Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Bruno Alexandre de C. Serminaro

Turma:

2 A

Atividade:

Espectro da Lâmpada Incandescente

Plano de Aula:

Como esta será a primeira visita na escola no segundo semestre de 2013 ela apresenta uma condensação de várias intervenções. A primeira é a construção de uma análise sobre a última intervenção do semestre passado, que envolvia o debate sobre o tema de Conforto Ambiental e articulação deste com a ementa curricular típica dos 2º ano e a construção do processo de partilha de informações entre o estagiário e os alunos, por meio de espaços virtuais de comunicação.

O segundo ponto é a apresentação e ajuste do planejamento das atividades do segundo semestre, juntamente com a descrição dos conteúdos relacionados com cada uma das atividades.

E por último a aplicação do experimento sobre o espectro da lâmpada incandescente como descrito no roteiro experimental da 9º visita.

Objetivos

O propósito desse experimento é confrontar o aluno com o seu próprio conceito, construído previamente, sobre o processo pelo qual a transmissão do calor se dá em longas distâncias ou quando ondas eletromagnéticas no espectro do visível estão presentes.

Roteiro: Documento PDF Plano de Aula 9th Visita.pdf

Nome:

Bruno Serminaro

Turma:

2 A

Atividade:

Experimento do espectro da lâmpada incandescente

Plano de Aula:

A SITUAÇÃO 1 é os termopares direcionados na direção do furo de saída e equidistante da lâmpada, porém, sem nenhum filtro e nenhum dos lados. Se os termopares estiverem bem regulados a temperatura deverá ser a mesma.

A SITUAÇÃO 2 é os termopares direcionados na direção do furo de saída e equidistante da lâmpada, porém, em um dos lados coloque uma cartolina preta. Espera-se que temperatura varie para menos do lado que está com a cartolina. Queremos observar se eles irão atribuir à “luz” que foi barrada a responsabilidade pela mudança de temperatura.

A SITUAÇÃO 3 é os termopares direcionados na direção do furo de saída e equidistante da lâmpada, porém, em um dos lados coloque um pedaço de acrílico transparente. Espera-se que temperatura varie para menos do lado que está com o acrílico. Nesse ponto queremos causar uma crise de paradigma para aqueles que apontaram a “luz” como responsável pela transmissão de energia, ou, que sirva de exemplificação da existência da banda de infravermelho da lâmpada incandescente. Nesse ponto pode-se usar o gráfico apresentado nos anexos para auxiliar a explicação

Roteiro: Documento do Word 2007 Roteiro Experimental.docx

Nome:

Victor / Marcelo

Turma:

3º ano A

Atividade:

O Campo dos Imãs

Plano de Aula:

Plano de Aula – O Campo dos Imãs (3º ano A)

 

Objetivo: A aula tem como objetivo fazer com que os alunos compreendam o conceito de campo magnético, bem como suas características. 

Dinâmica da Aula: A aula será organizada de acordo com a sequência abaixo.


- Introdução ao tema da aula: No início da aula haverá uma introdução sobre o com uma discussão sobre o funcionamento de uma bússola.  

 

 - Organização dos Alunos: Os alunos deverão se organizar em grupos de 5 integrantes.

 

- Apresentação da Atividade: Será fornecido o roteiro, e as instruções para cada etapa serão dadas de acordo com o término das etapas anteriores. O experimento será apresentado juntamente com os materiais para seu funcionamento.

 

- Análise dos resultados experimentais: Ao final de cada passo, os alunos deverão analisar e anotar suas observações, e após o término do experimento, responderão às questões do roteiro.

 

Avaliação: Através das respostas dos alunos em cada item discutiremos em conjunto os conceitos envolvidos e os fenômenos observados. Será avaliada a maneiro como os alunos descreveram e interpretaram suas observações.

Roteiro: Documento Word o_campo_dos_imas_ROTEIRO.doc