Nome:
Turma:
Relato:
Anexos:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Bruno Ting

Turma:

8B

Relato:

Enviei o roteiro da experiência por e-mail para a Solange na quarta-feira, para que ela já pudesse saber antes o quê seria feito. No sábado ela respondeu este e-mail, que eu acabei lendo apenas na segunda de manhã, no mesmo dia do meu estágio. Na resposta ela dizia que eles não estavam vendo nada de ecologia, que era justamente o tema da minha atividade. Ela propôs então que eu fizesse alguma outra atividade relacionada a outro assunto do livro. Evidentemente que eu não tinha condições de preparar nada tão em cima da hora. Fui para o Amorim sem saber exatamente o que poderia fazer. Pensei em improvisar algo na medida do possível.

Ao chegar no Amorim fui falar com a Solange. Ela disse então que era para eu assistir à aula porque outra professora já tinha preparado uma discussão sobre uma peça de teatro sobre sexualidade que os alunos tinham assistido. O fato de já existir até uma outra aula preparada para o meu horário me passou a impressão de tudo isso já ter sido premeditado. De qualquer forma, a professora da turma era ela, não eu, foi o que pensei comigo. Eu não tinha como decidir o que seria feito. Só lamentei o trabalho jogado fora que tive na oficina passada.

Em relação à aula, os alunos fizeram uma roda para discutir a peça, que só alguns tinham visto. Uma coisa que me deixou um pouco mais tranquilo é que vi que não era apenas na minha aula que os alunos mantinham conversas paralelas mesmo enquanto o professor falava.

No final da aula conversei um pouco com a Solange. Ela disse que os roteiros não tinham nada a ver com o que os alunos estavam vendo e que não estava havendo comunicação com educadores. Ela então me passou os assuntos queestavam sendo dados e que usarei nas próximas experiências.

Anexos:

Nome:

Jean

Turma:

6A e 8A

Relato:

Com a 6A os alunos se interessaram bastante com o assunto proposto. Uns faziam mais perguntas teóricas enquanto outros se preocupavam mais com a maquete. A bagunça existiu como sempre, porém. com o passar do tempo, ela foi dimunindo e a aula foi tranquila. Segui um conselho do Jucivágno e peguei o aluno mais bagunceiro e o fiz me ajudar com a distribuição dos materiais e recolhimento dos mesmos. Foi uma experiência interessante.

 

Em relação a 8A, como os alunos já haviam estudado esse assunto, não foi muito difícil fazer a explicação do conceito, até porque a professora Marimar foi de grande ajuda nessa parte. Alguns materais apresentaram problemas e portanto só consegui montar metade dos experimentos levados. Mesmo assim a aula transcorreu muito bem, com focos de distração algumas vezes, mas nada comprometedor. Não precisei adotar um ajudante nesta turma já que foram poucos materiais utilizados.

Anexos:

Nome:

Mariana Cardoso Menquinelli

Ana Carolina Oliveira de Souza

Turma:

6° Série

Relato:

Experiência: Extração do DNA da Banana.

Nós já haviamos levado a solução extratora pronta, o que nos economizou tempo. No entanto, o tempo que queriamos a mais para a observação do DNA no microscópio não aconteceu, pois as caixas da aula anterior haviam sido levadas.

Iniciamos a aula explicando o que era o DNA, levantadno o que os alunos sabiam sobre o assunto. Depois iniciamos o experimento.

Nessa aula tivemos a compania de dois estagiários da Biologia, que estavam acompanhando a professora Marimar, eles foram de grande ajuda durante o experimento.

Ajudaram auxiliando os alunos e respondendo algumas perguntas com mais precisão.

Durante a aula foram levantadas questões como por exemplo, qual o processo de extração do DNA humano.

No final da aula, faltando 10 minutos, a professora Marimar propos uma atividade, os alunos em grupos deveriam relacionar o conteúdo teórico do experimento com o que tinha visto em reprodução.

O resultado foi bem interessante.

 

 

Anexos:

Nome:

Thiago

Turma:

7B

Relato:
Na atividade de hoje a professora Solange se confundiu (devido a falta dela semana passada), achando que hoje eu iria repor a aula. Devido a isso ela pediu que eu desse alguns minutos para a turma conversar sobre um teatro que eles assistiram. Esse teatro era sobre as relações entre os seres humanos, sendo o foco principal a relação sexual(tema que é desenvolvido no 7 ano no amorim).
 
Durante a discussão não pude deixar de notar algumas coisas: nao existiu nenhum intervalo de tempo em que toda a sala prestasse atenção na professora, tem alunos que querem participar mas ao vê outro "bardenando" perdem seu foco, as meninas são mais maduras e diria que todas querem participar da aula mas também perdem o foco quando um aluno as provoca. Eu anexarei a atividade feita, eu acho que algumas perguntas estão fora do contexto atual desses alunos, porém vejo também que a intenção delas é conscientizar eles para futuras relações. Eu tentei acalmar alguns alunos que estavam atrapalhando a aula chamando eles no individual, mas percebi que isso era momentâneo logo eles voltavam a "bardenar" novamente.
 
Depois dessa conversa eu comecei a fazer minha atividade e eu consegui explica-la e alguns grupos terminaram, porém a professora Solange pediu que na aula seguinte eu a trouxesse de novo para os grupos que não terminaram e para alguns alunos que faltaram a fizessem também. Na atividade seguinte eu irei levar um filme que a professora pretende passar para os alunos em aula e irei elaborar algumas questões sobre esse filme e pretendo também ajudar os alunos na aula seguinte na feira de ciências deles que está próxima.

 

Anexos: Imagem (JPEG) foto (1).JPG

Nome:

Gabriela, Natasha e Sofia

Turma:

7º e 9º anos

Relato:

Ao chegarmos no laboratório de ciências, descobrimos que o mesmo encontrava-se cheio de carteiras, por causa da festa da escola. Ou seja, não poderíamos dar a aula para  7º ano ali.

Fomos então para o pátio da escola e dividmos o grupo em dois: no primeiro ficaram as meninas e o Cleyton; e no segundo os meninos e duas das meninas que quiseram se juntas a eles.

O jogo aplicado com as meninas e com o Cleyton foi um sucesso. No começo, elas não queriam jogar porque estavam cansadas de "aulas de camisinha", mas as convencemos de que o jogo seria divertido. Durante o desenrolar da brincadeira, elas foram fazendo perguntar que, muitas vezes, nem faziam parte do jogo. Pudemos esclarescer algumas dúvidas relacionadas à sexualidade, às DSTs e, principalmente, aos contraceptivos.

Quanto ao grupo dos meninos, alguns imprevistos ocorreram: curiosamente, eles ficaram mais tímidos quanto às atividades do que as meninas, muitas vezes desviando do foco do jogo devido a isso. Como estávamos em um espaço diferente do laboratório, muitos deles saíram durante o jogo. Alguns pegaram algumas camisinhas e encheram com água por conta própria, sem a orientação de como deveria ser feito para demonstrar a elasticidade da mesma. No final do jogo, alguns alunos se recusaram a executar a “atividade do pepino”, mas depois que a Sofia demonstrou como se fazia, eles se soltaram um pouco e chegaram a fazê-la.

 

Para a aula do 9º ano, não tivemos alternativas a não ser pedir que eles nos auxiliássem em retirar as carteiras do laboratório, poir precisávamos de tomadas e de um lugar relativamente escuro para realizar o experimento proposto.

Conseguir apagar a luz do laboratório foi um entrave ainda maior: pedimos ao segurança da escola que apagasse a luz no quadro de força e ele prontamente se recusou, mesmo quando uma das coordenadoras da escola pediu que ele o fizesse. Só conseguimos desligar a luz porque a Gabriela o convenceu a emprestar a chave para que ela mesma apagasse as luzes.

O experimento foi realizado com sucesso também. Alguns alunos inclusive disseram: "foi muito legal isso que vocês trouxeram para nós fazermos hoje!". Tivemos que "correr" em alguns pontos do relatório por termos perdido muito tempo tirando as carteiras da sala e apagando a luz, mas mesmo assim consideramos que foi muito produtivo.

Anexos: