Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Dricia, Jéssica e Maria

Turma:

3°E

Atividade:
Plano de Aula:

Plano de Aula – Atividade 4: Imãs: Descobrindo o campo magnético.

Objetivo: Perceber, por meio da atividade experimental, que existe um campo magnético e quais são suas características em um imã.

Pré-requisito:

- Curiosidade

- Leitura de enunciados e procedimentos.

Problematização:

Os estudantes receberão 3 imãs e deveram manuseá-los a fim de descobrir que há uma diferença quando o imãs são aproximados de um lado e quando são aproximados do outro. Após este momento, os alunos deverão colocar os imãs na mesa e sobre uma folha de papel colocar a limalha de ferro e com isso poder perceber os “desenhos” que são formados nas diferentes posições dos imãs. E para ter uma visão tridimensional, vamos propor que eles coloquem os imãs dentro da limalha de ferro para que o campo magnético se forme em volta do imã. Pretendemos discutir porque estes fenômenos ocorrem e onde os imãs são utilizados em nosso cotidiano.

Atividade:

- Formação dos grupos e entrega dos roteiros e materiais;

- Execução do experimento;

- Anotação por parte dos alunos das observações/resultados;

- Auxilio nas dúvidas referentes à experiência/perguntas do roteiro;

- Conclusão do experimento e discussões finais.

Possíveis dificuldades:

Nesta experiência pretendemos que os alunos manuseiem os imãs e percebam a presença do campo magnético, mas uma dificuldade que pode ser encontrada é a discussão do que é esse campo magnético, já que esse conceito é bastante abstrato.

Roteiro: Documento Word Roteiro_Imãs.doc

Nome:

Fabio G. Galindo; Paulo Silva; Thiago A. Vieira

Turma:

2ºD - EJA - Noturno

Atividade:

Propriedades do calor - CONTINUAÇÃO

Plano de Aula:

Objetivo

Daremos continuidade ao experimento proposto e postado no Plano de Aula 6, que consistia em 2 aulas de duração conforme já foi relatado, na nossa ultima ida a escola não foi possivel realizar esta parte final do experimento pois a professora faltou, estamos propondo que os alunos evidenciem a propagação do calor, através da condução, convecção e irradiação. Já realizamos o experimento referente a condução do calor na primeira das duas aulas, restando para esta realizarmos os experimentos sobre convecção e irradiação.

Será necessario uma abordagem teórica a cerca do fenômeno, pois percebemos através do ultimo experimento que se faz necessario tal abordagem para que assim seja possivel que os alunos consigam observar e compreender o experimento, e posteriormente realizaremos também com os alunos um dialogo sobre o que foi observado, a fim de incitarmos a reflexão e o pensamento crítico por parte deles e suas possíveis implicações tecnológicas e cotidianas, afim de levar para a realidade deles os fenômenos expostos através dos experimentos, que foram planejados com intuito de uma abordagem prioritariamente qualitativa, no intuito de se explorar e desenvolver a capacidade de observação e investigação dos alunos.

Pré requisitos

Conhecimento prévio acerca do fenômeno demonstrado e habilidade em organização em grupo, pois não será realizado o experimento de forma individual e sim coletiva. Habilidade no manuseio de tesouras para a confecção do espiral.

Organização dos alunos

Vamos propor que façam grupos de quatro a cinco pessoas, vamos iniciar com algumas questões propondo um diálogo a fim de averiguar o quanto do assunto esta aprofundado para os alunos, construir alguns conceitos básicos caso seja necessário e iniciar a experiência. A ideia é que aconteça esse dialogo antes de cada um dos dois experimentos.

Comanda da atividade

Lamparinas; linha; folhas de papel; tesouras; suportes e velas.

Para esta parte do experimento sobre convecção vamos desenhar um espiral em uma folha de papel e depois recortá-la formando uma espécie de "cobra" enrolada de papel, amarraremos no inicio do espiral (meio) uma linha e suspender este, a outra ponta da linha vamos fixar em um suporte a fim de deixar este espiral de papel suspenso. Abaixo do espiral numa distancia segura colocaremos a lamparina acesa e com sua queima veremos o espiral girar devido à convecção do ar, tendo em vista que o ar quente devido sua expansão irá subir passando pelo espiral e promovendo neste um movimento de rotação.

E por fim para a observação da irradiação do calor proporemos que os alunos acendam uma vela e aproximem suas mãos para perceber a propagação do calor através do ar, sendo este um exemplo de condução combinado com a irradiação do calor.

Possíveis dificuldades

Manuseio da lamparina, sendo esta manuseada anteriormente por nós estagiários a fim de demonstração, cuidados com manuseio de tesoura e vela acesa.

Respostas esperadas

Esperamos que possam opinar a cerca do porque o espiral começa a girar, acreditamos que eles possam observar isso sozinhos e narrar tal acontecimento, pois desenvolver habilidade em comunicação narrando aquilo que se observou achamos fundamental na construção e memorização das informações. Pretendemos levantar questões do porque após aquecido o ar começa a se deslocar para cima e dialogar também com grandezas como volume e densidade.

Esperamos que de alguma forma consigam refletir em voz alta a cerca do fenômeno da irradiação, questionaremos a respeito do aquecimento da terra devido ao sol mesmo existindo vácuo entre nós e qual a relação entre luz e calor a fim de desenvolvermos conceitos como energia.

Esperamos que cada grupo possa reconhecer situações cotidianas onde tal fenômeno ocorre e como poderíamos intervir nisso a fim de obtermos algum tipo de benefício.

Roteiro:

Nome:

Gilberto Cavalcante

Henrique Gallo

Turma:

2º C - EJA

Atividade:

Nova tentativa de aplicação do Plano de aula 7

Plano de Aula:

Aplicamos novamente o plano de aula 7, já que não houve estágio na última semana.

Roteiro: