Noem:
Turma:
Relato:
Anexos:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Noem:
Thiago de Castro Pereira
Monalisa Rodrigues
Pamela Isabel Ferraz Souto
Turma:
2º ano
Relato:
Em Anexo
Anexos: Documento do Word 2007 Relato 10.docx

Noem:

Gilberto Cavalcante

Henrique Gallo

Turma:

2º ano - EJA

Relato:

Não foi possível realizar nossa atividade. A profª Sônia ainda estava de licença por problemas pessoais. Ela estava no colégio quando cheguei, iria dar aula, mas foi informada pela secretaria da escola que não poderia, pois ainda estava com uma licença válida. 

Anexos:

Noem:
Turma:
Relato:

Turma: 3°E

Dricia, Maria e Jéssica.

 

Por solicitação da professora, retomamos  experiências  de termodinâmica, apesar dos alunos já estarem no terceiro ano. O que tem sido proveitoso, pois como os alunos já virão a parte teórica estão compreendendo com maior facilidade.

Na ultima aula levamos a maquina de Heron como experimento. Distribuirmos nas mesas, entregamos os roteiros os deixamos realizando a experiência. Para nossa surpresa, foi um sucesso. Até os alunos que não são muito participativos, realizaram o experimento e entraram nas discussões levantadas pelo no roteiro. Normalmente, ao final de cada aula, realizamos uma explicação geral sobre o experimento, fazendo com que os alunos expressem o que entenderam afim de alinhar se chegaram , pelo menor a maioria, na conclusão devida que planejamos para a aula. Nesse caso, a experiência e as discussões em grupo fluíram tão bem , que optamos por deixarem todo o tempo com o experimento e  fomos orientando o grupos nas conclusões.

Das discussões que mais surtiram efeito foi quanto ao exemplo de outras maquinas térmicas. Quando questionávamos os alunos sobre outros usos da mesma “ideia” da maquina térmica, percebemos que alguns alunos não conseguiram enxergar a transformação da energia térmica em mecânica e apontavam exemplos do uso próprio da energia térmica, tais como o forno ou o ferro a carvão. Para estes alunos, precisamos exemplificar para que eles pudessem compreender, exemplificamos trens a vapor, o pino da panela de pressão e até o motor do Titanic mostrado no filme para que eles pudessem associar. Mas acreditamos que, essa falta de associação foi caracterizada muito mais por não termos a disposição de nosso cotidiano maquinas térmica que eles pudessem associar do que pela não compreensão do fenômeno.

A experiência foi facilitada pelo fato de já terem tido a matéria, mas foi interessante para resgatar alguns conceitos físicos da mecânica e termodinâmica que estavam esquecidos.

Anexos:

Noem:

Thiago A. Vieira;

Fábio G. Galindo;

Paulo Silva

Turma:

2ºD EJA -Noturno

Relato:

A visita do dia 23/09 tinha como objetivo continuarmos as atividades sobre as propriedades do calor, que já haviam sido adiadas anteriormente, no qual íamos tratar de propagação do calor por convecção e irradiação. Mas ao chegarmos à escola a secretária nos informou que a professora não havia comparecido e que, portanto não poderíamos realizar o experimento sem a supervisão dela. Logo a nossa visita foi perdida e com isso decidimos apresentar o experimento dia 07/10 na nossa próxima visita.

Anexos: