Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:
Marcio Koji Umezawa e Rivaldo Xavier Jr.
Turma:
3º E e 3º F
Atividade:
Demonstrações sobre óptica geométrica
Plano de Aula:

Como não pudemos apresentar nossa atividade na aula anterior, iremos reapresentá-la, agora apenas para nossas turmas de estágio.

Procedimento

Ficaremos numa sala onde estarão expostos diversos equipamentos e experimentos sobre óptica que serão demonstrados para as turmas que forem visitar nosso "estande". Algumas das demonstrações envolvem: * Refração no becker com água e lápis ou moeda; * Imagem invertida na câmara escura; * Espelhos planos e esféricos; * Trajetória dos raios luminosos a partir de um feixe de laser em lentes; * Esquema de um olho humano e seus defeitos ópticos; * Microscópios para demonstrações. Teremos ainda pôsteres e textos para complementar o assunto.

Objetivo

Esperamos com essa atividade o interesse dos alunos em fenômenos ópticos e sua associação com fenômenos cotidianos.

Metodologia

Nós estaremos distribuídos ao longo da sala cobrindo as atividades e promovendo explicações relacionadas ao experimento e fenômenos ópticos a pequenos grupos de alunos. Além disso serão distribuídos textos informativos sobre assuntos relacionados a óptica.

Avaliação

Entregaremos uma folha com três questões que deverá ser respondida por todos os alunos e corrigidas com notas em intervalos.

Expectativas

Como se trata de atividades para diversas turmas e séries, não pudemos vincular nosso trabalho ao conteúdo dado pelo professor, com isso nossas atividades terão um caráter mais demonstrativo, mas que faça com que desperte nos alunos o interesse em fenômenos ópticos e relacionar eles a eventos cotidianos.

Página com links para os textos da atividade

Roteiro: Documento Word Atividade.doc

Nome:

Valdir e Flávio

Turma:

Segunda Feira / Noturno

Atividade:

Maquina a Vapor

Plano de Aula:

 

Maquina a Vapor

 

Este experimento foi preparo com a intenção de mostrar aos alunos, o trabalho realizado pela energia termica, iremos citar alguns exemplos durante a passagem pelos grupos e auxilia-los no inicio do experimento e esperamos questionamentos e que eles gostem, e também esperamos que esta experiência possa ajuda-los a adquirir conhecimento. 

 

 

Roteiro: Documento Word motor a vapor-maquina termica-1-Liberatti.doc

Nome:

Agnaldo

Ronaldo

Vitor

Turma:

Atividade:

Espectroscópio

Plano de Aula:
  1. 2.       Espectroscópio

O objetivo do espectroscópio é passar aos alunos uma idéia sobre a natureza ondulatória da luz a partir da observação da difração desta em suas várias frequências. Para tal, será utilizado um procedimento muito simples, que é observar os diversos comprimentos de onda da luz a partir da difração de uma fenda.

Por tratar-se de um experimento para uma feira de ciências, não será feita avaliação neste momento.

Espera-se que os alunos possam ter uma introdução à idéia do fato da luz ser composta por várias frequências, dado que o conceito de difração não é visto no Ensino Médio.

 

2.1.    Experimento

2.1.1. Material Utilizado

Caixa de papelão com uma fenda com um vidro

2.1.2. Procedimento e discussão

Utilizem o espectroscópio com a fenda virada para uma lâmpada quaisquer e olhe através da outra extremidade. O que você vê ? Por que isso acontece ? Se utilizássemos o espectroscópio para uma fonte luminosa colorida o resultado seria o mesmo ?

Roteiro:

Nome:

Denise Minematsu, Guilherme Vazquez, Julia Coles

Turma:

3º E e F

Atividade:

Mesa de Óptica

Plano de Aula:

Como não pudemos aplicar a atividade na semana de gincanas, uma vez que chegamos alguns minutos atrasados e o Professor Vitor dispensou as turmas, realizamos a atividade na semana seguinte, Semana da Pátria, com o mesmo plano de aula anterior, porém para os alunos do 3ºE e 3ºF.

Atividade: Óptica

 Plano de Aula:  Os alunos do 3ºE e 3ºF percorreram as mesas onde disporemos os materiais de aplicação óptica. Também terão entregues textos interessantes que tratam de fenômenos opticos e um texto explicativo no assunto de lentes (para auxiliar a resolução das ditas questões).

Procedimento:

O material estará disposto em algumas mesas e todos serão de manuseio dos alunos, mas faremos explicações coletivas com o auxilio dos pôsteres explicativos e de demonstrações.

Estratégia:

Em uma grande mesa disporemos vários materiais que estão relacionados a fenômenos opticos  e dois pôsteres  explicativos. Faremos explicações sobre o uso de geometria devido à linearidade da luz. Usaremos alguns materiais para explicar fenômenos como refração (colocaremos um Becker com água e um lápis ou moeda), teremos  uma câmara escura e uma vela para mostrar a projeção de uma imagem invertida, apresentaremos diferentes espelhos, planos e esféricos para mostrar os diferentes tipos de imagem formados, colocaremos a disposição diferentes  lentes que com o auxilio de lasers mostraremos os raios convergindo e divergindo, apresentaremos um esquema de olho humano para mostrar a formação de imagem invertida devido a lente ocular, trataremos dos defeitos da visão , para mostrar  outras aplicações das lentes colocaremos dois microscópios para manuseio dos alunos.

Avaliação:

O Plano da atividade possui três perguntas, que deverão ser entregues na mesma folha do plano e o professor Vitor nos informou que nos devemos corrigir e entrega-las a ele com notas em intervalos, ele dará a nota final. 

 

Roteiro: Documento Word Plano de aula 7.doc