o que é o calor.

 

Organização:

 

Os alunos deverão ser separados em 6 grupos de no máximo 4 pessoas. Cada aluno deve possuir o roteiro do experimento, e deve registrar suas observações e hipóteses tal como solicitado pelo roteiro.

 

Comanda:

 

Roteiro do experimento (anexo) .

 

Possíveis dificuldades:

 

-       Dificuldade para imaginar espaço vazio entre os átomos.

-       Dificuldade para conceber o movimento dos átomos em cada estado físico.

 

 

Respostas esperadas:

 

Espera-se que os alunos consigam, depois da observação do termoscópio e da exposição do professor, reconhecer qual agente amassa a lata no experimento demostrado pelo professor.

 

Fechamento e síntese:

 

            O professor pede que os alunos leiam suas respostas da questão 8 e discute as respostas.

Roteiro: Documento Word Termoscópio.doc