Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Daniela Benites e Marcos Bonaldi

Turma:

3o ano - EJA

Atividade:

Montando um circuito

Plano de Aula:

Plano de Aula: Montando um circuito

Objetivos

Mostrar aos estudantes as diferenças entre circuitos associados em série e em paralelo uma ligação em série e uma em paralelo. Esperemos que ao final do experimento que o aluno seja capaz de:

  • Perceber que as lâmpadas funcionam simultaneamente em um circuito em série;
  • Entender que em um circuito em série,  se uma das lâmpadas funde ou é desenroscado, o circuito fica aberto e a outra lâmpada se apaga;
  • Entender que em um circuito em série a corrente elétrica que circula é a mesma em todos os pontos;
  • Perceber que no circuito em paralelo as lâmpadas funcionam de forma independente uma da outra;
  • Entender que, em um circuito em paralelo, se uma das lâmpadas funde ou são desenroscadas as demais continuam a funcionar.
  • Perceber que a intensidade da corrente é que percorre o ramo principal divide-se pelos restantes ramos de modo a que a soma das Intensidades de corrente em cada ramo seja igual à intensidade de Corrente no ramo principal;
  • Esquematizar a montagem dos circuitos em série e em paralelo.

Pré-requisitos 

Espera-se que os alunos já tenham em mente as definições de carga elétrica, corrente elétrica, resistência e tensão.

 Procedimentos

  • Breve explicação acerca dos conceitos de carga, corrente, tensão e resistência;
  • Divisão da turma em grupos;
  • Execução das atividades do roteiro;
  • Fechamento da aula, explicando que o experimento terá continuidade em nossa próxima visita.



 

Roteiro: Documento Word Montando um circuito_roteiro.doc

Nome:

Mário Ferrão Carteiro e Thiago Augusto Cardoso

Turma:

2º e 3º colegiais

Atividade:

Máquina Térmica e Campo Magnético de Corrente elétrica

Plano de Aula:

Para o 2º ano do colegial esperamos aplicar uma atividade onde eles possam perceber as transformações de energia térmica em energia mecânica, ao fazermos vapor d'água rotacionar um mecânismo.

 

Já no 3º ano do colegial pretendemos demonstrar a diferença que ocorre em uma bússola quando aplicada ou não uma corrente elétrica em um circuito e também a forma de um campo elétrico em torno de um fio. Além disso esperamos que com a limalha de ferro possamos visualizar melhor as linhas de campo.

Roteiro: Documento do Word 2007 Máquina Térmica e Campo magnético de uma corrente elétrica.docx

Nome:

Renato, Ricardo Pires e Mário Oliveira

Turma:

2ºano - Educação de Jovens e Adultos (EJA)- noturno

Atividade:

Conservação de Energia Mecânica

Plano de Aula:

EE Senador Adolfo Gordo

Professora Guará – turma 2º EJA B

Estagiários USP: Mário Oliveira e  Ricardo Pires

 

EXPERIÊNCIA: Circuito das bolinhas (Conservação da Energia Mecânica)

 

ROTEIRO – parte 1

  1. Material utilizado

 

            duas pistas de metal,  bolas de materiais diferentes: vidro, metal, plástico.

 

2. Experimentando, observando e pensando

 

EE Senador Adolfo Gordo

Professora Guará – turma 2º EJA B

Estagiários USP: Mário Oliveira e  Ricardo Pires

 

EXPERIÊNCIA: Circuito das bolinhas (Conservação da Energia Mecânica)

 

ROTEIRO – parte 1

  1. Material utilizado

 

            duas pistas de metal,  bolas de materiais diferentes: vidro, metal, plástico.

 

2. Experimentando, observando e pensando

 

Marquem os dois pontos de partida, nas duas rampas, na mesma altura. Se vocês soltarem as duas bolinhas deste ponto, qual bolinha vocês acham que chegará primeiro ao final da pista ?

Soltem as duas bolinhas do ponto de partida. Qual bolinha chegou ao final primeiro?

Considerem a seguinte legenda para as pistas:                                                    

 Bolinha 1

Bolinha 2

 

O que ocorre com a energia potencial da bolinha 1 ( da pista com depressão) quando ela parte do ponto A para o ponto B: aumenta, diminui ou permanece a mesma? E com a energia cinética? Complete as tabelas abaixo com: “aumenta”, “diminui” e “não muda”.

Para a bolinha 1:

 

A→B

B→C

C→D

D→E

E→F

Energia Potencial

 

 

 

 

 

Energia Cinética

 

 

 

 

 

Energia Mecânica

 

 

 

 

 

 

Para a bolinha 2:

 

A→B

B→C

C→D

D→E

E→F

Energia Potencial

 

 

 

 

 

Energia Cinética

 

 

 

 

 

Energia Mecânica

 

 

 

 

 

 

Com relação à bolinha 1, em que ponto a energia potencial é máxima ? E mínima? E a energia cinética: em que ponto é máxima e em que ponto é mínima ? E com relação a bolinha 2?

 

 

 

EE Senador Adolfo Gordo

Professora Guará – turma 2º EJA B

Estagiários USP: Mário Oliveira e  Ricardo Pires

EXPERIÊNCIA: Circuito das bolinhas (Conservação da Energia Mecânica)

 

ROTEIRO – parte 2

 

Analisem as energias potenciais e cinéticas da bolinha 1, dizendo se é maior, menor ou igual, comparando-as nos pontos C e E, e nos pontos B e F. Comparem as velocidades da bolinha 1 nos pontos C e E. Expliquem.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Comparem as energias das bolinhas 1 e 2 nos pontos A, B, C, D, E e F, preenchendo as tabelas abaixo com “maior”, “menor” ou “igual”.

 

Para Energia Potencial:

 

A

B

C

D

E

F

Bolinha 1

 

 

 

 

 

 

Bolinha 2

 

 

 

 

 

 

 

 

Para Energia Cinética:

 

A

B

C

D

E

F

Bolinha 1

 

 

 

 

 

 

Bolinha 2

 

 

 

 

 

 

 

 

Para Energia Mecânica:

 

A

B

C

D

E

F

Bolinha 1

 

 

 

 

 

 

Bolinha 2

 

 

 

 

 

 

 

Desafio: Agora comparem as velocidades das duas bolinhas no ponto D e no ponto F. Então porque as duas bolinhas não chegam juntas? Expliquem.

______________________________________________________________

______________________________________________________________

______________________________________________________________

Marquem os dois pontos de partida, nas duas rampas, na mesma altura. Se vocês soltarem as duas bolinhas deste ponto, qual bolinha vocês acham que chegará primeiro ao final da pista ?

Soltem as duas bolinhas do ponto de partida. Qual bolinha chegou ao final primeiro?

Considerem a seguinte legenda para as pistas:                                                    

 Bolinha 1

Bolinha 2

 

O que ocorre com a energia potencial da bolinha 1 ( da pista com depressão) quando ela parte do ponto A para o ponto B: aumenta, diminui ou permanece a mesma? E com a energia cinética? Complete as tabelas abaixo com: “aumenta”, “diminui” e “não muda”.

Para a bolinha 1:

 

A→B

B→C

C→D

D→E

E→F

Energia Potencial

 

 

 

 

 

Energia Cinética

 

 

 

 

 

Energia Mecânica

 

 

 

 

 

 

Para a bolinha 2:

 

A→B

B→C

C→D

D→E

E→F

Energia Potencial

 

 

 

 

 

Energia Cinética

 

 

 

 

 

Energia Mecânica

 

 

 

 

 

 

Com relação à bolinha 1, em que ponto a energia potencial é máxima ? E mínima? E a energia cinética: em que ponto é máxima e em que ponto é mínima ? E com relação a bolinha 2?

 

 

 

EE Senador Adolfo Gordo

Professora Guará – turma 2º EJA B

Estagiários USP: Mário Oliveira e  Ricardo Pires

EXPERIÊNCIA: Circuito das bolinhas (Conservação da Energia Mecânica)

 

ROTEIRO – parte 2

 

Analisem as energias potenciais e cinéticas da bolinha 1, dizendo se é maior, menor ou igual, comparando-as nos pontos C e E, e nos pontos B e F. Comparem as velocidades da bolinha 1 nos pontos C e E. Expliquem.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Comparem as energias das bolinhas 1 e 2 nos pontos A, B, C, D, E e F, preenchendo as tabelas abaixo com “maior”, “menor” ou “igual”.

 

Para Energia Potencial:

 

A

B

C

D

E

F

Bolinha 1

 

 

 

 

 

 

Bolinha 2

 

 

 

 

 

 

 

 

Para Energia Cinética:

 

A

B

C

D

E

F

Bolinha 1

 

 

 

 

 

 

Bolinha 2

 

 

 

 

 

 

 

 

Para Energia Mecânica:

 

A

B

C

D

E

F

Bolinha 1

 

 

 

 

 

 

Bolinha 2

 

 

 

 

 

 

 

Desafio: Agora comparem as velocidades das duas bolinhas no ponto D e no ponto F. Então porque as duas bolinhas não chegam juntas? Expliquem.

______________________________________________________________

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Roteiro: Documento Word Conservação da Energia Mecânica.doc

Nome:

Alexander Brilhante Coelho, Welton Valente, Clístines Mariano

Turma:

2°C - Noturno - EJA

Atividade:

Circuito das bolinhas

Plano de Aula:

1 - Objetivos 

Introdução aos conceitos de energia potencial e cinética, suas transformações e conservação.

2 - Organização dos Alunos;

Os alunos serão divididos em grupos de 5 alunos

 Procedimento programado para a aula

 Introdução ao assunto

Apresentaremos conceitualmente como a energia “manifesta-se no cotidiano”. Usaremos o exemplo da montanha russa (usando a imaginação do aluno) para relacionar os dois tipos de energia que vamos trabalhar nessa aula (Potencial e cinética).

Pêndulo

Explicação do experimento - Explicaremos detalhes do experimento e vamos chamar um aluno para “participar” da apresentação.

Após a realização do experimento, vamos abordar o tema de conservação de energia, assim poderemos falar sobre a dificuldade da “geração” de energia nos dias de hoje.

Circuito das bolinhas

Explicação do experimento – Vamos apresentar o circuito das bolinhas, mas sem demonstrar o experimento vamos distribuir para os grupos junto dos roteiros de aula. 

3 – Possíveis Dificuldades;

Algumas dificuldades que podem aparecer durante a prática experimental são:

  • Fazer as medições que o roteiro pede

  • Visualizar qual bolinha completa primeiro o caminho

  • Compreensão do conteúdo

4 – Fechamento e Síntese;

Como vamos trabalhar um assunto novo, acreditamos que parte da aula será para esclarecer dúvidas que venham aparecer. Mesmo sendo um tema que está no cotidiano do aluno pode parecer abstrato para eles a ideia de que corpos em movimento têm.

5 – Avaliação.

A avaliação será feita a partir das respostas dos roteiros que são entregues para a Professora Guará que usa essas atividades como trabalho.



Roteiro: Documento PDF Circuito_das_Bolinhas.pdf

Nome:

Thiago Jesus

Thiago Garcia

Wellgton

Turma:
Atividade:

Como a professora não compareceu na aula vamos repetir a atividade

Plano de Aula:
Roteiro:

Nome:

Mário Oliveira, Renato Oliveira e Ricardo Pires

Turma:

2ºEJA

Atividade:

Conservação de Energia Mecânica - circuito de bolinhas

Plano de Aula:

Objetivos

 

Discutir a conservação da Energia Mecânica através de rampa ou circuito das bolinhas.

Relacionar Energia Mecânica com Energia Potencial e Energia Cinética.

 

Pré-Requisitos

- conhecimento de energia mecânica relacionado a energia potencial e energia cinética.

- entender energia potencial

- entender energia cinética.

 

Dinâmica da Aula

 

Revisa-se com os alunos os conceitos de Energia Mecânica e a relação com a Energia Potencial e Energia Cinética. Detalha-se o conceito de energia potencial e de energia cinética com exemplos.

 

A ideia é deixar na parte 1  que os alunos apenas discutam entre eles o que acontecerá com o movimento das bolinhas, de mesmas características, saindo de dois pontos iniciais até os outros pontos extremos, final.

 

Em razão de apresentarem caminhos diferentes, os alunos deveriam discutir em grupos o que aconteceria com as bolinhas de mesma característica ao saírem do ponto inicial ao ponto final.

Roteiro: Documento Word Plano_de_Aula_Conservacao_Energia_Mecanica_parte_1.doc